O pequeno tamanho aparente da Lua Cheia e o contundente 'teste do dedo'

in #astronomy6 years ago (edited)

SuperLua_quantificando_19[1].jpg
Fonte da imagem

A imagem acima mostra uma Lua Cheia imensa. Concorda? Não há como discordar. Nossos cérebros acreditam que isso é verdade e ponto! Mas lamento informar que tudo não passa de uma doce ilusão.

Para provar a minha tese, valho-me da ideia de que o tamanho aparente da Lua Cheia depende da abertura (ou ângulo θ) do cone de luz que, vindo da Lua Cheia, atinge nossos olhos. Não entendeu? Melhor desenhar, né? Vamos lá:

SuperLua_quantificando_08[1].jpg

Podemos medir o tamanho aparente da Lua Cheia pelo valor do ângulo θ na figura acima. Para facilitar o cálculo do θ, já indiquei na imagem metade dele (θ/2) que faz parte do triângulo retângulo destacado em amarelo.

Aprendemos, na Geometria básica, que a tangente do ângulo θ/2 pode ser encontrada fazendo "cateto oposto pelo cateto adjacente". Lembra disso?

SuperLua_quantificando_09[1].jpg

Neste caso, note que o cateto oposto é o raio R da Lua e o cateto adjacente a distância dOL do observador à Lua (distância Terra-Lua). Conhecendo os valores de R e dOL, fica fácil estimar o valor do ângulo θ, ou seja, o tamanho angular aparente da Lua Cheia. Concorda?

Mas temos aqui um problema: a distância entre a Terra — onde está o observador — e a Lua varia porque a órbita da Lua ao redor da Terra é elíptica, uma oval, e não uma circunferência perfeita! Veja, na ilustração a seguir, um esboço propositalmente fora de escala da órbita da Lua ao redor do nosso planeta.

SuperLua_quantificando_01[1].jpg

Por sorte os astrônomos já fizeram as medidas das distâncias/comprimentos que precisamos para a nossa 'calculeira'. De forma aproximada, temos:

  • Raio da Lua: R = 1740 km
  • Distância máxima Terra-Lua: 405.000 km
  • Distância mínima Terra-Lua: 363.000 km

Mas ainda tem outra "mancadinha": quando a Lua Cheia fica a pino, um observador na superfície da Terra chega ainda mais perto dela (a Lua). Não consegue visualizar isso? Não é trivial mesmo. A ilustração abaixo dá uma mãozinha:

SuperLua_quantificando_05[1].jpg

Note que a Lua Cheia a pino fica um raio da Terra mais perto do observador (a distância Terra-Lua é medida do centro da Terra até o centro da Lua, mas o observador está na superfície da Terra, fora do centro!). Assim, conhecendo o raio da médio Terra no equador em torno de 6400 km, a menor distância entre o observador e a Lua Cheia (a pino) deverá ser de 363000 km - 6400 km = 356600 km que vou arredondar para 356000 km sem prejuízo para as continhas.

Assim, teremos:

  • Tamanho angular aparente da Lua quando passa mais perto da Terra, ponto conhecido como perigeu:
    SuperLua_quantificando_10a[1].jpg
  • Tamanho angular aparente da Lua quando passa mais longe da Terra, ponto conhecido como apogeu:
    SuperLua_quantificando_10b[1].jpg

Conclusão:
A Lua Cheia tem tamanho angular médio aparente muito próximo de meio grau (0,5 o).
(a rigor, varia entre 0,49 o e 0,56 o)

Sim, meio grau é muito pouco! Se você girar o seu corpo ao redor de um eixo vertical imaginário, dará 360 graus. Meio grau é apenas 1/720 deste valor. Minúsculo! Difícil de acreditar que a Lua Cheia é assim tão pequena, especialmente para quem já viu teve a ilusão de já ter visto uma Lua Cheia nascendo gigante!

Para provar de vez que Lua Cheia gigante é pura ilusão, faça o teste do dedo indicador. Não o conhece? Siga a receita:

  1. Num dia de Lua Cheia (como hoje!), estique o seu braço na horizontal e levante o dedo indicador na vertical.
  2. Olhe para o indicador. Para o seu olho, nesta distância (comprimento do braço), a largura aparente do seu dedo terá praticamente 1,0 grau. Varia de pessoa para pessoa, claro. Mas o valor gira em torno de 1,0 grau
  3. Agora coloque o seu dedo indicador sobre a Lua Cheia. Como ele tem 1,0 grau e a Lua Cheia praticamente 0,5 grau, o indicador deve dar conta de tapar duas Luas Cheias!

Confira a receita acima numa animação:

Teste_do_Dedo_inf[1].gif

Aproveite estes dias de Lua Cheia. Primeiro para observar a Lua, sempre linda, e acompanhada de Júpiter (um pontinho estelar, bem brilhante, visto próximo a ela). Aqui em São João da Boa Vista, interior de São Paulo, Brasil, a Lua Cheia acaba de nascer sobre a serra. Compartilho com você a cena sempre linda vista daqui da janela do meu apartamento, terceiro andar.
LuaCheia_28maio2018.jpg

Especialmente se você estiver com a sensação de que a Lua Cheia está enorme no céu, dedo nela! Faça o teste acima. E vai se surpreender como uma Lua Cheia gigante some por trás de seu mísero indicador, ainda que você seja do biotipo "magrinho de dar dó"!

Espalhe o teste do dedo! Ensine os amigos! E não deixe de observar o céu! Hoje e sempre!

Abraço Astronômico do prof. Dulcidio. E Física na veia!


[Imagens originais, bem como texto adaptado, retirados do Física na Veia! (http://www.fisicanaveia.com.br) que, não por acaso, é meu blog no ar desde 2004 tentando provar que "a Física é pop! Ele também pode ser acessado por https://fisicanaveia.blogosfera.uol.com.br/]
Sort:  

Sou apaixonado pela Lua, sempre que saiu procuro por ela, mas hoje aprende muito mais sobre ela, do que nos últimos dias, irei reler novamente pra ver se entende realmente, hehe, ótimo post.

projeto #ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

Hoje "aprofundei" um pouco mais o tema e até arrisquei umas continhas. Releia. Qualquer dúvida, me chama.
Grande abraço. E Física na veia!

Coin Marketplace

STEEM 0.16
TRX 0.16
JST 0.030
BTC 57515.20
ETH 2438.35
USDT 1.00
SBD 2.34