#DICIONÁRIO DA MÚSICA# - "Bel Baroni (BEL)"

in ptmusic •  29 days ago

O cenário da MPB não para de crescer e sempre está - agora mais do que nunca - se renovando ao conseguir trazer cada vez mais novos talentos para o seu reduto fonográfico. Um nome que vem conseguindo ganhar um espaço dentro desse campo de batalha é o da cantora Bel Baroni, uma carioca de musicalidade ousada que mescla um gênero tão admirado do povo brasileiro (MPB) com outros elementos ainda não tão populares, que é o caso dos tons eletrônicos e o Jazz.

Fonte: Divulgação (O Globo)

Além de cantora (que é ex-integrante dos grupos Mohandas e Xanaxou) BEL é compositora, percussionista, escritora, artista visual e produtora cultural (pois eh, ela definitivamente não é pouca coisa, heim?! haha!) e já vinha trilhando um carreira no mundo da música há algum tempo. No entanto, as coisas só começaram a melhorar recentemente após o lançamento do seu primeiro álbum.

Quando Brinca é o título do projeto, lançado em 2017. Nele, a carioca consegue imprimir diversas novas facetas ao clássico do MPB oferecendo criativas tonalidades musicais que são combinadas de forma eficaz a letras com teor forte, dentre eles: a relação visceral dela com a cidade onde vive, a sexualidade e o feminismo.

Após lançar o projeto, ela - no mesmo ano - foi responsável por dirigir dois vídeo clipes (para duas faixas específicas do álbum) e também realizou turnês pela Argentina e pelo Uruguai, ganhando assim, um pouco mais de notoriedade.

Fonte: Divulgação (Zona Sul)

Sua personalidade forte e desafiadora está impressa nesse álbum (que nasceu de uma necessidade de poder se expressar individualmente... assim, tenho mais liberdade para expressar o seu lado mais aberto, maduro e cheio de reflexão e voz ativa) através de diversas óticas.

Além da sonoridade ser ótima e fluir muito bem nos ouvidos (lembrando, por vezes, até uma vibe meio oitentista em algumas determinadas músicas) por ter uma harmonia muito bem trabalhada (e executada), a parte visual do trabalho é bem diferentona e abre margem para os mais variados tipos de interpretações, revelando-se um trabalho artístico rico que flerta com vários estilos e categorias.

Um bom exemplo para começar a conhecer o trabalho dela é essa apresentação:

[ Discografia ]

"Quando Brinca" (2017)

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!