#BIBLIOTECA# - "Caught" | "Cilada" (2010)

in #biblioteca6 years ago (edited)

Harlan Coben mergulha o leitor em uma história onde nada é o que realmente parece ser. Um narrativa cheia de mistérios e suspense (carregado de muita emoção ao longo das páginas) com desfechos inimagináveis e mórbidas intrigas envolvendo os limites dos seres humanos em sua mais cruel profundidade.

Fonte: Divulgação (Amazon)

Em Cilada, Haley McWaid é uma jovem de 17 anos com um estilo vida exemplar: atenciosa, disciplinada, carinhosa, pratica esportes e um de seus maiores sonhos é entrar em uma ótima universidade. Mas um dia, seus sonhos são bruscamente interrompidos quando ela não volta para casa e após três meses ainda continua desaparecida sob circunstância inexplicáveis.

Dan Mercer, um assistente social entra em cena para ajudar a desvendar o mistério, mas acaba sendo vítima de uma armadilha que o coloca na deliciada e perigosa posição de um possível pedófilo (que seria o responsável pelo desaparecimento de Haley). No entanto, ele é inocentado por falta de provas, mas é morto em seguida aumentando ainda mais o mistério da trama (que se torna cada vez mais complexa e desafiadora, fazendo o leitor devorar as páginas com uma pressa incomum).

Em meio a essas duas histórias, a jornalista Wendy Tynes (uma das responsáveis por arquitetar a armadilha que acabou incriminando Mercer) torna-se a única testemunha do assassinato do assistente social e começa a duvidar fortemente do seu senso de justiça e coloca em xeque a sua atitude: teria ela realmente ajudado a desmascarar um pedófilo ou, nada verdade, teria ajudado a condenar e matar um inocente?

Um dos grandes dilemas desse livro é justamente o quanto o escritor consegue cavar para mostrar até onde as pessoas vão por conta própria em busca de uma verdade. Não importa se é realmente a verdade dos fatos, mas ela tem que ser algo que satisfaça a vontade das pessoas por uma sede de vingança (que se perde na real busca pela justiça). Além disso, estão os fantasmas internos de cada personagem, pois cada um deles esconde segredos com terríveis consequências e devido a isso, acabam tornam-se pequenos protagonistas de momentos únicos durante a trama.

Definitivamente, o leitor se vê em uma montanha-russa de sentimentos onde é impossível até definir qual é o gênero central desse livro. Existe uma pitada de tudo nessa história, e Coben soube muito bem como misturar tudo em uma fantástica sopa de letrinhas, espremendo ao máximo a qualidade não apenas da narrativa, mas de todos os personagens que dão vida a ela e os artifícios que sustentam os acontecimentos (como a exploração do tema "pedofilia", o desaparecimento de menores, a influência da mídia - que muitas vezes acaba mais atrapalhando do que ajudando e a busca desenfreada dos jornalistas pela fama, custe o que custar).

Em síntese, é correto dizer que dentre outros temas (porque a gama deles é bem variada), Cilada trata com muita eficiência temas como "culpa", "luto" e "perdão" (uma tríade complexa de ser digerida por muitas pessoas), onde cada página ajuda a construir uma história dinâmica, com alto poder de atração (por ter um estilo de escrita muito envolvente e instigante) e repleta de surpresas que só lendo para acreditar em tamanha criatividade.

Não importa o quanto você acha que já sabe sobre a trama, porque até que a última página seja lida, tudo pode ser desfeito mais rápido do que você possa imaginar (e muito provavelmente o seu queixo ficará caído quando o livro terminar, porque o clímax dessa trama é muito bem pensado, escrito e principalmente executado).

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 63252.26
ETH 2662.75
USDT 1.00
SBD 2.79