#SALDO POSITIVO# - Como se tornar um bom investidor?

in #saldopositivo6 years ago (edited)

Investir não é uma das minhas atividades natas (mas como tudo o que é do nosso interesse, a gente arregaça as mangas e começa a ler e aprender sobre o assunto). Sou apenas um iniciante nesse vasto mundo onde o dinheiro flutua entre diversas opções de aplicações e investimentos que rendem os mais diversos tipos de ganhos (e de perdas).

Fonte: Divulgação (Pinterest)

No entanto, ainda que não sendo um expert no assunto, eu posso dizer que pela minha pouca experiência nessa atividade (investimento) e pelo que eu já vi acontecer na mídia e até com alguns amigos e colegas, eu posso dizer que já aprendi algumas lições e por isso acho que o post é pertinente pois pode ajudar a outros usuários de uma forma simples e direta:

#01. Qual é o seu objetivo?

Antes de começar a investir, se pergunte qual é "a razão" (ou "as razões") pela qual você está pretendendo entrar nesse mundo. Depois que você conseguir responder isso para você mesmo, estabeleça a meta para conseguir esse sonho: Será algo de curto, médio ou longo prazo para ser atingido?

É importante estabelecer (ou materializar) o sonho para que o mesmo se transforme em uma motivação real que vai acabar te guiando com mais facilidade para dentro desse mundo.

#02. Pare e estude o mercado.

Definiu a sua motivação para querer investir? Ótimo! Agora esteja atento as opções que estão disponíveis para você e - literalmente - estude o mercado. Sites, livros, planilhas, vídeo aulas, conversas com quem já está nesse mundo a mais tempo do que você, palestras, cursos e mini-cursos... Enfim, as opções são as mais diversas possíveis, cabe apenas a você decidir o que vai funcionar melhor para você.

Após isso, forme uma consciência própria (defina você mesmo onde vai investir o seu dinheiro) sobre o assunto e não de deixe levar pelos discursos prontos que prometem altas quantias de rendimentos em pouco tempo... Lembre-se: para ver os frutos de um investimento é preciso duas coisas fundamentais: tempo e paciência (a terceira seria dinheiro, mas em pouca ou muita quantidade... todo mundo pode investir).

#03. Qual é o seu orçamento?

NUNCA (em hipótese alguma, por mais atrativo que isso possa te parecer a princípio) coloque em jogo um dinheiro que irá te fazer falta. Não arrisque aquele dinheiro que vai desfacar a sua vida financeira em prol de uma possibilidade que está reluzindo para você em um determinado momento.

Sempre tenha em mente quanto dinheiro "descompromissado" você tem disponível e trabalhe com base nesses valores. Podem não ser quantias expressivas, mas para começar a investir não é preciso muito. Nesse jogo, vale muito mais o discernimento em saber onde se vai investir (a direção que o seu dinheiro irá tomar) do que quanto se vai investir de fato (o destino final que o mesmo irá te gerar).

#04. Aplicações e Instituições.

Entre bancos e corretoras de valores, para investir dinheiro dessa forma você precisará de intermediários. O lado chato disso é se prender a instituições (na posição de clientes) para poder efetuar operações como resgate de valores investidos e depósitos. É um sistema 1x1 que requer um trabalho em conjunto, o que acaba "excluindo" um pouco a liberdade de cada investidor (a não ser que você trabalhe com diversos tipos de opções e não apenas com uma única).

Dentro desse segmento, vale mencionar a questão da comparação das taxas para poder tirar o melhor proveito do que está atualmente sendo ofercido - de maneira geral - pelo mercado. Você com certeza vai se surpreender (apesar de muitas propostas serem bem semelhantes) em como as opções podem alternar de um determinado concorrente para o outro.

#05. Não sinta-se menosprezado por pedir ajuda.

Se você tem um gênio mais puxado para o lado "orgulhoso" de ser (um perfil que geralmente procura fazer as coisas a sua maneira e faz disso a sua única opção) o mundo dos investidores pode não ser um local adequado para você... Mais cedo ou mais tarde você irá precisar da orientação de alguém mais especializado no assunto e se você não estiver pronto para ouvir, é melhor desistir antes de começar (ou mudar o seu comportamento, pelo menos no que diz respeito a esse aspecto).

Então, pessoal... É isso. Lições simples, porém valiosas. ;)

Sort:  

@wiseagent, Parabéns! O teu post foi votado e resteem pelo Projeto Camões!

camoes sign 2.gif

PROJETO CAMÕES -Língua Portuguesa no Steemit!

Muito legal!

Na parte de definir o objetivo para investir, por que não "objetivos"? assim a pessoa pode ter metas tanto para curto, médio e longo prazo, e escolher ativos diferentes mais adequados para cada objetivo específico.

Na parte de escolher qual corretora utilizar para operar, acredito que deve-se tomar um certo cuidado para não pensar só em pagar taxas baixas e acabar ficando com uma corretora que não vai atender suas necessidades, com péssimo atendimento, etc. No início se o seu aporte mensal é pequeno, a taxa faz alguma diferença, mas com o tempo não muda nada se você pagar uma taxa de corretagem um pouco mais alta para ter um serviço melhor.

A parte mais importante é o que você disse sobre ter humildade, estudar, e entrar devagar, colocando valores pequenos, que não te farão falta, e assim aos poucos ir pegando experiência.

Parabéns, está no caminho certo !

Muito boas as tuas observações também, @pedrocanella. Quanto mais eu estou lendo sobre esse assunto, mais interesses vem surgindo acerca desse imenso mundo da economia.

Coin Marketplace

STEEM 0.26
TRX 0.11
JST 0.032
BTC 63585.64
ETH 3035.86
USDT 1.00
SBD 3.84