CAPÍTULO I - COMO DESAPARECER
Este manual publicado originalmente pela editora Kayfa Ta e escrito por Haytham EI-Wardany, apresenta uma série de exercícios auditivos (em sete capítulos) aos leitores, com o objetivo de ensinar como desaparecer, reaparecer, participar de um grupo, deixar um grupo e outras habilidades necessárias.
CAPÍTULO I - COMO DESAPARECER
Procure um local público como um café, jardim ou praça e sente-se sozinho.
Tente mudar o foco dos pensamentos da sua mente para os sons do espaço que o cerca.
Preste atenção nos sons que chegam aos seus ouvidos, som por som, sem dar mais significância a um som em detrimento de qualquer outro.
Contemple as formas e as texturas dos sons que você agora ouve. Quando ouvir a voz de um transeunte, contemple o tom e a profundidade do tom dessa voz e não apenas o significado das palavras. Quando o som perturbador de um carro passando chegar aos seus ouvidos, contemple o som áspero do motor e o espectro sônico que reverbera. Quando ouvir o som vindo de um rádio distante, não foque meramente na voz da cantora ou no nome da música, mas ao contrário, contemple a clareza de sua frequência e ouça a sua estática.
Impeça que esses sons formem uma hierarquia; impeça que eles ocupem o primeiro plano ou se retirem para o fundo. Lembre que você deve colocar todos os sons na mesma distância de você.
Você vai perceber que a grande dificuldade é se concentrar puramente nos sons. Os pensamentos, impressões e memórias que esses sons conjuram irão persistentemente tirar a sua concentração, levando os sons para o fundo. Faça esforços substanciais para focar nos sons que emergem no momento presente, pois sua missão é apenas ouvi-los e não pensar sobre os seus significados.
Ao passar do tempo e com atenção no que ouve, você vai descobrir um número cada vez maior de detalhes sônicos ao seu redor. Cada um desses detalhes vai te levar a outro; cada som vai te levar a um outro som na vizinhança deste. Ao chegar neste ponto, você vai perceber que a sua voz interior vai diminuindo gradativamente conforme você vai mergulhando nesse ambiente sônico.
Quando finalmente for bem sucedido em ouvir o lugar em sua totalidade, você perceberá que a distância entre você e os sons do espaço diminuiu, e você se tornou parte do lugar. Você vai perceber que ninguém a sua volta nota a sua presença; todos vão passar sem vê-lo.
Tradução: Ivan LP