#ANIMETECA# - "Pokémon" (1997)

in #animeteca2 years ago (edited)

Fonte: Divulgação (GOQii)

Sinopse: Ash Ketchum é um garoto sonhador, impetuoso e meio introspectivo que tem como maior desejo de vida tornar-se um grande treinador de criaturas inusitadas com habilidades especiais conhecidas como Pokémons. A contragosto, ele tem que inciar a sua jornada com Pikachu, um pokémon elétrico bem teimoso com o qual inicialmente não se entende.

Criado por Satoshi Tajiri, Ken Sugimori e Junichi Masuda, o anime estreou em 1997 - e segue sendo exibido até os dias atuais... sofrendo é claro, várias modificações ao longo de sua exibição - tornou-se uma verdadeira sensação mundial em pouco tempo. Uma boa parte desse mérito se deve ao fato da história estabelecer-se sob um acirrado clima de competição repleto de personagens cativantes que se envolvem em situações que facilmente despertam a empatia do espectador.

Fonte: Divulgação (Heaclub)

A narrativa da trama acompanha Ash e suas aventuras para chegar até a Liga Pokémon, uma competição onde os participantes são treinadores que tem o mesmo sonho que ele: tornar-se um famoso mestre Pokémon. Ao logo do caminho, o seu primeiro obstáculo é se entender com o seu pokémon Pikachu (que ao contrário dos outros pokémons, odeio ficar dentro de uma pokebola... objeto que serve como abrigo para os animais reporem as suas energias e se manterem seguros). No entanto, isso não demora a acontecer.

Logo após sofrer um ataque por um grupo de outros pokémons em uma floresta, Ash protege Pikachu e com isso, ganha a sua confiança. Além do início do que viria a se tonar uma amizade, a batalha também serve para Ash se convencer de uma vez por todas sobre o seu objetivo. A partir desse momento, a narrativa ganha uma força muito grande e se consolida como uma instigante aventura que vale muito à pena ser acompanhada.

Fonte: Divulgação (IMCD)

O estilo criativo com o qual o anime é conduzido, bem como a produção em torno do mesmo (principalmente no que diz respeito aos diferentes e caprichados traçados que dão vida as criaturas com os mais diversos tipos de poderes que envolvem os quatro elementos fundamentais à vida) despontam como os aspectos que rapidamente chamam à atenção do público. A maneira como o dinamismo é estabelecido durante o desenvolvimento dos episódios é muito interessante porque, ao mesmo tempo em que há uma mecanização no trato da história (seguindo uma espécie de padrão: um treinador encontra outro treinador e há um luta; o caminho segue até que ocorra outra batalha e assim por diante)... Há também várias boas surpresas nas formatações dos mesmos (como a inserção de novos personagens fixos, incluindo à presença de pokémons cada vez mais complexos).

A relação de amizade entre Ash e os futuros colegas (que são apresentados ao longo dos episódios) é bem forte, dentre os principais - que viriam a tornar-se importantes amigos - estão os mestres de ginásios: Misty (líder do ginásio de Cerulean) e Brock (líder do ginásio de Pweter). O planejamento acerca da criação que envolve as cenas de ação evidenciam um processo criativo muito bem pensado, porque os cenários em que as batalhas costumam acontecer mostram - em sua maioria -algum argumento que reforça à própria narrativa e faz com que os personagens cresçam a cada novo confronto (que aliás, reservam ótimas surpresas ao passo em que eles acontecem).

Fonte: Divulgação (Bustle)

Em comum, eles tem como inimigos frequentes a equipe Rocket: um trio formado pelos irmãos Jessie e James + um porémon bem articulador chamado Meowth que estão sempre dispostos a estragar os seus planos e capturar seus pokémons (em especial, o poderoso Pikachu... que concentra uma misteriosa carga de energia elétrica de alcance desconhecido).

Além de florestas, há também - por exemplo - as batalhas urbanas (principalmente em centros e ginásios de treinadores pokémons), cavernas e ilhas misteriosas (sempre ressaltando que o eixo central está ligado aos elementos naturais aos quais cada criatura está ligada). Todos esses locais costumam ser explorados de uma forma relativamente ampla... Oferecendo vários tipos de perspectivas para o público poder acompanhar as batalhas por diversos ângulos.

Fonte: Divulgação (My Anime List)

Pokémon é um tipo de anime que reforça de maneira sadia muitas das características inerentes dos seres humanos (e esse tipo de abordagem não é comumente vista nesse tipo de entretenimento voltado para a TV), onde algumas que valem o destaque são: o senso competitivo, as relações de amizade, a compreensão dos fracassos e a superação de desafios através da força interior.
Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

You got a 10.67% upvote from @brupvoter courtesy of @wiseagent!

Melhor desenho! :D

Foi minha infância, tanto jogo como HQ e desenho. Mas só vale ate Johto, depois perdeu a graça e acho tudo muito estranho hahaha.

Concordo total contigo, haha! Infelizmente, depois daí o anime meio que perde a própria identidade. =/