Acumular Patrimônio - Por que devo Investir?

in #saldopositivo2 years ago (edited)

Por que devo Investir? Qual a importância de investir?

Para quem já investe esta pergunta parece sem sentido. Investir é gerenciar patrimônio para que este gere renda. E o objetivo é em algum momento poder começar a utilizar esta renda passiva para nosso próprio conforto e satisfação. Portanto é o que nos possibilita alcançar a tranquilidade, liberdade, e uma existência feliz, que nos proporcione mais tempo livre para o lazer e curtir as coisas boas que apreciamos.

Significa não passarmos necessidades, na época em que mais precisamos; a nossa velhice. Atingir a paz de não ter que se preocupar com a árdua tarefa do ganha pão de todo dia. Se esforçar somente por prazer e para se manter ativo, não por obrigação. E desfrutar da riqueza colhida através da poupança de anos e anos de trabalho durante nossa vida produtiva.

No entanto para a imensa maioria dos brasileiros investir não é um hábito. De um modo geral o brasileiro médio tem uma péssima educação financeira. Um dos motivos é que nosso país teve sempre uma economia conturbada e muitos anos de inflação galopante deixou as gerações em uma sinuca de bico: Se não gastassem o dinheiro do salário rapidamente, corria-se o risco dos produtos já estarem mais caros no dia seguinte, e a cada dia o valor do salário ir perdendo mais e mais o seu poder de compra. Isto gerou uma mentalidade de extremo imediatismo e curto prazo. Pouquíssimas pessoas poupavam ou tinham acesso aos instrumentos para tal.

Sendo assim nossos pais e avôs, dificilmente nos falavam para poupar e investir, diversificando e acumulando patrimônio em ativos de valor com objetivo de gerar renda passiva. Existem exceções mas a maioria dos conselhos que ouvíamos, estavam mais relacionados a estudar, se formar em uma boa faculdade, conseguir um bom emprego, escolher uma boa carreira, ser médico, advogado, engenheiro, etc. Ou fazer um concurso para um cargo público de prestígio. Eram muito bons conselhos, mas infelizmente, não suficientes.

Isto ocorre por que todas estas carreiras tem um teto. Você pode crescer na carreira, pode conseguir uma promoção, mas as promoções tem um limite do qual você não poderá mais subir. Se você é médico ou dentista, terá uma quantidade X de pessoas que consegue atender por dia e não poderá passar deste número. Ou seja você vende o seu tempo de trabalho em troca de remuneração, e mesmo que você ganhe bem, você raramente tem tempo de sobra.

Os mais bem sucedido são aqueles que conseguem montar um negócio próprio, um comércio, uma empresa ou uma clínica particular, pois começam a ganhar também em cima do tempo de outras pessoas, seus funcionários. Por outro lado estes empreendimentos são sempre muito mais arriscados e em muitos casos não vão vingar.

Assim, por mais que você trabalhe e se esforce e até ganhe muito bem, você nunca está totalmente tranquilo, pois se você parar o que faz, começará a ter dificuldades. Nunca te sobra tempo suficiente para outras atividades. Dá para ter uma vida satisfatória mas é como se você estivesse preso em uma corrida sem fim, um circulo vicioso.

Poderá ter muitos bens materiais, uma casa muito boa, mas por exemplo se te convidam para uma viagem de 1 semana, provavelmente você não poderá ir sem comprometer teus compromissos, tudo tem que ser muito bem planejado com antecedência e não será possível sair desta rotina sem voltar a sofrer algum stress e novamente ter que se preocupar em gerar renda ativamente. Isto no melhor dos cenários, pois a grande maioria passará grandes dificuldades e necessidades, já que a aposentadoria está cada vez pagando menos e a tendência é só piorar.

O segredo que quase ninguém nunca te falou, é que você deveria desde o início estar preocupado em acumular patrimônio e investir. Se todos os meses, desde o começo da vida produtiva o indivíduo tivesse esta consciência e separasse religiosamente uma parte de sua renda ativa para poupar, montando uma carteira de investimentos. E fosse, mês a mês, comprando ativos de valor, depois de 10, 20 ou 30 anos, ele teria um patrimônio considerável, que através do efeito dos juros compostos, poderia lhe prover uma renda passiva extraordinária, em muitos casos fazendo com que seu salário mensal parecesse um valor irrelevante, se comparado aos rendimentos provenientes da soma dos investimentos. De modo que ele só continuaria a trabalhar por gosto, por fazer o que ama, ou poderia diminuir o ritmo, buscar outras atividades mais prazerosas e começar a curtir mais a vida, e a família.

É sobre isso que vamos falar aqui. Como investir, como montar e gerenciar um portfólio de ativos de valor, diversificar bastante para minimizar os riscos, e dar passos firmes na direção desta liberdade e tranquilidade que só a disciplina de poupar aliada ao conhecimento dos bons investimentos podem trazer.

Leia mais em: Pedro Canella - Todos os Artigos

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by pedrocanella from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.