A velha cultura do imediatismo - Vida de Técnico no Brasil é preocupante

in sportstalk •  2 months ago  (edited)

No futebol do Brasil é muito incomum ver treinadores a frente de seus clubes com mais de 1 ano. Pode até parecer estranho, mas ainda temos muito que aprender com a cultura européia. Lá os técnicos têm toda autonomia com os seus clubes e sabem que independente do resultado, o que importa é que terão tempo para desenvolver seu trabalho.

Recentemente o técnico Mano Menezes não suportou a sua sequência negativa de apenas 1 vitória em 18 jogos com o Cruzeiro. Mesmo depois de ter conquistado com a equipe celeste duas Copas do Brasil de 2017 e 2018 e dois estaduais de 2018 e 2019. Após a derrota contra o Internacional por 1 x 0 no Mineirão pela semifinal da Copa do Brasil, Mano foi demitido depois de 3 temporadas pelo Cruzeiro.

Curiosamente, os quatro clubes que estão disputando a Copa do Brasil deste ano, além do Mano Menezes que saiu recentemente, todos tinham no mínimo 1 ano de permanência. Isso era nítido que o tempo fazia muito bem para os treinadores conseguirem se estruturar.

mano-se-desligou-nesta-quarta-do-cruzeiro-arquivo-bn_2307115.jpg

vyTHm3y.png

Será preciso muito mais empenho por parte das diretorias, imprensa e torcida para acabar com essa cultura do imediatismo brasileiro. Não irá adiantar trazer técnicos de fora com uma mentalidade podemos dizer em sua maioria "a frente" dos treinadores brasileiros. Precisamos mais do que paciência e educação.

Tite é hoje um treinador consagrado por que deram tempo para ele desenvolver seu trabalho no Corinthians após a eliminação desastrosa na fase pré-Libertadores contra o Tolima. Depois disso, foi campeão de tudo e até do Mundial de Clubes. São exemplos como esse que devemos nos espelhar.

Dos 3 melhores clubes no campeonato brasileiro 2 são estrangeiros, Jorge Sampaoli pelo Santos e Jorge Jesus comanda o Flamengo. O técnico argentino Sampaoli levou o Santos para a liderança do Brasileirão com um futebol envolvente e com um ataque fatal. O período de pré-temporada deu muito certo para o Santos compreender a forma que o argentino quer para sua equipe se comportar em campo.

Para o português JJ, chegou no meio da temporada e mesmo com pouco tempo, coloca o Flamengo na terceira posição com o melhor ataque da competição e uma de suas características é a defesa alta junto com a marcação alta. Inovações no futebol brasileiro que está dando muito certo. Pelo tempo reduzido em comparação com Sampaoli, ainda resta ajustar a linha defensiva, mas que já vimos como o Flamengo mudou completamente sua forma de jogar e tem agradado sua torcida.

ai1cXlu.jpg

vyTHm3y.png

Com um ótimo desempenho dos treinadores estrangeiros ficará cada vez mais nítido para as diretorias de que importar técnicos de fora será uma ótima alternativa para fugir dos técnicos brasileiros acomodados e que pararam no tempo. Agora, se pegarem uma sequência de derrotas será uma prova de fogo em saber se continuarão em suas equipes pois a mudança de cultura aqui não mudará da noite para o dia. Precisamos de tempo e educação.


Fonte de imagem: 1 - 2




Obrigado por ler até aqui. Se você gostou, dê essa força com seu upvote e avalie-me. Sinta-se livre para deixar um comentário. Valeu pessoal!



As9cYgq - Imgur.png


Projetos da Comunidade Lusófona

@brazilians | @brazine | @camoes | @coiotes | @imagemvirtual | @msp-brasil | ptgram | @steemitportugal |

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Rogerio Ceni está indo para o Cruzeiro. Vejo ele um jovem treinador com muita coragem para encarar o ambiente atual do Cruzeiro. Vejamos como Rogerio Ceni sairá no Cruzeiro.

Verdade, espero que ele tenha um ótimo trabalho por lá, mas o clima na Toca da Raposa não é dos melhores...

This post had received 5.00% upvote from @steemitportugal account!
Vote for @steemitportugal to Witness. Your vote is very important to us!
Visit our WebSite www.steemitportugal.com (tutorials,news...)
Thank you very much.
Click here to vote
steemitportugal
Delegation for daily voting: 10SP-25SP-50SP-100SP-250SP-500SP-1000SP

Eu não entendo nada de futebol, mas mesmo assim posso dizer que concordo quanto a deixar o técnico trabalhar e dar tempo a ele para que prepare e construa um time com bases sólidas! :D

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.