O LADO NEGRO DA BLOCKCHAIN
Os Vírus da Blockchain e as Organizações Criminosas Descentralizadas
Quão distorcidas as coisas podem ser quando um código anônimo prejudica as pessoas, mas não pode ser interrompido? Duas obras cinematográficas nos oferecem respostas devastadoras e muita reflexão:
Dr. Strangelove (1965)
Neste clássico de Stanley Kubrick que ocorre no auge da guerra fria, um general americano perde a cabeça e ordena um ataque nuclear contra os soviéticos. Os aviões estão no ar, derrubarão as bombas em apenas 2 horas e não poderão ser impedidos pelo governo americano.
Uma vez que os americanos perdem toda a esperança de impedir o ataque, o presidente chama os soviéticos para avisá-los e oferece as posições e alvos dos aviões. Infelizmente, o embaixador soviético revela que a União Soviética há muito tempo administra um “dispositivo apocalíptico” computadorizado: após qualquer ataque nuclear à Rússia, o dispositivo é programado para detonar automaticamente uma série de bombas altamente radioativas que destruirão toda a vida na Terra. O dispositivo não pode ser desativado.
Black Mirror S03 E03 (2016)
Shut Up And Dance é provavelmente o episódio mais perturbador de Black Mirror. Como resumido pela Wikipedia: conta a história de um adolescente que é chantageado a cometer atos bizarros e criminosos por um misterioso hacker que possui um vídeo dele se masturbando.
O menino é acompanhado por um homem de meia idade, que o mesmo hacker está chantageando. Shut Up And Dance é um episódio de tirar o fôlego que revela o ápice do que é Black Mirror: sombrio, desconfortável e altamente recomendado.
Um Futuro Sombrio
E se é código, por que não poderia ser um contrato inteligente? Os programas prejudiciais poderiam ser lançados em blockchains e viver lá para sempre?
Feche os olhos e estenda sua imaginação para 2030, quando o mundo poderá hospedar redes de código, dados e dispositivos físicos que são imunes à regulamentação externa, com poderes para levar aos extremos a depravação ou imoralidade de seus criadores.
Aqui estão alguns cenários perturbadores que se tornam possíveis:
Mercados ilegais ingovernáveis
A Silk Road foi um grande avanço nas trocas anônimas, impulsionada pelo Bitcoin. Sua fraqueza (que levou à sua queda) foi a dependência do sistema postal. No futuro, redes mistas de drones e pessoas, lançadas por grupos anônimos e sustentadas pela dinâmica do mercado, podem fornecer serviços de entrega programáveis.
Com esse tipo de infraestrutura, os mercados do tipo Silk Road podem ser construídos usando apenas contratos inteligentes. Eles poderiam então, entregar toda uma cadeia de suprimentos de bens físicos de uma maneira que seria muito difícil de parar ou rastrear, desde a interface do usuário até os pagamentos e o cumprimento (e até o financiamento para os comerciantes). Assim como o Bit torrent deu asas à Napster, essas redes permitirão a proliferação de mercados ilícitos como a Silk Road.
Blackmail
Os endereços residenciais podem ser facilmente encontrados hoje em bancos de dados vazados. Os hackers poderiam escrever um contrato inteligente, alugar um drone ou robô armado e enviá-lo para a casa da vítima. O dispositivo ameaçaria prejudicar a vida ou a propriedade, a menos que a vítima escaneie um código QR e os transfira uma certa quantia de dinheiro em criptomoeda dentro de um curto prazo
Lavagem de dinheiro
Rendimentos de atividades ilegais podem ser transformados de uma moeda para outra através de exchanges descentralizadas sem mecanismos KYC. Criptomoedas anônimas como ZCash, onde mesmo que as exigências do KYC sejam atendidas, é quase impossível traçar a proveniência de cada moeda.
Até mesmo a troca anônima de dinheiro para criptmoeda torna-se possível se os hackers construírem um Mercado Ilícito Ingovernável (como descrito acima) nos moldes da LocalBitcoins e enviarem um drone para pegar o dinheiro.
Mercados de Assassinato
Uma vez que dados de identidade biométrica em tempo real estejam disponíveis em blockchains, poderíamos ver o surgimento de mercados de assassinato em contratos inteligentes.
Uma vez que uma blockchain pública confirma que o coração da vítima não está mais batendo ou que um drone de vídeo passou e confirmou o resultado, um contrato inteligente recompensaria o assassino.
Redes de conteúdo imparáveis
É muito fácil imaginar como os sistemas de arquivos resistentes à censura (Storj) podem ser combinados com sistemas VPN resistentes à censura (Orchid) para produzir, hospedar e consumir conteúdo ilegal.
Organizações criminosas autônomas descentralizadas
DAOs (acrônimo de Data Access Object) podem ajudar grupos de hackers a explorar os poderes autônomos das DAOs para angariar fundos, comunicar-se anonimamente, votar e lançar qualquer esquema malicioso. Os membros compartilhariam os lucros desses esquemas no longo prazo.
Pode a visão de redes inoperáveis, abertas e impulsionadas pelo mercado se transformar em uma anarquia? Os aplicadores da lei estão equipados com a tecnologia e as habilidades certas para esse mundo? Fique ligado.
Este artigo foi originalmente publicado em coinaliens.com