A lenda do dragão que protege a Eslovênia

in travel •  2 years ago 

Em 2014 eu passei um dia em Liubliana, capital da Eslovênia. Logo na entrada da cidade, uma coisa me chamou a atenção: havia uma estátua de dragão na ponte principal. Ao voltar para o Brasil, fui pesquisar no Google o que aquilo significava e descobri uma lenda muito interessante e bem desconhecida por nós.

Há muitos séculos existia um dragão muito forte e rápido vivendo em Liubliana e todas as fêmeas o admiravam. Às vezes, ele ao ponto mais alto do Castelo de Liubliana e jogava fogo sobre os humanos.

Certo dia, enquanto ele estava meditando, dois dragões fêmeas se aproximaram e começaram a conversar com ele. Rapidamente ele se apaixonou pela mais adorável. Depois de algum tempo, eles tiveram um filhote bem fraco e medroso, deixando-o desapontado. Para piorar, a mãe decidiu se dedicar 100% ao filho, deixando o pai ainda mais triste, já que não tinha mais a atenção de sua esposa. O desapontamento foi tanto, que ele chorou por dias, fazendo com que suas lágrimas formassem o Rio Ljubjanica!

Quando seu filho completou 150 anos (ainda um adolescente), o pai tentou mostrar a ele como ser um dragão bom e forte. Porém, seu filho era diferente: ele amava os humanos, poesia e costumava ficar sentado na ponte ao lado do Rio Ljubjanica vendo os casais humanos apaixonados.

O pai, assim, fez uma grande bola de fogo para impressionar o filho. Mas ele não se impressionou. "Isto não é nada. Veja o que eu sei fazer", disse o garoto. E começou a voar pelo céu cantando uma adorável música para os casais apaixonados e fez piruetas no ar para divertir os humanos. Todos ficaram impressionados! Eles nunca tinham visto um dragão artista!

Depois deste dia, o jovem dragão estava descansando ao lado da ponte e criaturas mágicas do Rio o colocaram para dormir por um loooongo período. Quando os humanos descobriram que ele permaneceria dormindo na ponte, pediram a um escultor fazer mais três estátuas de dragão na cidade. Por isso, atualmente existem quatro estátuas de dragões em Liubliana.

Em sua honra, a ponte é chamada de Dragon Bridge (ou Ponte do Dragão).

As pessoas acreditam que o dragão algum dia irá acordar novamente!

Eslovênia 1.jpg
O famoso dragão

Eslovênia 2.jpg
O castelo de Liublana ao fundo

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Lugar lindo!

É uma cidade bem bonita mesmo. Pequena, acolhedora, mas bem bonita!