A lenda do dragão que protege a Eslovênia

in #travel4 years ago

Em 2014 eu passei um dia em Liubliana, capital da Eslovênia. Logo na entrada da cidade, uma coisa me chamou a atenção: havia uma estátua de dragão na ponte principal. Ao voltar para o Brasil, fui pesquisar no Google o que aquilo significava e descobri uma lenda muito interessante e bem desconhecida por nós.

Há muitos séculos existia um dragão muito forte e rápido vivendo em Liubliana e todas as fêmeas o admiravam. Às vezes, ele ao ponto mais alto do Castelo de Liubliana e jogava fogo sobre os humanos.

Certo dia, enquanto ele estava meditando, dois dragões fêmeas se aproximaram e começaram a conversar com ele. Rapidamente ele se apaixonou pela mais adorável. Depois de algum tempo, eles tiveram um filhote bem fraco e medroso, deixando-o desapontado. Para piorar, a mãe decidiu se dedicar 100% ao filho, deixando o pai ainda mais triste, já que não tinha mais a atenção de sua esposa. O desapontamento foi tanto, que ele chorou por dias, fazendo com que suas lágrimas formassem o Rio Ljubjanica!

Quando seu filho completou 150 anos (ainda um adolescente), o pai tentou mostrar a ele como ser um dragão bom e forte. Porém, seu filho era diferente: ele amava os humanos, poesia e costumava ficar sentado na ponte ao lado do Rio Ljubjanica vendo os casais humanos apaixonados.

O pai, assim, fez uma grande bola de fogo para impressionar o filho. Mas ele não se impressionou. "Isto não é nada. Veja o que eu sei fazer", disse o garoto. E começou a voar pelo céu cantando uma adorável música para os casais apaixonados e fez piruetas no ar para divertir os humanos. Todos ficaram impressionados! Eles nunca tinham visto um dragão artista!

Depois deste dia, o jovem dragão estava descansando ao lado da ponte e criaturas mágicas do Rio o colocaram para dormir por um loooongo período. Quando os humanos descobriram que ele permaneceria dormindo na ponte, pediram a um escultor fazer mais três estátuas de dragão na cidade. Por isso, atualmente existem quatro estátuas de dragões em Liubliana.

Em sua honra, a ponte é chamada de Dragon Bridge (ou Ponte do Dragão).

As pessoas acreditam que o dragão algum dia irá acordar novamente!

Eslovênia 1.jpg
O famoso dragão

Eslovênia 2.jpg
O castelo de Liublana ao fundo

Sort:  

É uma cidade bem bonita mesmo. Pequena, acolhedora, mas bem bonita!