Por que não vemos post de Historiadores no #Steemit? | #MusaClio

in #steemit6 years ago (edited)

Onde estão vocês_.png

Quantos historiadores você segue no #Steemit?

Você já deve saber que historiadores e historiadoras pesquisam e escrevem a história de nossa sociedade, certo?
E nós temos feito isso muito bem. Mas qual foi o último livro de história que você leu? Se leu, sabe quem o escreveu? Foi um historiador ou uma historiadora? Provavelmente não. Eu aposto que foi um jornalista ou outra pessoa, menos um historiador.

E o que isso significa?
Significa que nós, historiadores, estamos perdendo espaço.
Isso mesmo.

Eu sei o quão difícil é elaborar uma pesquisa acadêmica, seja um longo ou curto artigo científico. Isso leva muito tempo, meses, até anos, muita leitura e escrita. Até que conseguir fazer ficar aceitável. Mas depois, quem é que vai ler? Nossos pares acadêmicos?

Uma coisa disso tudo é curiosa. Eu tenho professores incríveis em minha universidade e mesmo assim seus artigos quase não são lidos, ou muito pouco para o seu potencial.

Design sem nome.png
Imagens: pixabay.com

Vou perguntar de novo...
Por que isso acontece?

Nos últimos meses eu tenho estudado um pouco sobre public history, conhecida no Brasil em sua tradução literal, História Pública, e descobri um incrível poder. PODEMOS ser historiadores acadêmicos e ao mesmo tempo alcançar as pessoas, em uma forma que todas compreendam e gostem. Quando eu digo "compreender" não estou dizendo que pessoas não acadêmicas não conseguem entender a leitura de um artigo científico ou algo do tipo. O que eu estou dizendo é completamente diferente disso.

Eu acredito que podemos escrever de um jeito diferente, em um padrão diferente para pessoas não acadêmicas. Sem aquelas exaustivas listas de referências bibliográficas e um mar de citações de autores para provar erudição. Porque se alguém quiser saber isso, irá procurar nosso artigos ou pesquisas acadêmicas, certo?

Mas na maioria das vezes, as pessoas querem saber coisas sobre história, ou até mesmo querem ir um pouco mais fundo (mas não tão profundo) em pensar sobre algumas críticas que leram no jornal ou assistiram na televisão sobre uma guerra, uma crise financeira ou um tema medieval. E nós podemos fornecer isso. Temos o conhecimento para escrever isso ainda melhor do que alguns jornalistas.

Mas o que precisamos fazer?

Devemos parar de pensar que temos que escrever exclusivamente aos nossos pares acadêmicos e começar a escrever para todas pessoas. Isso não significa que temos que escrever textos fáceis, porque as pessoas não são "estúpidas". Mas nós temos que mudar um pouco como nossa mente acadêmica funciona. Isso sim!!!

Design sem nome (1).png
Imagens: pixabay.com

Eu tenho um pedido importante a te fazer!

É um grande favor. Se você puder ajudar, é claro.


Por favor, gostaria que você me marcasse @leodelara - por todo o #Steemit - em qualquer post sobre história que você puder encontrar. Se for sobre história medieval, melhor ainda, porque é a minha área de pesquisa.


Qual é o meu objetivo?

Meu desejo é juntar historiadores, historiadoras e que quiser escrever sobre história em alguma hashtag, se é que já não exista alguma. Nesse caso, gostaria de me juntar a ela. Eu sei que sou meio novo no #Steemit, aprox. 10 dias. Ainda sou um Plankton III, como apareceu no meu perfil outro dia. Mas percebi o potencial que o Steemit tem e acredito que pode servir como uma espécie de laboratório para um segmento da história pública, diferente de qualquer outra rede social por suas características. Por hora eu criei a seguinte hashtag #MusaClio ou em inglês #CliotheMuse

É isso aí. Espero que tenha gostado da leitura e decidido me ajudar.
Desde agora já te agradeço muitíssimo!

barra clio chronos.png

[Os historiadores] são os memorialistas profissionais do que seus colegas-cidadãos desejam esquecer.
(Eric Hobsbawm em Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991)

Te desejo uma ótima semana e volte quando quiser!

Leonardo de lara Cardoso (2).jpg

Sort:  

Acho que este é o grande problema das carreiras mais acadêmicas. Elas acabam meio que se separando da sociedade e deixando de mostrar seu valor a ela.
Seu projeto é muito legal. Torço para que consiga trazer mais pessoas para esta missão.

Muito obrigado. Eu também torço. Acredito que historiadores devem parar de choramingar que jornalistas e afins estão "ocupando seu lugar" e começar a se aproximar da sociedade de forma mais objetiva. O que não tem é obrigatoriamente deixar de produzir pesquisa acadêmica. Mas pra algumas pessoas isso é uma barreira quase que intransponível.

Mas vamos que vamos! Obrigado pelo seu upvote, leitura e comentário. Até logo mais!Logo-50.png

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Muitíssimo obrigado!Logo-50.png

Me interesso muito pelo assunto e comecei a te seguir. Acho que essa rede ainda vai evoluir muito e por enquanto ainda é difícil encontrar conteúdo sobre quase tudo. O ponto positivo é que somos nós os encarregados de construir esta história. Um abraço

Sim! Essa é a parte boa. Fiz essa chamada pro caso de alguém ver, hoje ou no futuro. Vai que né? Aparece alguém depois... Aí já tenho feito um chamado. De qualquer forma, estou planejando cronogramas semanais. Para cada dia da semana será um tema diferente. Farei um teste por um tempo. Espero que seja aceito. Se tiver alguma sugestão também será bem vindo.

Muito obrigado pelo retorno e por me seguir. Até breve!Logo-50.png

Lembrei de um estudante de história, o @fabriciolux, em inglês tem o @gavvet, não sei se é historiador mas tem posts interessantes sobre a África do Sul no tempo do apartheid que mistura relatos pessoais com informações de pesquisas. Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Valeu pelos contatos. Estou listando aqui. Assim que tiver alguns perfis, vou tentar fazer uma postagem tentar fazer contato.

Coin Marketplace

STEEM 0.35
TRX 0.12
JST 0.040
BTC 70638.80
ETH 3565.34
USDT 1.00
SBD 4.73