Trotinetas eléctricas

in #pt2 years ago

Trotinetas eléctricas. E é "trotineta", não "trotinete". Eu sempre dizia "trotinete", mas fui ver e diz que a forma correta é "trotineta", tal como é correto dizer "bicicleta" e não "biciclete". Eu vi isto na internet. Se calhar, nesse caso, devia ser "interneta". Mas ok, a palavra não é portuguesa. Se fosse portuguesa, seria "interneta". Ou "interneto". Não, se fosse "interneto", vinham logo as feministas radicais a indignar-se que é uma palavra masculina e isso é machismo. Assim, é melhor "internet". Fica logo "gender neutral", ou lá o que inventam agora. Já não se percebe nada disto dos géneros, mas isso é para outro episódio.

Recomeçando: trotinetas eléctricas. Mas que praga esta que apareceu. Bem, as chatices, indignações e irritações sobre este assunto já não são novidade para quem mora ou trabalha em Lisboa. Só que eu, que nem vivo nem trabalho em Lisboa, não tenho tido noção da situação. Agora tenho, porque começaram a operar na Margem Sul. Por isso, eu vou falar da minha realidade recente, que é esta moda das trotinetas elétricas nas freguesias do concelho do Seixal.
Para quem não está a par, há empresas que têm estacionadas por toda a Lisboa várias trotinetas elétricas em que cada pessoa pode usar para se locomover, bastando para isso usar uma aplicação para desbloquear esse transporte e poder andar. E paga por isso, é claro. Não sei bem como funciona porque nunca usei e nem vi como é a aplicação. Mas é basicamente isso.
As poucas vezes que ia a Lisboa, via pessoal jovem a andar naquilo, muitos estudantes até. Mas o que me indignava era ver várias trotinetas caídas no chão, outras praticamente no meio da estrada. Mas pensei: "Isto só mesmo em Lisboa." Pois, só que agora veio parar à minha zona.
Comecei a ver jovens e crianças a andar nessas trotinetas. Sim, crianças. Algumas eram os pais que ativavam a trotineta e lá ia o filho brincar com aquilo (os pais deviam fazer isso para não ter de aturar o filho, quase de certeza). E já vi crianças de 5-6 anos, de telemóvel na mão a ativar aquilo!!! Quase bebés!!!
O que é curioso é que, o pessoal idoso, que tem mais dificuldade em se locomover e teria ali uma boa ajuda, não usa as trotinetas. Andam a pé. Os jovens, que têm energia, usam todos aquilo... e usam para brincar. Sim, porque é frequente vê-los a dar voltas na praceta. É para isso que as empresas criaram esse negócio? Bem, eles estão se pouco importando. Desde que dê dinheiro. E no Seixal está a dar, de certeza absoluta.
Mas aqui está a irritar bastante. Não só se vê criançada a usar aquilo na brincadeira, como deixam as trotinetas em qualquer lado. E pode-se fazer isso? Eu fui verificar quais as regras de utilização das trotinetas, a ver se estavam a ser cumpridas. Encontrei, por exemplo, num site com publicação de 2019, as seguintes regras:

"Não sendo necessária carta de condução para conduzir uma trotineta elétrica, os seus condutores têm de ter mais de 18 anos, além da sua obrigação de cumprir as regras de trânsito - o que implica saber o Código da Estrada."
Mais de 18 anos é precisamente o tipo de pessoas que NÃO vejo usarem a trotineta. Como disse, vejo jovens e crianças!!! Aqui no Seixal é mais usado por idades entre os 5 e os 16 anos.
E quanto a saber o código da estrada... Crianças e pitalhada? Alguma vez? Qual código? Qual estrada?

Outra regra:
"Sempre que se deslocarem de trotineta, têm de se fazer acompanhar do cartão de cidadão e não podem dar boleia a outras pessoas. As trotinetas só podem transportar uma pessoa."
Mais uma vez, crianças com cartão do cidadão? Não me parece. E quanto a pessoas a usar, é mais que comum ver condutor e passageiro na mesma trotineta. Ele é casal de namorados, ele é 2 putos na brincadeira... Qual 1 pessoa?

"É obrigatório respeitar todas as regras de trânsito"
Não respeitam. Andam em qualquer lado, no meio da estrada, passeio, contra-mão. Só falta dentro de centros comerciais.

"Não podem ultrapassar os 25 km/hora"
Já vi picanços de trotinetas.

"Não é permitido circular em passeios, apenas em ruas e ciclovias"
Também não cumprem. Nos passeios é a toda a hora.

"Não é permitido o uso do telemóvel ou auriculares durante a condução"
Já vi miúdas a usar o telemóvel na trotineta. Mas também, elas usam o telemóvel quando atravessam a estrada, quando andam de bicicleta, quando conduzem carros,... E depois há acidentes... com culpa do homem.

"Nas cidades onde circulam trotinetas elétricas existem os chamados hotspots, nome dado aos locais onde elas ficam estacionadas quando ninguém as utiliza."
Ainda não vi nenhum hotspot. Aliás, o hotspot é a cidade toda.

E é isto. Regras aqui não são para cumprir.
E depois li que quem não cumprir estas regras poderá a vir a pagar uma multa que pode chegar aos 300€. A polícia, o governo ou sei lá quem fica com o dinheiro, poderia enriquecer com isto. Mas não. Preferem multar situações que não fazem mal a ninguém. Um carro que não pagou o seguro a tempo está a prejudicar as pessoas à sua volta? Não. Mas a polícia multa logo (aconteceu comigo). Um carro sem uma luz de pisca está a prejudicar as pessoas à sua volta? Não. Mas a polícia multa logo. Agora, alguém que deixa uma trotineta no meio da estrada, junto a carros ou anda em alta velocidade nos passeios, está a prejudicar as pessoas à sua volta? Está. E muito. E a polícia multa? Não.
-"Ah, agora como vou saber quem deixou a trotineta na rua? Tenho de ver numa aplicação? Iiii, isso dá muito trabalho. Deixa-me aqui comer o meu donut e beber o meu cafézinho que estou bem."

Esta ideia das trotinetas até é uma boa ideia. E a empresa que o criou, fê-lo com boas intenções. Mas, como sempre, vem o povo e estraga tudo.
Epá, isto deve ser da idade, mas cada vez mais me irrita o ser humano. O povo não sabe se comportar, é burro, é porco, é mal-educado... é uma merda. Quantas vezes acontece haver boas ideias e depois vem o povo e estraga tudo? Quantas vezes vi iniciativas de se fazerem espaços verdes, parques, coisas boas para a comunidade e depois vem o povo e rouba coisas, grafitta, estraga e sei lá mais que merda lhes passa na cabeça de merda? Estou a ficar cada vez mais farto de viver com pessoas. Qualquer dia bazo daqui. Mas não será numa trotineta eléctrica, porque, provavelmente estarão todas ocupadas com crianças a fazerem corridas no passeio.

Versão podcast disponível em:
iTunes - https://itunes.apple.com/pt/podcast/baboseiras/id1291717785
Spotify - https://open.spotify.com/show/4mHPfd4LfKEiccybUevchR
Anchor FM - https://anchor.fm/baboseiras

image.png

Coin Marketplace

STEEM 0.26
TRX 0.11
JST 0.032
BTC 63585.64
ETH 3035.86
USDT 1.00
SBD 3.84