Descomplicando o Bitcoin
O que é o Bitcoin?
É uma moeda digital, não muito diferente do dinheiro comum (real ou dólar). É visto aparentemente da mesma forma que vemos no Internet Banking e tem as mesmas propriedades do dinheiro. A diferença é que o Bitcoin funciona com deflação, mas tem um limite de moedas que serão geradas. Ou seja, vai chegar um momento em que não será possível mais fazer Bitcoin.
O que é blockchain?
O blockchain é uma espécie de “livro contábil”, onde ficam gravadas todas as transações financeiras do Bitcoin. Elas são espalhadas em todos os computadores que forma essa rede, de forma descentralizada. Uma pessoa passa dinheiro para outra e aparece o saldo final de cada um. Todas as transações são criptografadas.
Qual é o lastro da moeda?
Assim como toda moeda no mundo, não há lastro. O lastro é a confiança e a procura da moeda.
Como "fazer" Bitcoin?
Por meio da mineração. São computadores que fazem 5 ou 6 milhões de cálculos por segundo para gerar a Bitcoin.
Como é feita a mineração?
É muito difícil de minerar o Bitcoin. Exige muita energia devido ao tamanho da conta a ser feita. Se você comprar uma máquina de mineração em casa, vai demandar uma energia enorme e muito tempo (mesmo!) para conseguir e não vai gerar praticamente nada. Há a possibilidade de comprar uma máquina e alocá-la em uma mineradora especializada, com toda a segurança e depois o resultado é dividido por todas as pessoas que estão nesse pool.
Como comprar o Bitcoin no Brasil?
Não dá pra comprar exatamente. Você tem que ir em uma espécie de corretora/ casa de câmbio online. Você deposita o dinheiro em uma dessas corretoras e ganha um leque de ofertas de gente comprando e vendendo a moeda, como em uma bolsa de valores.
Como usar para comprar?
Hoje ele funciona mais como ouro, pois ainda vale muito e o valor da transação é muito alto (aproximadamente R$ 10). Além disso, as transações ocorrem a cada 10 minutos, então não é tão simples fazer uma compra rápida, do dia a dia, mas sim para compras online.