Meus Rascunhos Sobre Criptografia, Cyberpunks e Bitcoin 💻

in #bitcoin7 years ago (edited)

MEUS_RASCUNHOS_SOBRE_1

Fonte - Design feito por mim

Decidi escrever esses rascunhos que são fruto de minhas reflexões de tudo o que aprendi, vi, li e ouvi nesses 6 anos que conheço sobre criptografia, Bitcoin e tecnologia em geral. Não sou um profissional de tecnologia, por isso não esperem termos técnicos, mas como um curioso entusiasta de tudo o que envolve essa revolucionária tecnologia por trás do Bitcoin eu gostaria de dividir com vocês em meu blog esses meus pensamentos.

Criptografia. Palavra que em sua tradução literal do grego significa: "escrita escondida". É uma forma de comunicação que remonta aos tempos antes de Cristo (AC). A criptografia permite somente ao destinatário da mensagem (aquele que possui e é dono das chaves privadas) revelar a mensagem destinada a ele. Essas chaves que somente o destinatário possui em seu poder impede que outros possam invadir a sua conta e ler a sua mensagem.

A criptografia tem como percursores os egípcios e hebreus que utilizaram a criptografia tanto para formularem um dialeto de comunicação próprio, como também na escrita de livros sagrados como foi o caso do povo hebreu.

(Resumo feito por mim do que eu li no Wikipedia)

close-up-2178341_640.jpg

Fonte


Sabendo disso eu fico impressionado ao saber que privacidade nas comunicações é algo que remonta a própria história da humanidade.


Chegando aos nossos "tempos modernos" e depois de termos visto um pouco sobre a história e significado da criptografia entendemos que privacidade, segurança e anonimato nas comunicações (na rede) não é um assunto recente que surgiu nos últimos 5 ou 6 anos anos com a adesão em massa da população à internet e redes sociais.

O meu interesse por criptografia, privacidade ou anonimado na internet surgiu em meados de 2011 quando descobri o Bitcoin. Bitcoin para mim é muito mais do que uma moeda digital. Há uma filosofia, um modo de vida, um modo de ser por trás desse ativo financeiro que é fazer com que cada um de nós possamos exercer o nosso direito natural de propriedade, privacidade e anonimato.

bitcoin-1813507_640.png

Fonte

Entre os anos de 2011 à 2013 o meu interesse por Bitcoin ficou um pouco "adormecido" ou restrito somente a questão financeira proposta pela moeda. Comecei a ver o Bitcoin de outra forma e a me aprofundar nos assuntos relacionados a criptografia em meados de 2013 quando eu vi nos jornais, na televisão e na internet as revelações de Edward Snowden expondo a todo o mundo a vigilância e a espionagem explicita que o governo dos Estados Unidos apoiados por suas agencias de investigação exercem sobre os cidadãos de todo o mundo.


Recentemente lendo sobre a criação do Bitcoin ou as ideias que antecederam a sua criação, descobri a história dos Cyberpunks.


hacker-1725256_640.jpg

Fonte


Os Cyberpunks foi um movimento, um grupo composto em sua maioria de profissionais de tecnologia que surgiu no inicio dos anos 90 na cidade de São Francisco, na Califórnia. Eles se reuniram com o objetivo de criar ferramentas criptografadas de código aberto que permitiriam aos usuários navegar na rede de modo anônimo, fugindo da vigilância governamental, conhecimento esse que era restrito aos ambientes militares ou de espionagem do governo.

Neste link podemos ler o "Manifesto Cyberpunk" que foi escrito por Eric Rughes, que trata sobre o que eles são e quais os objetivos propostos por eles. Tem um trecho que eu gosto muito desse manifesto que é:

"Nosso código é gratuito para todos, em todo o mundo. Não nos importa muito se você não aprova o software que escrevemos. Sabemos que o software não pode ser destruído e que um sistema amplamente disperso não pode ser desligado."


Nota: Essas palavras são com certeza "um tapa na cara" principalmente nos agentes reguladores de governos, políticos e órgãos reguladores em todo o mundo que acreditam que podem "controlar o Bitcoin" através de regulações, leis, decretos e etc.


bitcoin-1813503_640.jpg

Fonte

Dentre os membros desse grupo estão muitos dos que foram os "cabeças pensantes" que deram origem ao Bitcoin ou a ferramentas de privacidade em navegação na internet como o navegador Tor (Jacob Appelbaum) . Eu destacaria Hal Finney, que segundo relatos foi o primeiro a receber a primeira transação em Bitcoin. Transação essa feita pelo próprio Satoshi Nakamoto, o criador da moeda.

Espero que as anotações que fiz aqui sobre criptografia, privacidade, anonimato nas comunicações, Cyberpunks e Bitcoin possam ter servido para que muitos que não conheciam ou sabiam da origem de todos esses termos que hora ou outra lemos aqui no Steemit tenham agora esclarecido as suas dúvidas e possam assim como eu aprofundar um pouco mais nos temas que envolvem esse mundo fascinante da criptografia.


Obrigado por ter lido o meu post!

Thanks for Reading My Post!

jampb300.jpg


js sign.jpg


All "upvote me", spam or copy and paste comments in this post will be flagged!


Sort:  

Good article....

Adorei, amor! Um resumo claro e objetivo!

Obrigado vida. Te amo

Muito produtivo...gostei das informações

Legal cara, tenho um interesse por essa ética dos cyberpunks e toda essa ideia anarco capitalista/libertária. E é incrível saber que longe de tantas utopias políticas e sociais, esse "fruto" do manifesto, que é a blockchain e o btc estão botando tudo pra baixo e modificando o mundo, indiferente de gostarem ou não! Fico imaginando o quanto isso vai crescer e evoluir ainda :)

Com certeza Thomas. Tudo isso foram ideias de nerds que querem um mundo muito mais livre e com mais prosperidade para todos. Salve os Cyberpunks!

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 67310.11
ETH 3522.28
USDT 1.00
SBD 2.71