Espiritualidade? O que é isso?

in #pt7 years ago
Essa é uma pergunta dificil de ser respondida, e com certeza existem varias resposta para ela. Porém durante minha estadia no templo, cheguei a uma resposta que acredito satisfatória, então vou compartilhar com vocês. Mas para chegar nela, vou contar um pouco da minha trajetória dentro da espiritualidade.

meditation-1384758_1920.jpg
Fonte

Fui criado dentro do catolicismo: batizado, comungado e crismado. Porém algumas semanas antes da crisma, rolou um reboliço na paroquia porque descobriram que nossa professora era espirita e não católica, então veio um padre para nos testar e ver se a professora herege tinha realmente ensinado a doutrina certa. Isso marcou meu afastamento do catolicismo pois não entendia como uma professora tão legal e atenciosa estava sendo chamada de herege (não nesse termo, mas essa era a sensação de quando ouvia falarem dela). Finalizei a crisma mas nunca mais voltei, e decidi estudar outras religiões, pois aquela me parecia muito "atrasada". Dei uma pincelada no espiritismo, dei um golinho no judaísmo, molhei a ponta do pé no budismo, e finalmente me entreguei totalmente ao ocultismo.


Fonte

Estudei durante anos livros de Aleister Crowley, Eliphas Levy, Israel Regardie, Papus, entre outros ocultistas, e era fascinado por esse mundo oculto, mas muito mais perceptível para mim que os propostos pelas outras linhas religiosas que estudei no passado. E também tinha esse ponto de não estar numa religião (apesar de ainda existirem muitas regras e dogmas) que me interessava muito pois de certo modo era "mestre de meu próprio destino". Pratiquei alguns rituais, fiz algumas amizades, e tive meu primeiro despertar espiritual: Que onde eu colocasse minha fé, ali eu encontraria minha verdade espiritual. E que nenhuma forma ela seria absoluta, pois assim como eu mudo a cada dia, ela me seguiria em mutação até o fim da vida.

E justamente por esse pensamento que me afastei do ocultismo e voltei ler de tudo um pouco, para escolher o que cabia dentro de minhas crenças, e nisso passei um tempo no tantra, no hare krishna, no hermetismo, e fui fazendo uma colcha de retalhos com tudo que sentia que era bom. Resolvi sair viajar fazendo malabares pela estrada, mas ao mesmo tempo numa peregrinação espiritual, para encontrar aquilo que me sentia falta em minha espiritualidade. Pode-se dizer que cansei dos livros e resolvi ir pra pratica total. Até que cheguei no Templo dos Ciganos de Circulo, onde tudo mudou.

priest-2833384_1920.jpg
Fonte

Assim que cheguei fiz um ritual onde a entidade cigana me questionou "que é você?", uma das grande duvidas que tive durante a estrada, já que poderia ser quem eu quisesse no momento que conhecia alguem novo e sabia que as chances de reencontrar a pessoa seria minima. Mas a questão era justamente em quem eu sou na essencia, e não tinha resposta pra isso. Então topei morar no templo para descobrir, e me apaixonei perdidamente pela forma que se praticava a espiritualidade lá. Era bem próxima do que eu acreditava, se procurava ver as manifestações de Deus em todas as religiões, sem julgamentos ou pré conceitos, e o mais importante, era viver a minha verdade em plenitude. Vários processos depois, cheguei num ponto onde outra entidade me perguntou "o que é a espiritualidade pra você?"e tive que refletir muito, pois nunca havia parado pra pensar nisso, sempre tentei viver a espiritualidade e não refletir sobre sua essência. A melhor resposta que consegui formular foi: "É como um mundo invisível onde as coisas realmente acontecem e esses acontecimentos se refletem nessa nossa dimensão". A entidade sorriu e pacientemente me respondeu "Não, é bem mais simples que isso".

candles-141892_1920.jpg
Fonte

Mais simples do que isso? Mas o que poderia ser então? Voltei a refletir e recordar de tudo que já tinha passado dentro da espiritualidade, cada livro, cada encontro, cada provação. E como uma chama que se acendeu em meu coração falei:

A espiritualidade é o auto conhecimento.

Pois no fundo tudo que buscava era um entendimento sobre mim mesmo, quem eu era, qual a minha missão, o que estava fazendo aqui. E percebi que isso se refletia também nas outras religiões, pois mesmo as mais "doutrinasticas", existia uma busca em se conhecer em profundidade, seja seguindo exemplos, seja meditando, seja cantando em volta da fogueira. Entrar em contato com o ancestral que vive dentro de você, então ainda é você, só que com mais consciência. E me lembrei de uma frase de Socrates que me marcou muito na vida, apesar de ter ficado escondida no sub consciente durante muito tempo: "Conheça a ti mesmo, que conhecerás o Universo"

Bem, esse foi meu primeiro relato sobre minha vida espiritual. Estava um tempo com bloqueio de postar aqui, mas decidi passar por cima disso e expor o que penso sobre tudo isso, então peço perdão caso tenha ficado confuso, mas tentei apenas "por pra fora" para votar ao ritmo de postar. Pretendo escrever mais sobre essas questões, então se você tem algum comentário (positivo, negativo, neutro) receberei de coração aberto e responderei da mesma forma.

Gratidão por seu tempo e sua leitura! Sigamos juntos!
Muita luz a todos!

Conheça os projetos de curadoria da #pt!

| Brazilians | BraZine | Camões | Galeguia | Lusofonia |

Sort:  

Muito interessante o seu relato. Realmente a espiritualidade é algo muito pessoal e íntimo. Não dá pra ser institucionalizado e pasteurizado. E tem muito a ver com auto conhecimento e a busca dos objetivos mais elevados e menos imediatistas da vida.

You got a 6.43% upvote from @steembidbot courtesy of @discernente!

Totalmente!
Não se pode definir o que é a espiritualidade senão num âmbito pessoal, pois cada pessoa é unica e está num caminho, então ela vai se manisfestar conforme sua própria consciência permitir.
Gratidão por seu comentário!

Caminho nessa linha de pensamento. Nada mais nobre que os melhores valores do espirito humano. Nada se sabe do mundo, se não olharmos para dentro. Parabéns pelo post. É incrível. Eu que sempre comento bastante, fiquei sem palavras.

Eu quem agradeço a leitura e o comentário!
Também fiquei sem palavras pra te responder... hahahaha
Mas é isso aí, nada mais nobre que os melhores valores do espirito humano!

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Gratidão!
Vida longa ao @brazilians!

Muito bom vc ter encontrado um lugar para aprender e praticar sua Espiritualidade. Estou nesse caminho também. Leio de tudo e pratico o que me faz bem. Pra mim, espiritualidade é essência para Amor Incondicional e saber que faço parte da ‘Energia’ do criador e estamos todos conectados. Pergunta: vc lê cartas ciganas?

Eu concordo totalmente com sua definição de espiritualidade, pois o Amor é a fonte de tudo. É a energia que cria e preenche tudo o que existe. Então quando nos sintonizamos com o amor incondicional de nosso coração, estamos em sintonia com a fonte criadora da vida e tudo que existe!
Eu não leio as cartas ciganas, mas tem gente no templo que lê. E justamente por já ter gente estudando elas, levei meus estudos para as Runas Nórdicas e as Cartas Xamânicas.
Gratidão por seu comentário! <3<3<3

Feliz por saber que deixou o ocultismo do Crawley. heheh

Concordo com a frase do Sócrates até porque o nosso corpo é mesmo um micro cosmos. Dai penso que é bem simples, ser verdadeiramente grato pelo tempo que temos e tratar os outros como queremos ser tratados... e sentimos tudo o potencial que temos.

Não temos de subir a "torre de babel" nem tentar "abrir portais" para sacar informação. Na minha opinião.

Concordo também com a sua opinião!
O segredo sempre está na simplicidade. Lembro quando descobri que a "igreja" onde Chico Xavier fazia a maior parte de suas reuniões era um abacateiro em seu próprio quintal, Quer prova mais linda que é no simples que as coisas se abrem?
No templo sempre falamos que quanto maior a necessidade de impressionar alguém, menos força espiritual vai se encontrar.
E sim, depois de um tempo entendi onde Crowley perdeu a mão no Thelema, estou preparando um post sobre isso... hehehe
Gratidão por seu comentário!

Massa @fireguardian! Aconteceu algo semelhante comigo. Quando eu sai da igreja católica, fiquei perdido entre as diversas outras religiões. Passei pela evangélica, budismo, hinduísmo, espírita, wicka mas me achei mesmo no Asatru e nas Eddas sobre Odin.

Massa demais @robertoueti!
Sinto que todos nós que estamos aqui em algum momento tivemos que cortar as crenças estabelecidas no passado e buscar nossa própria expressão, seja na espiritualidade seja na forma econômica... hehehe
Eu estudo as Runas Nordicas, então tenho lido sobre as Eddas e toda cosmogonia Nordica. Seria massa um dia a gente sentar pra trocar uma idéia!
Gratidão por seu comentário!

Vamos falar com o @croniquista pra ele fazer um podcast com a gente, falando sobre o tema, o que acha?

Eu acho uma boa! Vamos ver um dia bom pra isso acontecer e to dentro!

Lendo seu post me vieram tantas ideias na cabeça que agora está difícil decidir por onde começo a escrever... Disse outro dia para o @matheusgrr que me sinto em casa lento os posts dele e senti a mesma coisa com o seu! E olha ele aqui embaixo comentando também.

Que curioso, nunca tinha ouvido ninguém se questionar sobre o que é a espiritualidade, somente praticá-la, como você disse. E durante muito tempo eu tive esta pergunta. Acho que ainda tenho. Quando eu conto que não tenho religião as pessoas falam que é preciso ter alguma espiritualidade, e eu sempre pergunto, com verdadeiro interesse, o que é a espiritualidade para elas. Mas tenho experimentado mais ultimamente! E achei ótima sua maneira de descrever.

O que me passou pela cabeça ao ler foi que a gente só precisa chamar espiritualidade de espiritualidade porque a vida que levamos nesta sociedade é tão mecânica que nos afasta de percepções sobre a vida que podemos acessar com nossa sensitividade natural. E então precisamos partir em busca de conhecer este mundo que mora dentro de nós mas que fica muito distante quando vivemos no automatismo. Que espírito desbravador o seu de cair de cabeça nessa jornada! <3

Lindas suas palavras, e que bom que está se experimentando mais!
Com certeza nós nos afastamos da natureza com essa forma de vida "mecânica e automatizada" que levamos, e acredito que esse afastamento nos levou a ter que encontrar termos para explicar essa desconexão (ou tentativa de reconexão) que muitos sentem.
E vc viu no meu mapa né? Com todo esse fogo não tinha outra escolha a não ser me atirar de cabeça!
Gratidão por seu comentário! <3<3<3

Somos bem parecidos, amigo. Buscadores incessantes, como já comentei antes. Hoje descanso em paz dentro do meu "não saber", mas já passei por tempo demais ansiando saber a "verdadeira verdade". São tantos os caminhos...
Também vivenciei um pouco de cada coisa, mas na prática, menos que você. Talvez por ser cidade pequena e eu não ser uma pessoa viajada, tudo dependia só de mim. Mas pude me aprofundar em várias doutrinas e vivencia-las com intensidade, algumas mais que outras. Hoje aquietei essa euforia e gosto de apenas viver o meu dia a dia, tenho a filosofia como minha religião e apenas observo curioso os fenômenos que não posso compreender. Quem sabe o que virá ainda!
Grande abraço.

Gratidão pela leitura e pelo comentário meu amigo!
Realmente somos bem parecidos, e compartilho do seu sentimento de apenas viver o dia a dia. Apesar de ter vivenciado tudo isso, sempre me policio pra não achar explicações espirituais em tudo ou entrar em fanatismo, apesar de sentir que tudo é espiritual... Paradoxos que temos que aceitar... hehehe
Tenho certeza que o que está por vir ainda será o melhor!
Forte abraço!

Coin Marketplace

STEEM 0.18
TRX 0.16
JST 0.030
BTC 67202.29
ETH 2597.64
USDT 1.00
SBD 2.66