CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE CAMPOS, IMPORTANTE PATRIMÔNIO DA PLANÍCIE GOYTACÁ.
Em 1935, foi fundado o Conservatório de Música de Campos, pela musicista Edméa Regazzi de Mello. Localizado na Rua 13 de Maio, n°257, Centro. Ao lado de Edméa, participaram da fundação do CMC os professores: Rizette Gusmão Faria, Maria de Lourdes Gusmão, Maria da Glória Ramalho, Manoel Barreira, Antônia e Conceição de Freitas, Hylda Barroso e Emilio Messina.
Umas das primeiras escolas de música do Estado, o Conservatório surgiu após um alerta da imprensa sobre a necessidade de uma escola de arte na cidade.
Lá, eram ministradas aulas de canto, violino, piano, teoria, solfejo, harmonia, orfeão, musicalização, entre outros.
O Conservatório foi por cerca de 8 décadas, o principal responsável pela formação musical de várias gerações. (Eu fui uma delas).
A unidade funcionou até 2005, ano em que o Maestro Anoeli Maciel (que nesta época, estava à frente da Instituição), faleceu. Alguns materiais foram doados e desde então, o prédio fechou as portas.
Herdeiros dos saudosos Maria da Glória Ramalho, Themis Torres Lima (viúva do jornalista Oswaldo Lima) e de Anoeli Maciel, solicitaram a demolição de suas instalações, que possui cerca de 500 metros quadrados.
Bem-vinda! Esse post vai te ajudar um pouco com a formatação do texto. Sucesso!
obrigada!
Triste saber que um local de tal importância foi demolido... Atualmente Campos conta com algum conservatório? Parabéns pelo texto!
@giovanarico atualmente tem algumas escolas de música. Porém somente o Centro Cultura Musical de Campos tem um convênio com O Conservatório de Música do Rio de Janeiro, onde formam seus alunos tecnicamente.