#ANIMETECA# - "Another" (2012)

in #animetecalast year

Team Poro Animes

Já faz um bom tempo desde a última vez que eu fiz um post com um review de anime, né? Então, hoje é dia de "matar essa saudade" com a indicação de um exemplar bem sombrio, algo mais que pende para o lado do terror mesmo (com direito aquele clima tenso de suspense no ar).

A história acompanha um jovem de 15 anos chamado Sakakibara Kouichi. Recém chegado na cidade de Yomiyama (cidade natal de sua mãe), ele começa a estudar no colégio referência em qualidade de ensino chamado Yomiyama Norte. O motivo da mudança foi a ida do pai para realizar um trabalho de longa data na Índia, mas o que Sakakiraba não imaginava era o quanto a vida dele iria mudar assim que começasse a estudar no novo colégio (que acredita-se estar cercado por uma terrível maldição).

Anime Planet

O roteiro é centrado na seguinte trama: Há 26 anos, acredita-se que uma aluna chamada Misaki (uma aplicada, estimada e popular estudante da classe 3-3) morrera inesperadamente, sob circunstâncias até então desconhecidas. Devido a comoção do fato, a sua classe no colégio decide simplesmente a continuar como se ela ainda estivesse viva. Era como uma forma de manter o espírito dela vivo naquele lugar, mas as coisas começam a se mostrar estranhas quando a foto oficial da classe é tirada (para a festa de formatura) e Misaki reaparece, misteriosamente, entre eles.

Quando Sakakibara começa a estudar - e a tentar adaptar-se ao novo lugar -, ele desenvolve uma inesperada amizade com uma jovem (também chamada Misaki) que aparentemente é ignorada por todos no colégio (desde os colegas de classe, passando pelos professores e demais funcionários) e ele não consegue entender a razão disso. As aulas da classe onde ele estuda (a classe 3-3) tem várias particularidades que não fazem sentido... E dentre elas, por exemplo, estão a separação dessa turma específica das demais, para que as lições possam acontecer de forma isolada.

Chuva de Nanquim

A medida em que Sakaribara vai aumentado o seu nível de amizade com a jovem solitária, todos (inclusive seus outros novos amigos, Tomohiko e Teshigawara) começam a lhe alertar "pare de andar por aí com alguém que não existe" e com o passar de acontecimentos ainda mais estranhos, ele começa a entrar em conflito psicológico e acredita que ele mesmo já esteja morto e - por alguma resistência interna - ainda não tenha aceitado isso.

Estabelecendo-se então esse complexo cenário (quando observado como um todo e não apenas situações pontuais), a narrativa cresce de forma espontânea e rapidamente ganha contornos fantasmagóricos regados à uma base de muito suspense que são reforçados por diversos elementos intrigantes, prendendo assim, à atenção dos telespectadores em sua curta (porém, muito eficiente e eletrizante) caminhada de apenas 12 episódios.

Lost In Time

Um dos elementos que mais captam a curiosidade do público é justamente essa busca do jovem protagonista pela verdade (e também pela solução do problema) que assombra a classe 3-3 e que ninguém parece se importar. Ele se vê diante das mais diversas situações surreais (a citar por exemplo, questões de lendas urbanas locais incutidas por sua supersticiosa tia Reiko) e isso acaba mexendo ainda mais com a sua mente.

A gama de personagens é satisfatória (alguns até proporcionam uma auto-identificação por parte de quem está assistindo ao anime, devido as suas personalidades bem definidas e rapidamente desenvolvidas), mas não há espaço cativo para momentos cômicos porque o cerne da trama é sempre tratado como algo sombrio, adequando-se completamente ao espírito que serve de essência para a criação do anime (que não perde tempo em mostrar serviço e costuma ir direto ao ponto dos acontecimentos).

Dessa forma o roteiro, prepara um campo minado de emoções para os telespectadores e que a todo episódio faz questão de explodir uma inesperada surpresa que torna a conclusão da história em algo realmente desafiador e com níveis acentuados de complexidade (é um terceiro ato composto por tensões elevadas e muitas surpresas).

Chuva de Nanquim

Importante ressaltar que as qualidade técnicas (principalmente no que se refere à inteligente utilização de cores frias e sagacidade dos traçados marcantes que dão vida aos desenhos) prestes aqui são, também, de muita qualidade. Ah, sem esquecer da ótima trilha sonora digna de um anime de suspense!

Another é uma light novel japonesa (ficcional) de horror e mistério escrita por Yukito Ayatsuji publicada originalmente em 2009 (e transformada em mangá entre 2010 e 212 por Hiro Kiyohara). A versão em anime foi produzida pelo estúdio P.A. Works e deu origem também a um live action lançado exclusivamente no Japão.

Sort:  

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

Thanks, @steevebot!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Belíssima sinopse.
ptgram

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Opa, valeu! :D

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Nunca fui fan de animes até que um dia navegando pelo mundo das cryptos encontrei algumas imagens que adorei quando pesquisava sobre o NEM cuja moeda é XEM.

Voçê recebeu um voto de 10% da curadoria @pataty69 que apoia o rodízio do pt-gram

ptgram

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Existem muitos animes bons por aí... Esse é um deles! :)

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface