Storj Distributed Cloud Storage (Storjcoin/SJCX)

in #bitcoin7 years ago

Depois que publiquei o post Impensável! Sistema de Arquivo InterPlanetário (IPFS)
(https://steemit.com/filecoin/@nascimentoab/impensavel-sistema-de-arquivo-interplanetario-ipfs). Procurei outros projetos baseados em blockchain ligados a armazenamento de dados.

No livro: Blockchain: Uma nova e poderosa economia nasceu. De Ricardo Mansur, editora do Autor, 2016. Na página 60, inicia o tópico Blockchain no armazenamento distribuído. Onde inicia seu conteúdo com a seguinte argumentação "... a tecnologia de armazenamento de dados em nuvem exige a presença de provedores que atuam como uma terceira parte acreditadora."

Em outras palavras, sempre que você fizer uso de algum armazenamento em nuvem estará deixando seus dados nas mãos de alguma empresa (acreditadora) que fará a guarda e será responsável pela manutenção de seus dados na nuvem. E para essa finalidade, certamente fará uso de um aplicativo. Que será o responsável pelo envio dos seus dados do seu dispositivo para a nuvem.

É de conhecimento, principalmente por parte de empresas de segurança, que todo ataque a privacidade ocorre no caminho entre o aplicativo e os servidores da empresa a qual é utilizada para armazenamento em nuvem.
Podemos citar aqui: Microsoft Onedrive, Google Drive, Dropbox e poderiamos listar um par de outras empresas.
Embora a possibilidade de perder a informação seja eliminada pelas práticas de segurança seguida pelas empresas, uma falha de segurança na aplicação colocará sua privacidade em risco.

O uso da tecnologia de blockchain nesse contexto, pode eliminar essa possibilidade, com a implementação de armazenamento em nuvem peer-to-peer com criptografia end-to-end. Em outras palavras seria a eliminação da terceira parte no processo de armazenamento. Entre outras palavras seria a eliminação da parte "acreditadora".
Uma teoria muito interessante. E como levar isso a prática?

A empresa Storj (https://storj.io/) em seu blog no texto entitulado New protocol, New Opportunities (http://blog.storj.io/post/159566947133/storj-new-protocol-new-opportunities), escreve: "we’ve built a decentralized storage network of thousands of farmers".

A Storj criou o aplicativo Metadisk baseada na tecnologia blockchain para armazenamento descentralizado de arquivos. Os dados são criptografados com sua chave privada e enviados a rede peer-to-peer Storj.

A ideia da empresa é que você possa arrendar os espaços disponíveis em seu HD e parte de sua banda de rede. Quando você faz isso, recebe o nome de farmer (fazendeiro).

Seguindo o princípio da rede bitcoin ou das criptomoedas, o valor do armazenamento é determinado pelo mercado seguindo o princípio da oferta e procura. Os farmers oferecem seus recursos e o clientes estabelecem o preço com base nesse princípio.

Os farmers recebem pelos recursos fornecidos através da criptomoeda Storjcoin/SJCX (https://www.cryptocompare.com/coins/sjcx/overview).

Capturar.JPG

A cryptocompare publicou um video que fala sobre a moeda (em inglês)

What is Storj & How Does It Work?

Pense...

O que acha de ganhar alguns SJCX oferecendo parte de seus espaço em disco e parte da sua banda de rede?

Imagine se as empresas entrarem nesse processo e passarem a oferecer parte de suas Storages ou espaço disponíveis em seus servidores e desktops como farmers desse processo?

Durante o dia utilizam a força de trabalho do escritório para seus funcionarios produzirem e após o expediente formal, inicia o expediende das máquinas como recursos da rede blockchain da Storj. Que ideia não?!

Upvote?! Grato!

Coin Marketplace

STEEM 0.17
TRX 0.15
JST 0.028
BTC 57929.49
ETH 2354.05
USDT 1.00
SBD 2.44