Investimentos – Estou realmente pronto para começar?!

in #saldopositivo2 years ago (edited)

Se você já tem um bom controle e planejamento do teu fluxo de caixa mensal, disciplina para poupar, uma reserva de segurança na caderneta para cobrir gastos de emergência, não possui ou se livrou de todas as suas dívidas, então parabéns. Você está preparado para voos mais altos, e pronto para começar a investir. Teu objetivo agora é formar uma carteira diversificada de ativos de valor, a fim de ir acumulando riqueza, aumentando seu patrimônio a longo prazo.

Para isso é necessário estudo, perseverança, paciência, controle emocional e um pouco de conhecimento técnico para operar no mercado. Mas não é nada de outro mundo, lendo estes artigos você se tornará inteiramente auto-suficiente para cuidar você mesmo dos teus investimentos sem a necessidade de um consultor ou gerente, que invariavelmente vai cometer erros, e vai te cobrar caro para gerenciar teu dinheiro muito pior do que você mesmo seria capaz.

Quando iniciamos os estudos neste campo, tudo pode parecer muito complicado, e tanto a mídia, como as pessoas do meio econômico falam uma linguagem muito técnica, despejam números e índices para todo lado, e estão sempre obcecados com rentabilidade, dados contábeis e indicadores isolados. Tudo isto cria no leigo uma sensação de impotência e incapacidade, como se tivesse que estudar muito para compreender, e fosse necessário perder um enorme tempo para tal.

É imprescindível estudo, mas neste momento o que importa é entender os fundamentos e não números isolados, e se você tirar apenas 1 hora por dia para estudar, em pouco tempo vai adquirir as ferramentas teóricas necessárias, internalizar os conceitos e tudo ficará muito mais simples. A partir de então tuas análises com objetivo de tomar decisões e gerenciar sua carteira de ativos será muito rápida, principalmente por que o nosso foco será em uma estratégia ampla que independe do cenário econômico de curto prazo e é focada em objetivos de longuíssimo prazo.

Embora tecnicamente você esteja pronto, ainda é importante preparar um pouco mais o terreno no campo teórico, para evitar inúmeros erros comuns e recorrentes para quem está começando e que se não forem devidamente compreendidos, podem resultar em uma séria barreira para o acumulo de patrimônio e te impedir de sair da “corrida dos ratos” fazendo com que você jamais enriqueça.

Isto ocorre por que a mente humana não é dotada dos requisitos básicos para operar no mercado financeiro, pelo contrário, nossa mente, devido a fatores biológicos e também por influências externas, é fortemente influenciada por imediatismo e satisfações de curto prazo.

Além disto a mídia e os analistas ficam nos bombardeando incessantemente com notícias e informações que nos levam a ficar “girando” nossos investimentos, mudando de um para outro sempre buscando melhores rentabilidades, com frases do tipo: “Agora é a hora da Renda Fixa!”, “Fuja da bolsa”, “IBOV perde para CDI” para algumas semanas depois inverter: “Bolsa tem alta recorde!” “Viva de dividendos”, “Larguei meu emprego para ser trader”, etc. Muitas pessoas caem nesta cilada e são induzidas a migrar seus ativos, pagando taxas, corretagens, impostos e nunca deixando um dos fatores mais importantes agir que é o “Tempo” que você permanece em um bom investimento. Migrar é para os pássaros, um investidor de sucesso deve buscar permanecer o máximo de tempo possível em um bom investimento, pois o tempo é exponencial na equação do enriquecimento. Você só deve sair de um ativo se ele realmente se deteriorou em seus fundamentos e perdeu “Valor”

Então para começar dois pontos fundamentais: Você precisa compreender plenamente a diferença entre “Preço e Valor”, e se afastar da manada, isto é se afastar do burburinho da mídia, dos noticiários econômicos, e do senso comum, que estará sempre te lançando o canto da sereia, para que você gire teus investimentos e continue sustentando o sistema, o governo e os intermediários que se beneficiam toda vez que você paga taxas, corretagens e impostos. É necessário assumir a responsabilidade por gerenciar e tomar decisões por si mesmo caso contrário fica-se a mercê dos movimentos de manada. A manada embora na maior parte do tempo esteja certa, sempre está errada quando sai muito caro estar errado.

Por anos e anos fomos bombardeados em nossa mente por todo tipo de conceitos e padrões deturpados, e no momento é como se tivéssemos que passar por um longo processo de desintoxicação, para podermos “sair da caixa” nos afastarmos de todos estes bullshits e começar a pensar e a agir segundo nosso próprio pensamento. É sobre isto que vamos falar nos próximos artigos.

Leia mais em: Pedro Canella - Todos os Artigos

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Muito obrigado !!

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Quando se fala em investimento financeiro, eu acho que a gente pensa tanto... Mas tanto, que acabamos muitas vezes deixando as boas oportunidades passarem bem na nossa frente, haha!

Então, o ser humano sempre se sabota. Por isso se você continuar acompanhando minha série sobre Investimentos, vai perceber que a estratégia que venho propor é justamente criar um plano que independe do cenário econômico, e ao mesmo tempo te faz aproveitar as "oportunidades" sem você precisar "pensar", irá apenas seguindo o plano que traçou regularmente e investindo um pouco todo mês. Espero que goste.

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by pedrocanella from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, theprophet0, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.