Sort:  

Para fotografar o Sol precisamos de um filtro específico que chega a atenuar em até 99% a intensidade da radiação solar (visível ou não). O equipamento pode ser o mesmo, mas com o filtro acoplado. A luminosidade do Sol, ainda mais concentrada pela óptica do equipamento, é muito grande! Se, por exemplo, alguém espiar pela ocular do telescópio apontado para o Sol sem filtro, é cegueira! Alguns equipamentos superaquecem, chegando a quebrar espelhos e lentes. O Sol é um bicho perigoso, quase indomável!
Existem muitos filtros solares, desde os mais baratos até os bem mais caros de banda estreita que deixam passar linhas específicas de emissão de alguns determinados elementos químicos. Um destes, sonho de consumo, é o filtro H-alfa que seleciona a luz emitida pela primeira linha do hidrogênio, também chamada de primeira linha da Série de Balmer. Com este filtro que pega a radiação emitida por uma transição eletrônica específica do átomo de hidrogênio presente em abundância no Sol dá para fotografar estruturas muito particulares da nossa estrela. É $ensacional, mas com o cu$to em dolar!
Tenho um filtro "barato", mais comum, que custou uns 200 reais, com o qual pretendo em breve astrofotografar o Sol com o meu telescópio. Falta fazer a adaptação correta e segura.
Aguarde as minhas próprias astrofotografias do Sol com telescópio.
Abraço. E Física na veia!

Coin Marketplace

STEEM 0.16
TRX 0.16
JST 0.030
BTC 59228.82
ETH 2524.07
USDT 1.00
SBD 2.52