Blockchain e Agrofloresta

in #agrofloresta6 years ago

BlockChain e AgroFlorestas
Ou
aGROfLORESTAS Y bLOCKcHAIN

Por não saber o que queria da vida, acabei navegando entre diversos conhecimentos. Fiz teatro, fiz música, aprendi permacultura, estudei agroflorestas, programei banco de dados.
Por último andei descobrindo o blockchain. E aí fiz uma ligação: Agrofloresta e Blockchain… ou … Blockchain e Agrofloresta?

Antes de entender as ligações que podem ser feitas nas duas áreas, vamos ter que entender basicamente cada uma.

Agrofloresta

img-1.png

Pela imagem acima podemos ter uma idéia do que seja Agrofloresta. Culturas alimentícias misturadas com árvores de grande porte. O resultado no mundo real fica mais ou menos assim:

A organização das plantas se dá seguindo uma observação minuciosa da natureza do local. A plantação imita a floresta nativa. E acelera seus processos, usando como principal ferramenta a poda.

2401-sistemas-agroflorestais-biodiversos-SAF-3.jpg

Na foto acima podemos ver pelo menos 3 extratos. O de baixo, com pés de abacaxi; o do meio com bananeiras, e o superior, com plantas de madeira e árvores frutíferas de grande porte. Todas dividindo o mesmo espaço, e NÃO, elas não estão competindo, estão se ajudando.

Bom, não tenho a pretensão de provar a ciência por trás das Agroflorestas. Você pode fazer uma pesquisa no google e se surpreender por si mesmx. Lembrando que o Brasil está bem a frente quando a questão é pesquisa em Agroflorestas.

Já entendeu o que é agrofloresta? Não? Bom, então vamos ver o que é Blockchain…


Tentei escrever uma descrição convincente e simples sobre o que é Blockchain, mas não creio que tive sucesso. Então estou postando um texto que extraí da Wikipédia:

“O blockchain (também conhecido como “o protocolo da confiança”) é uma tecnologia que visa a descentralização como medida de segurança. São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que têm a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado. Funciona como um livro-razão, só que de forma pública, compartilhada e universal, que cria consenso e confiança na comunicação direta entre duas partes, ou seja, sem o intermédio de terceiros. Está constantemente crescendo à medida que novos blocos completos são adicionados a ela por um novo conjunto de registros. Os blocos são adicionados à blockchain de modo linear e cronológico. Cada nó - qualquer computador que conectado à essa rede tem a tarefa de validar e repassar transações - obtém uma cópia da blockchain após o ingresso na rede. A blockchain possui informação completa sobre endereços e saldos diretamente do bloco gênese até o bloco mais recentemente concluído.”

Entendeu o que é Blockchain? Não? Talvez esta imagem te ajude:

b9cb58de6.png

Simples né? Apesar de parecer simples, a segurança da rede se dá através de Criptografia de ponta. O sistema é tão seguro que uma de suas principais aplicações está sendo a transferência de fundos, através da criptomoedas, que chegam a movimentar cerca de 5 Bilhões de Dólares por Dia.

Essa segurança toda, aliada ao fato de que pode-se guardar praticamente qualquer tipo de dados e informações em uma blockchain, acabou criando muitas outras possibilidades além da transferência de fundos, entre elas a criação de Contratos Inteligentes imutáveis, registro de documentos e comprovação de identidade.

Se você não está entendendo nada do que estou falando desde o começo deste texto, recomendo então começar vendo alguns videos no Youtube sobre Blockchains e Agroflorestas

Blockchain e Agrofloresta
Agora sim..

Imaginei duas formas de se juntar Blockchain e Agrofloresta.

1 - Digamos que se realize o plantio de agroflorestas em 1 milhão de hectares na amazônia. O plantio é comercial, porém as árvores precisam ser registradas, para que no futuro possam ser cortadas, e não serem confundidas com árvores nativas da região, que nasceram por conta própria. Bom, sabendo que o tempo de maturação de uma árvore de grande porte na amazônia pode demorar 30 anos ou mais para crescer, fica a pergunta: onde poderíamos registrar de forma segura, durável e inalterável, os dados sobre os milhões de árvores que plantamos? Em um Blockchain é claro!! O Blockchain nos daria a segurança de que ninguém alterou os dados sobre o número de árvores plantadas, suas espécies, localização, data de plantio, propriedade da árvore, etc… E mais… um token (unidade monetária associada a um contrato inteligente ) poderia representar uma árvores, ter o valor dessa árvore. Representar a quantidade de carbono que esta árvore absorveu. Mas o melhor mesmo é que o Token (e o Smart Contract) representem um sistema agroflorestal específico. Ai entramos na segunda forma de juntar Agrofloresta e Blockchain;

2 - Tokenização de Agroflorestas. Cada sistema agroflorestal tem suas características próprias, como espécies plantadas, forma de distribuição das mudas e sementes, finalidades, e também possui sua própria necessidade de Financiamento. Podemos criar então um token, representando o valor de uma agrofloresta, dentro de um blockchain. Cada sistema agroflorestal, cada projeto de implantação, poderia ter seu próprio token, seu próprio smart contract, estabelecendo as relações entre investidor e agricultor, estabelecendo a divisão dos lucros. Por exemplo.: Um token poderia dar o direito ao comprador a receber uma porcentagem sobre cada venda dos produtos dentro da agrofloresta, ou pode dar ao portador o direito de comprar parte da produção futura, ou poderia também ser recomprado pelo agricultor ao longo dos anos, ou ainda ser uma mistura de todas as possibilidades acima. A possibilidade de programar um contrato de longo prazo, e distribuir lucros e dividendos através do globo, surge como uma solução para a questão de financiamento de uma agrofloresta, assim como é um solução para o investidor que procura ativos que não destruam os recursos naturais (pelo contrário, a agrofloresta além de produzir muito alimento e outros bens, também aumenta os recursos naturais na área implantada).

Mas o agricultor vai saber programar um Smart Contract? E como o investidor encontraria esses tokens no mercado? Como esses tokens poderiam ser negociados de forma global? Quem garantiria que o negócio não é uma furada?

Pensando nisso, surge a SintropiCoin. A primeira plataforma voltada a estabelecer a relação entre Blockchain e Agrofloresta (e outros sistemas agroecológicos). O nome vem da palavra Sintrópico, que basicamente significa o crescimento de entidades orgânicas em uma mesma direção. Também advém da Agricultura Sintrópica.

Você pode dar uma conferida nesta versão desatualizada do White Paper. O projeto segue sendo elaborado e executado com velocidade. Pedidos de informações podem ser enviados para o email [email protected] em Português, Inglês e Espanhol (por enquanto).

Sim, eu estou fazendo auto-propaganda. Estamos formando equipe, e buscando arrecadar os primeiros recursos para acelerar o processo.

Se gosto do texto ou quiser colaborar com o projeto, pode enviar uns bits para essa carteira Bitcoin aqui.

12Axkf5gsHGkGE1NnvJuoGgb52gxPEhLkv

Juntos por um mundo de abundância.

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 63186.04
ETH 3392.68
USDT 1.00
SBD 2.50