[BLOG] Liberdade Negativamente Positiva: Liberais e Comunitaristas

in #pt6 years ago

Liberdade Negativamente Positiva: Liberais e Comunitaristas


Lá na faculdade, especialmente nas aulas de filosofia do Direito, a professora costumava dividir as linhas de pensamento jurídico como derivadas ou da tradição das ideias de Kant, os liberais, e os derivados do pensamento de Hegel, os comunitaristas.

Era muito comum ela nos contar que os liberais seguem uma linha de pensamento onde a definição de liberdade e a forma como a concretizamos é "negativa" e que os comunitaristas, por outro lado, seguiam a linha da liberdade "positiva".

Para quem não sabe, a liberdade negativa é aquela na qual você age dentro um determinado limite, limite esse que faz "fronteira" com o limite das outras pessoas, nenhuma interfere na esfera privada alheia, ninguém burla a liberdade dos outros, todos agem dentro do seu espaço, sem interferência externa. Você se mantém livre, portanto, enquanto ninguém interferir no seu espaço.

Você pode perguntar então: Porque os outros não tiram minha liberdade e de fato respeitam meu espaço? Porque na moral kantiana você trata a outra pessoa como um fim nela mesma, você a respeita porque o respeito é uma ação moral universalmente válida, tanto do seu ponto de vista como de qualquer outra pessoa. Age de modo que suas ações possam ser tomadas como princípios morais válidos para todos. Uma sociedade bem educada pode tomar para si esses princípios básicos da convivência humana e absorvê-los como uma linha de conduta a ser seguida, e novamente, sem precisar de interferência externa que as obrigue a fazê-lo.

A liberdade positiva dos comunitaristas parte do princípio que para você ser livre deve haver uma ação, não se trata mais de agir sem interferência externa, mas sim de você agindo para ser e manter-se livre. É diferente dos liberais na medida em que naquele você "fica parado" e neste você "se move" para atingir seu resultado, ser livre.

Na dialética de Hegel, todo o status quo possuí uma oposição, e quando estas duas forças se confrontam temos como resultado final uma síntese, que é uma "misturada das duas com um toque de coisa nova". Uma vez eu li um texto que questionava essa ideia e se perguntava até onde isso era visível no mundo contemporâneo, o texto argumentava que hoje a sociedade é complexa demais para dividirmos toda ela em duas frentes, como uma dicotomia.

Embora essas duas visões de liberdade pareçam muito diferentes entre si, e muitas pessoas escolham uma das duas para usar de lentes e interpretar o mundo através dela, a realidade é que ambas se aplicam, de forma complementar, no mundo real. Sim, para análises teóricas e construção de pensamentos dentro do universo da filosofia, é perfeitamente tranquilo adotar uma e prosseguir daí, mas se quisermos produzir um resultado prático e que de fato seja aplicável ao mundo real, para a construção e desenvolvimento de um modelo sólido de gestões e organizações sociais, devemos compreender que a ressignificação de ambas as teorias e a união delas em um único modelo de aplicação prática é essencial.

Eu vou agir tanto de forma a manter minha liberdade individual como também respeitando o espaço alheio, vou garantir que minha liberdade seja mantida intacta tanto aplicando os princípios morais de repeito e bloqueando interferências externas como também irei agir em prol das liberdades das outras pessoas, porque embora o individualismo seja um elemento importantíssimo do progresso econômico, devemos também ter uma consciência de comunidade (já que ninguém produz sua lasanha e seu Netflix sozinho no quintal de casa), pois com uma comunidade forte de indivíduos livres, como eu exemplifico melhor em outros posts (Post 1, Post 2, Post 3), haverá um progresso e uma estabilidade garantidas.

Sort:  

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Boa, @thomasmmaker! Eu nunca me identifiquei 100% com alguma ideologia, vejo aspectos positivos e negativos em todas elas. Hehehehe! Saberia dizer qual modelo os países do norte da Europa adotam? Parece-me mais coerente conciliar liberdade, garantia de direitos e regular um pouco a economia para evitar abusos, o que achas? Obrigado por compartilhar ;)

Que bom que curtiu, @casagrande ! Eu também não me identifico apenas com uma ideologia, tanto que se fosse pra me "auto classificar" seria algo do tipo: Liberal anarquista comunista utópico monarquista libertário conservador hahah ;D
Respondendo a sua pergunta, o norte da Europa esta mais para o lado comunitarista, especialmente com as políticas sociais democratas. Embora eles sejam países com uma boa liberdade econômica, eles também tem essa preocupação com políticas de bem estar social, que são apenas possíveis graças às riquezas trazidas por essa liberdade econômica! Mas assim, melhor perguntar pra alguém que saiba mais da situação desses países específicos, eu sei bem por cima hahah :)

O pensamento jurídico é algo que eu realmente tenho certos problemas de entender, principalmente depois que eu li o livro A Lei de Bastiat, e percebi o quão corrompida a lei está, e como os alunos do direito possuem uma certa dificuldade em entender.
Eu uso a praxeologia de Mises e a forma direta de Bastiat para conseguir fazer minha linha de raciocínio, onde cada vez mais percebo que tende a liberdade e mais longe da igualdade.

Concordo com você quando diz que e lei esta corrompida e os alunos de Direito não estão totalmente capacitados para perceber o quando fundo vai essa questão. Nas faculdades de Direito somos doutrinados a pensar que a sociedade criou o Estado de forma voluntária através de um "contrato" consensual" e entregaram parte de sua liberdade a esse Estado para que ele, de forma benevolente, tomasse conta e atendesse às necessidades das pessoas. Somos doutrinados a pensar que é perfeitamente normal uma entidade artificial cometer os absurdos que comete em nome do bem estar social.
O problema é que tudo isso é absurdamente utópico e vai ao oposto do que deveríamos estar realmente buscando, que é uma sociedade descentralizda onde não precisamos de ninguém podando nossas liberdades, uma sociedade onde os seus integrantes são capacidatos, educados e éticos o bastante para saber que devem, por si só, cooperar para a manutenção da comunidade a qual pertencem!

Muito bem explanado os pontos amigo, também estou no meio termo onde consegue-se abraçar o que se (considera) ter de melhor de cada visão de mundo sem cegar-se por algum viés. Tenho muito pouco conhecimento em Hegel e Kant, porém ambos estão na lista para meus estudos, é questão de tempo. Valeu por abrir um pouco o assunto! Continue com posts assim! :)

Falou tudo, amigo! Deixe sim ambos os autores em sua lista de estudos, vale a pena conferir e comparar os pensamentos de ambos tanto com autores mais contemporâneos como de tempos mais anteriores! Valeu! :D

Coin Marketplace

STEEM 0.31
TRX 0.11
JST 0.034
BTC 64332.82
ETH 3146.25
USDT 1.00
SBD 4.17