#ANIMETECA# - "Ergo Proxy" (2016)

in #animeteca2 years ago

Fonte: Divulgação (Chikiotaku)

Sinopse: Romdo é uma cidade futurística que foi construída com um objetivo bem exclusivo: proteger os cidadãos sobreviventes de um apocalipse global. Nesta nova realidade, humanos tem que aprender a coexistir em um ambiente relativamente inóspito porque é necessário ter que dividi-lo com androides (os chamados AutoReivs).

Um dos grandes mistérios que permeiam a mente dos seres humanos é a visão do futuro que os espera. Isso já foi - e ainda é - um tema bem recorrentes nas narrativas de incontáveis filmes de ficção científica, livros e mais especificamente neste anime (onde a humanidade tem a agridoce tarefa de se adaptar a uma realidade onde ela já não tem mais o controle total da situação).

Fonte: Divulgação (Canime)

Viver na cidade de Romdo pode ser um tanto quanto assustador para quem se adapta a uma nova era tecnológica e não ter mais o poder em mãos é algo que causa uma impotência moral em muitos cidadãos (que além disso, se veem a mercê das decisões autoritárias do governo). No entanto, robôs e humanos conseguem criar uma dinâmica e ir vivendo de forma pacífica no local.

A realidade muda e o equilíbrio da cidade começa a ser colocado à prova quando uma série de assassinatos começam a ser cometidos pelos robôs. Eles estão agindo de forma descontrolada em função de um vírus (chamado Cogito) que os infectou e tem em sua função principal fazer com que as máquinas adquiram uma consciência de si e dos seus próprios atos.

Até este ponto o anime estabelece uma narrativa bem interesse, construída com bons personagens e subtramas que desde o primeiro momento mostram que o assunto é bem mais complexo do que aparenta.

Fonte: Divulgação (Lonely Machines)

Observando a situação por forma da "redoma" está o governo, que secretamente vem conduzindo estudos de forma misteriosa acerca de um novo tipo de vida humanoide, batizada de Proxy (que são descritos resumidamente como uma mistura de semideuses e imortais, razão pela qual o governo gasta tanto dinheiro e mantém segredo... porque eles acreditam que eles serão a chave para a sobrevivência da espécie humana).

Desenvolvendo-se e crescendo em úteros artificiais, os humanos acreditam que ao nascerem eles terão uma vida normal... Mas eles não fazem ideia de que isso é, na verdade, mais uma forma do governo manter o controle total sobre eles. O objetivo deste inusitado período gestacional está ligado ao fato a ideia fixa que o governo tem com a criação de humanos que possam obedecer às suas ordens sem fazer nenhum tipo de questionamento (incutindo nos novos seres um ideal de que eles nascem "pré-programados" para ter um futuro permanente na sociedade através de uma "razão de ser", que obviamente favorece o governo).

Fonte: Divulgação (Anime Planet)

Ao longo dos 23 episódios, o espectador se depara com vários tipos de conflitos... Mas de longe, as questões psicológicas e ficcionais são o que tomam a maior parte do tempo (sem abrir muito espaço para tramas de coadjuvantes e piadas sem graça, principalmente as tão famosas piadas fora de hora... um argumento presente em muitos animes).

Sequências de ação bem elaboradas, traçados bem desenhados (ressaltado com boas escolhas de cores que garantem um ar de tensão que fica rondando toda a história... reforçando de vez a vibe gótica na qual o anime se baseia) e uma trilha sonora ritmada consolidam a qualidade do projeto e o torna uma ótima opção para os amantes das histórias envolvendo o mundo fascinante da ficção científica aliada a um eficiente processo criativo que brinca com a mente do público.

Fonte: Divulgação (Amino)

"Ergo Proxy" (produzido pela Manglobe) é o tipo de anime que te prende desde os primeiros minutos, e não faz isso apenas pela ótima estética e pelos elementos cyberpunks, mas sim... Através da forma como faz questão se apresentar: enigmático, questionador, criativamente tecnológico - misturando 2D, modelagem computadorizada em 3D e efeitos especiais digitais - e de certa forma, filosófico (considerando a maneira com a qual a trama se desenvolve até chegar no seu ótimo clímax).

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Fala @wiseagent! Esse anime é muito bom! Quando tiver pelo discord, me da um alô queria te fazer uma proposta para ajudar com essas suas ótimas iniciativas!

Pois eh... Curti demais esse anime!

Hoje ou amanhã eu resolvo esse lance do discord e te chamo. Valeu!

Coin Marketplace

STEEM 0.21
TRX 0.02
BTC 9228.65
ETH 239.62
USDT 1.00
SBD 1.02