#BIBLIOTECA# - "Wave" | "Onda" (2008)

in biblioteca •  last month

O poder da linguagem não-verbal desconhece limites, não tem nenhum tipo de barreiras e por isso é considerado uma das formas de comunicação mais amplas e eficientes do mundo. Independente de escritas e/ou traduções para quaisquer idiomas e isso é algo praticamente mágico, fazer alguém comprar a sua história... Sem ter que usar do jogo de palavras para obter êxito.

Em Onda, a escritora e ilustradora sul coreana Susy Lee mostra aos seus leitores o poder que uma narrativa pode conseguir através do "simples" uso de um conjunto de imagens muito bem concebidos e arquitetados.

Fonte: Divulgação (Chronicle Books)

Na história, o leitor acompanha uma garotinha encarando a imensidão do mar ao passo em que ela acaba descobrindo o prazer que é brincar com a água. Dentre as suas descobertas estão: apreciar a cor da água, ouvir o barulho das ondas quebrando nas pedras, correr das espumas que se formam ao findar das linhas aquáticas e até, um breve susto ao ser "engolida" por uma das ondas (algo que Lee demonstrou como se fosse uma percepção simples do ciclo da natureza).

Utilizando-se da, predominante, cor azul (com a adição de traçados bem delineados que variam entre o branco e o preto), ela conduz uma bela e tocante linha narrativa que cativa a todos (sejam crianças - o público alvo desse livro - ou adultos, que certamente irão lembrar de uma partes de suas infâncias) pelo sua singeleza e ao mesmo tempo, pela sua naturalidade.

A maneira como a autora capta a emoção da pequena protagonista apenas através de uma "dança de imagens" é muito poderosa, fazendo com que os leitores sintam-se no mesmo ambiente (como se pudesse sentir junto a ela, por exemplo, a brisa do mar no rosto ou os pés molhados) inclusive, partilhando de seus medos (como o de não conseguir fugir de algumas ondas) e com isso, se conectem quase que imediatamente com o desenrolar dos acontecimentos.

Fonte: Divulgação (The New York Times)

O poder de imersão da leitura é tamanha, que até os diferentes níveis de temperaturas da areia podem ser observados através das páginas! Além disso, outras referências importantes (que eu não comentarei aqui para não estragar a surpresa do gran finale) estão espalhadas pelo livro e que certamente vão te levar direto para quando você também era apenas uma criancinha brincando com as ondas, na beira da praia.

Se eu tivesse que descrever esse livro em poucas palavras, eu diria que ele é uma bela poesia retratada em forma de desenhos, gestos e cores... Tudo convergindo para uma experiência mágica e inesquecível.


View this post on Steeve, an AI-powered Steem interface

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Sensacional! Valeu por recomendar meu amigo. Será a primeira vez que poderei conferir uma obra coreana ;)

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

·

Certeza que ti vai ler um material de qualidade incrível, amigo! Fiquei muito surpreso com esse livro.

SImples, rápido e extremamente eficiente!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface