#BIBLIOTECA# - "No Easy Day" | "Não Há Dia Fácil" (2012)

in biblioteca •  2 months ago

A frenética caçada ao terrorista mais procurado (e politicamente famoso) do mundo, Osama Bin Laden, é detalhada nos mais minuciosos detalhes criando uma experiência escrita alucinante e totalmente imersiva. O livro tem o podre de fazer com que o leitor sinta-se adentrando além das linhas inimigas e com isso, tornando possível a ideia de "reviver" um dos momentos mais emblemáticos da história atual.

Fonte: Divulgação (BBC)

De certo, esse não é o tipo de leitura que agrada ao grande público. Mas, para aqueles que decidem lê-lo irão se deparar com um relato interno (detalhado e aprofundado) sobre a Operação Lança de Netuno. Realizada em 1 de Maio de 2011, essa complicada missão foi a responsável por causar a morte de Bin Laden e o leitor pode mergulhar nas páginas para ter uma ideia real da imensa "arquitetação" que foi realizada para que a situação atingisse esse ápice.

Alguns dos pontos mais altos que estão presentes no livro trazem ótimas abordagens sobre a pane que atingiu o helicóptero Black Hawk (um episódio inesperado que comprometeu a missão a ponto de quase abortá-la), as manobras realizadas na propriedade secreta do terrorista e tão esperado comunicado (via rádio) confirmando a morte do alvo.

O leitor viaja desde as ruas de Badgá as montanhas do leste de Cabul, passando pelo terceiro andar do esconderijo de Bin Laden em Abbottabad, no Paquistão. Estratégias de guerra e um sistema de inteligência refinado são descritos com tamanha eficácia, fazendo com que seja possível entender as razões pelas quais uma das mais surpreendentes tropas de elites do mundo é considerada como tal. Tudo sob o olhar de Mark Owen (ex-membro do grupo para o Desenvolvimento de Operações Especiais da Marinha dos Estados Unidos).

Talvez, o ritmo da narrativa não agrade aos leitores que buscam por algo muito agitado e dinâmico. Apesar do livro conter momentos tensos e explosivos, a ação não é o foco principal. Como o projeto é uma espécie de "livro documentado", a narrativa vai sendo construída de forma lenta, mas orgânica e isso faze com que o leitor sinta-se parte da construção, conseguindo assim, entender com uma maior prioridade o desenrolar dos fatos.

Observação: Por motivos de segurança, o nome do verdadeiro autor do livro (e os nomes de todos os soldados da Seal mencionados nos relatos) foram modificados.


View this post on Steeve, an AI-powered Steem interface

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

This post is supported by @tipU upvote :)
@tipU voting service always profitable, instant upvotes | For investors.

Me interessou sim! Valeu!

ptgram

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

·

Pode ter certeza de que é uma ótima leitura, amigo!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface