Concerto para piano nº 5 em Mi bemol Maior Op73. "Emperador" de Ludwig van Beethoven (1770 - 1827) \Fazendo História/

in #music6 years ago

Este, é o último concerto para piano e orquestra escrito por Beethoven. Composto entre 1808/1811, entre a sexta (1805/1808) e a sétima (1811) sinfonias. Dedicado ao seu patrono e aluno, o Arquiduque Rodolfo da Áustria, teve sua estreia no dia 28 de novembro de 1811 pela orquestraGewandhaus de Leipzig, sob a regência de Johann Philipp Christian Schulz (1773 - 1827). O solista não foi Ludwig , cuja surdez encontrava-se já bem avançada, mas o compositor e pianista Johann Christian Friedrich Schneider (1789 - 1853).

Beethoven nunca teve simpatia, e deferência por imperadores, tendo inclusive na borracha, rasgado o papel do manuscrito da 3a sinfonia, após Napoleão se declarar imperador da França, e se mostrar contrário aos ideais da revolução francesa. O subtitulo “Imperador” desta obra, foi dado provavelmente, por seu editor em Londres, o pianista de origem alemã Johann B. Cramer (1771 - 1858).

O nome pegou, já que o subtitulo condiz com o estilo militar de sua escrita, herdado do compositor italiano Giovanni Battista Viotti (1755-1824). Como vemos no primeiro movimento a obra tem um início firme, que ao decorrer da execução é atravessado, superado, e somos pegos despreparados pela genialidade de Ludwig em contrapor temas fortes e delicados. Talvez o maior enquanto desta obra.

O primeiro movimento "Allegro" se inicia com uma introdução do piano com algumas pontuações da orquestra, que em seguida espoem os dois temas principais. Como na teoria da montagem de Eisenstein, em que de duas imagens nasce uma terceira significação, aqui os temas se transformam, desenvolvem-se, produzindo uma nova. Característica da forma sonata com a estrutura do pensamento discursivo dividido em três fases (exposição, desenvolvimento, e reexposição).

O carácter dramático da lógica discursiva é definido pelo gesto (ritmo), palavra (melodia), personagens (temas) e campo (harmonia) aonde se desenrola a ação. Ouçam com atenção, aos 18 minutos e 39 segundos deste vídeo isto será transparente como água.

O segundo movimento " Adagio un poco moto" é fascinante. Como escreveu Daniel Bareinboim, interprete e maestro do vídeo que lhes trago, em seu livro "A música desperta o tempo", "a música não é separada do mundo, ela pode nos ajudar a esquecer, e ao mesmo tempo compreender nós mesmos". De carácter meditativo o som das cordas brotam do silêncio em uma expressiva melodia. O piano entra em perfeito dialogo com a orquestra num tema distinto. Uma obra de melodias simples, genialmente simples. O maior modelo de integração entre piano e orquestra para Hector Berlioz, e fonte de inspiração para a música de Leonard Bernstein, “Somewhere” do musical West Side Story.

O terceiro movimento "Rondo. Allegro" surge de forma conectada ao segundo, sem pausas. As entradas são precisas e implacáveis. Os temas são apresentados de forma diferente do primeiro. Nas características da forma Rondó, estruturado a partir de um tema principal (A), seguido de temas distintos (B, C), em que (A) é intercalado aos temas subsequentes (A, B, A, C, A, B, A), com diversas variações orquestrais e melódicas . Bem definidos, cada um em seu lugar a via de regra. Mas Bethoveen subverte a ordem, e no terceiro tema (C) realiza diversas variações do primeiro em tonalidades diferentes (Diferentes campo de ação), como um “desenvolvimento” importado da forma sonata.

Espero que gostem, neste vídeo Daniel Barenboim, atua como solista e regente da Staatskapelle Berlin, no Klavierfestival Ruhr (Festival de piano de Ruhr), teatro Jahrhunderthalle Bochum.

Um grande Abraço
Guilherme Faquetti
19 de julho de 2018

Classical_Music_smaller.png
The classical music community at #classical-music and Discord. Follow our community accounts @classical-music and @classical-radio. Follow our curation trail (classical-radio) at SteemAuto Community Logo by ivan.atman

Referencias Bibliográficas.

https://en.wikipedia.org/wiki/Piano_Concerto_No.5(Beethoven)
http://www.filarmonica.art.br/educacional/obras-e-compositores/obra/beethoven-concerto-para-piano-no-5-imperador/
http://partitions.metronimo.com/partition-gratuite/beethoven/Beethoven_orchestre_concerto_piano_5_1.pdf
https://books.google.com.br/books?id=16xXp85M1LwC&pg=PA132&lpg=PA132&dq=forma+sonata+dialetica+grega&source=bl&ots=9COGwZOe7m&sig=pUAi2S_It0aI1zl8DoL_MbkG2cs&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjGmeiQ4Z3cAhWBpFkKHQFMCYUQ6AEwBXoECAUQAQ#v=onepage&q=forma%20sonata%20dialetica%20grega&f=false
http://www.utahsymphony.org/insight/program-notes/512-beethoven-piano-concerto-no-5-emperor
http://arts.ucdavis.edu/post/beethoven-piano-concerto-no-5-emperor
http://partitions.metronimo.com/partition-gratuite/beethoven/Beethoven_orchestre_concerto_piano_5_1.pdf
https://en.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Schneider

Sort:  

Dear Artzonian, thanks for using the #ArtzOne hashtag. Your work is valuable to the @ArtzOne community. Quote of the week: Art, freedom and creativity will change society faster than politics. -Victor Pinchuk

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Olá tudo bem @guifaquetti? Gostaria apenas de lembrar que para estar totalmente apto a participar do desafio, é preciso dar resteem e upvote no post aqui. Só assim conseguimos divulgar mais ainda este desafio e assim conseguir aumentar ainda mais as recompensas que irá para quem ganhar. Mas é claro que qualquer pessoa pode usar a etiqueta (tag) #fazendohistoria sem necessariamente participar do Desafio, caso assim o desejar.

Desde já agradeço, mando um abraço e até a próxima!

pra não perder o costume... ˆ!ˆ
Olá @guifaquetti, tudo bem? Parabéns por seu post, obrigado por usar nossa nova tag #fazendohistoria e, é claro, por participar do Desafio! Em breve estarei comentando seu post na curadoria do @msp-brasil. Caso não siga ainda, lhe convida a segui-lo.

Que a Deusa Fortuna esteja do seu lado!!

Assinatura #fazendoHistória
Saiba mais no Steem.Center!


Your post has been supported and upvoted from the Classical Music community on Steemit as it appears to be of interest to our community.

If you enjoy our support of the #classical-music community, please consider a small upvote to help grow the support account!

You can find details about us below.

The classical music community at #classical-music and Discord.
Follow our community accounts @classical-music and @classical-radio.
Follow our curation trail (classical-radio) at SteemAuto or help us out with a delegation!

Eu ontem à noite ouvi esta bela interpretação do Barenboim e tive preguiça de postar um comentário. Agora, como leitor, a preguiça foi embora. Obrigado pela escolha.


ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

Obrigado por comentar Ronaldo!

PRICES HAVE CHANGED TO 0.150 and 0.151!!!
NEW TIER UPVOTES user guide



Current price is 0.150 or 0.151 SBD for 200%, 250%, or 300% upvote based on tier level.

200% ($0.30) - Bronze Level - No requirements
250% ($0.37) - Silver Level - SteemAuto Upvote of 100% or $0.02 (whichever is possible)
300% ($0.45) - Gold Level - SteemAuto Upvote of 100% or $0.02 AND 50 SP delegation

All delegators make a "striking" return on your investment!
50 SP --- 100 SP --- 200 SP --- 500 SP --- 1000 SP

That being said...

BOOOOOOOOOM!!!

The ground shakes as incredible power lights the sky. The thunder tests the quality of your post and deems it worthy, rewarding it with an upvote and comment from @thundercurator.

Investors who delegate SP to @thundercurator are entitled to 75% of @thundercurator income after curation. Get on-board early and grow with us!

Coin Marketplace

STEEM 0.21
TRX 0.20
JST 0.034
BTC 90159.45
ETH 3082.42
USDT 1.00
SBD 2.98