Blockchain: a revolução!

in #blockchain2 years ago (edited)

Para quem não sabe, Blockchain é a tecnologia por trás da construção de Bitcoin, todo o seu protocolo é baseado em block+chains.

O uso de blockchain oferece inúmeras vantagens e pode ser usado para muitos níveis de negócios ou plataformas, na tentativa de aperfeiçoar, melhorar atendimento ao cliente, qualidade de data, assegurar privacidade e proporcionar a transferência de dinheiro, data, documentos, etc.

A primeira geração de blockchain é caracterizada pela Bitcoin, criada em 2008 de forma anônima pelo pseudônimo de Satoshi Nakamoto, Bitcoin introduziu o conceito de transferência de valor por meio de seu protocolo construído em blockchain, possui código descentralizado (o que permite ser verificado) e open source (pode ser aperfeiçoado pela comunidade). Porém, quando pensamos em tamanho global, 8 bilhões de habitantes, Bitcoin não suportaria acomodar todas essas transações, seu protocolo permite apenas 7 transações por segundo em comparação com a Visa que faz 24,000 transações, além do mais, Bitcoin usa proof of work, na verificação e automação de sua rede, o que torna muito caro na sua manutenção.

A segunda geração de blockchain foi caracterizada pela produção do protocolo da Ethereum, cria por Vitalik Buterin em 2013, além de oferece tudo que a Bitcoin já oferece, ainda tem mais, Ethereum permite o desenvolvimento de contratos inteligentes através dos famosos dApps (decentralized applications). Ethereum, por sua vez é o pouco melhor, porém deixa muito a desejar, seu protocolo alcança a velocidade de 20 transações por segundo.

Hoje estamos construindo a terceira geração de blockchain através de projetos como Cardano, Fantom, Holacracy, que estão trazendo inúmeros recursos, além do mais a idealização de alcançar sustentabilidade, interoperabilidade e escabilidade, como é o caso do Cardano, irem falar mais nos próximos postes.

Obrigado pela sua leitura!!!

Posted using Partiko Android