Extraterrestres Existem? #1

in stem •  2 months ago  (edited)
Na imensidão do universo infinito, ou pelo menos dentro do universo observável (aquela porção do Cosmos cuja luz chega até nós para que possa ser observada) e que possui uma dimensão de aproximadamente 46 bilhões de anos-luz, existem mais de 100 bilhões de galáxias.


A Via Láctea que é a galáxia na qual nós vivemos, assim como cada uma delas, tem em média, várias centenas de bilhões de estrelas, sendo 5 mil delas visíveis a olho nu aqui da Terra.


Muitas delas no centro de sistemas solares semelhantes ao nosso e, apenas na nossa galáxia existem por volta de 100 bilhões de planetas dos mais diversos tipos (incluindo gigantes gasosos como Júpiter e Saturno). E ainda outros 17 bilhões de planetas rochosos, de alguma maneira parecidos com a Terra.

Os Astrônomos consideram que provavelmente um em cada seis sistemas solares contenha pelo menos um planeta rochoso no mesmo estilo do nosso, isto significa que estatisticamente falando, seria lógico concluir que existe vida em outros locais além da Terra.

Infelizmente até agora não tivemos nenhum indício ou confirmação de que a vida como a conhecemos, exista em outro lugar além do planeta em que vivemos.

Levando em conta que a observação e a exploração espacial são um fenômeno recente na historia da humanidade...

(faz apenas poucos séculos que começamos a observar o céu, e por muito tempo nossos instrumentos de detecção eram deveras arcaicos e pouco eficientes, e temos apenas poucas décadas de exploração espacial propriamente dita)

...ainda estamos dando os primeiros passos para desvendar os maiores mistérios.

Podemos então afirmar que de acordo com a ciência, não acreditar na existência de vida inteligente extraterrestre seria no mínimo ir contra as probabilidades.

Frank Drake (astrônomo e astrofísico), formulou em 1961, uma equação com objetivo de estimar a quantidade de civilizações extraterrestres ativas na Via Láctea.

Os cálculos da Equação de Drake, levam em conta os principais conceitos que se devem considerar na probabilidade de que outras formas de vida possam adquirir a capacidade de estabelecer conosco algum tipo de comunicação via ondas de rádio.

Na comunidade científica existem controvérsias em relação a esta equação e não será tema deste artigo se deter sobre todos seus elementos e variáveis, nem esmiuçá-la em detalhes, mas podemos dizer que, mesmo com uma visão conservadora, chegaríamos à conclusão de que somente na nossa Via Láctea devem existir, neste momento, ao menos duas civilizações inteligentes capazes de se comunicar com a humanidade.

Outros pesquisadores como por exemplo o legendário astrônomo Carl Sagan, chegaram a um numero bem mais otimista, o que o levou a afirmar:

"Se não existe vida fora da terra, então o universo é um grande desperdício de espaço..."


Para ele o número de civilizações alienígenas inteligentes vivendo no momento presente em nossa galáxia passaria de centenas de milhares, apenas aguardando nossa capacidade tecnológica se desenvolver mais para que possamos estabelecer um contato.

continua...


Imagem: PixBay e Fonte de Pesquisa: CanalTech, para ler mais artigos, visite: Mary Emily - Todos os Artigos



participe do ptgram | conheça nossa comunidade

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

As a follower of @followforupvotes this post has been randomly selected and upvoted! Enjoy your upvote and have a great day!

Congratulations @marianaemilia! You have completed the following achievement on the Steem blockchain and have been rewarded with new badge(s) :

You distributed more than 7000 upvotes. Your next target is to reach 8000 upvotes.

You can view your badges on your Steem Board and compare to others on the Steem Ranking
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

Vote for @Steemitboard as a witness to get one more award and increased upvotes!

@marianaemilia, Before i pursued the concept of Universe as books guided me and how TV showcased 📺 it. But in my opinion, sometimes it feels that there is nothing out there, or something huge secret is hidden from the Humanity when it comes to the Knowledge Of Universe. Let's see what disclosures are hold by the time. Stay blessed.

Posted using Partiko Android

Ótimo artigo, saudades da série Cosmos, de Carl Sagan

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

eu não acredito em ETs, eles mentem muito... :D

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

obrigado a todos

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

eu tenho pavor deles

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Good Work !

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface