#ANIMETECA# - "Pop Team Epic" (2018)
Sinopse: Popuko e Pipimi são duas garotas de 14 anos que tem um comportamento bem peculiar e mal visto por todos. No popular, elas tem a "boca suja" e não medem suas palavras e ações em meio as situações que vivenciam em seus dias.
Se você está procurando assistir um anime que foge de todos os padrões possíveis do que existe disponível atualmente, e com isso, entrar em um mundo onde os acontecimentos mais corriqueiros tornam-se em situações que misturam o "bizarro" com o "surreal"... Bom, então é hora de conhecer Pop Team Epic.
O anime é uma adaptação de um mangá no estilo cômico do autor Ookawa Bukubu (sendo esse o trabalho mais conhecido dele), e se mostra algo completamente diferente do que segue esse tipo de desenho animado por apresentar uma proposta inusitada: criar uma verdadeira convenção de memes animados para contextualizar uma história (por mais desconexa ou "viajante" que ela seja).
A técnica chamada de "meta-humor" (cenas que são feitas propositalmente para fazer rir... independente do idioma em questão) é utilizada com bastante frequência (sendo esse um dos maiores acertos do anime), e ajuda o público não familiarizado com a cultura japonesa a não sentir falta dela. Dessa forma, é genuinamente possível rir com o histerismo apresentado a cada episódio sem ter que entender tudo ao pé da letra (porque quando há a tradução, algumas piadas são perdidas).
Em relação aos personagens, não espere por um desenvolvimento deles (porque isso simplesmente não existe). Priorizando a aleatoriedade em cada nova aventura das garotas, o que importa é o que elas fazem e dizem... Sendo a sequência dos fatos (ou a ordem cronológica) um fator totalmente secundário (e até, muitas vezes, algo "ignorado).
Não interpreto isso como um erro, porque não há uma relevância nesse segmento (ou seja, não é algo que faça falta para o andamento da trama), porque o anime flui satisfatoriamente e o espectador consegue criar uma afeição pelas protagonistas (e demais personagens de maneira geral).
Artisticamente falando, há uma mistura de traços bem caprichados que são colocados em um contraste proposital com traços que parecem ter sido feitos no paint e por incrível que pareça, essa mistura louca funciona muito bem e por si só, já consegue arrancar mais gargalhadas do telespectador por não seguir um padrão sistematizado.
As frequentes paródias referentes a cultura pop aliadas a muito surrealismo, situações non-sense (algumas tão absurdas que beiram a um certo descontrole mental, haha!) e momentos completamente irreverentes tornam Pop Team Epic em um dos melhores e mais populares animes de 2018 (e não apenas no Japão, mas também por terras ocidentais).
Creio que a única parte "fraca" seja o som, porque como o foco da sonografia está nos objetos (de forma específica, para criar um barulho único... ou a junção deles) a trilha sonora basicamente segue um roteiro de notas musicas relacionados as onomatopeias, tudo sempre de forma muito "alarmante" (porque esse é o foco principal do desenho e do que representam seus personagens e suas aventuras / desventuras, tornado esse aspecto em algo bem marcante).
Pop Team Epic é algo tão doido, tão divertido e tão WTF?! que você não pode deixar de conferir (é uma viagem insana dentro de um mundo animado onde não parece existir nenhum tipo de regra, haha!). Sem dúvidas, é um dos melhores animes de 2018.
Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!
Valeu, @brazilians.