Pessoal Português! que fala ou percebe...

in #pt5 years ago (edited)


Imagem providenciada por handluggageonly.co.uk

Mas quem é este gajo? 🤣

Bem... já estamos a começar mal... quem sou eu? a sério? então mas, eu que já ando nesta porra (e isto é Português de Portugal... não confundir ok? 🧐) à 6 anos e só agora é que me dirijo ao povo que fala a minha língua Nativa?

@forykw, és uma nódoa... =)

Não tens vergonha nessa cára de não saber partilhar coisa tão importante, chamada #blockchain, mais cedo?!!

EU? Tenho... 😜 mas não me ralo! 😂 Hehhehe

Agora é que é...

Ora bem, vamos começar (o corrector ortográfico aqui sugeriu COMER em vez de COMEÇAR) pelo ínicio. LOL

Infelizmente já começei tarde nesta coisa do blockchain... por volta do fim de 2013. E desde então foi um carrocel de emoções. Começou no famoso bitcoin, depois litecoin... depois qualquer coisa coin... e depois chegou o Álcool! ?? 😅 🤔

A evolução!

Quer quizer... o Ether... Eu no inicio chamava-lhe o Álcool. Mas antes do dito senhor ou por volta da mesma altura (já não me lembro ao certo) veio este gajo chamado Daniel Larimer mandar umas ideas de Identidate que formou um nova communidade completamente descentralizada na technologia. Com isto lançou o Keyhotee em 2014 onde a minha aventura começou realmente. Ainda tenho a minha public key (7W73zQHPmKuApHzzNzRVzq8FScdDd65UpMyVbxhoeYXGCQ4mdC) para quem quiser relembrar até à altura das ProtoShares, que mais tarde se tornaram as BitShares.

Depois do grande Ether fazer furor em 2015, as BitShares perderam a corrida... e foi então que o Daniel começou o Steem em 2016. Uma corrida louca quando as "altcoins" estavam a explodir como pequenos vulcões que nem sempre davam em alguma coisa. Era a completa loucura do ladrão e do roubado! Mas onde muita gente aprendia lições super valiosas.

Muitas continuaram e continuam a ser "coins" activas, mas se não tiverem pelo menos 0.00001% do valor que tinham à 3 anos atrás, então já não devem ir a lado nenhum.

Ainda me lembro quando as FPGAs (Field Programmable Gate Array) começaram a ser utilizadas para minar Litcoin... numa tentativa de fazer o algoritmo que na altura era considerado impossivel de minar usando ASICs... uma nova realidade que veio a ser para muitos fabricantes de "miners", uma aventura muito lucrativa. Muitos "scams" e falcatruas pelo caminho vieram abanar a estabilidade de umas das moedas que mais fez frente ao Bitcoin, no entanto é uma das que ainda vigora no top 10. Agora com taxas muito altas até nos próximos meses fazer o chamado "halving".

Onde é que eu andei?

Neste tempo todo, e principalmente à volta de 2014/15, que foi quando me mudei para a Nova Zelândia, não andei a fazer grande coisa no crypto. Adicionalmente, como andava ainda na loucura do "começar das coisas", facilmente me distraía com muitas parvoíces que não tinham importância nem valor.

Depois de assentar entrei para o STEEM em 2017 e desde então a minha actividade tem sido mais ou menos regular expandindo por vários domínios neste mundo da crypto.

O que sei fazer...

Eu sou principalmente um bom observador e sei testar quase tudo. Sou um investigador por natureza (gosto e sei procurar a verdade das coisas) e a minha área é HPC (High Performance Computing), onde trabalho actualmente. Contudo a minha carreira começou em Engenharia Electrotécnica e passei 7 anos a trabalhar para a famosa companhia internacional IBM em serviços e suporte, no qual fiz amigos que nunca esquecerei. Uma belíssima família que ainda hoje me rodeia e gosto de conviver com. Voltava a fazer o mesmo se pudesse.

Por isso, e de forma geral, os meus skills vão desde suporte téchnico até quase vendedor... passando por um misto de arquitecto com lider de equipa e investigador.

Porque é que ainda trabalho em HPC?... não sei bem explicar... apenas adoro isto. É uma das poucas áreas em que não existe realmente standards para muitas das coisas, e o objectivo é sempre optimizar para o melhor desempenho possível, tendo em conta as coisas do dia actual de IT, tais como: segurança, robustês, disponibilidate, salvaguarda, reproducibilidade, etc...

Como actividade do dia comum, o meu trabalho é muito fácil de explicar... E dizem vocês... então o que fazes? Tudo! (tudo em IT). Desde saber programar, instalar, configurar, debug, analysis, troubleshooting, hardware, etc.. etc.. etc... HPC éra assim... mas aos poucos está a mudar. Cada vez mais se perde aquela valiosa pessoa que sabe fazer quase tudo, e claro, porque o mundo do IT é cada vez mais complexo e extenso, tornando-se demasiado complexo para ser adoptado numa coluna só.

Porque nunca começei nada em cryto??

Bem... não vou comentar muito sobre isto, mas digamos que já tive os meus "testes"... e "brincadeiras". Agora, e na minha área de interesse, quero dedicar-me a uma continua aprendizágem e um dia quem sabe formar uma actividade que dê algo de útil ao mundo. Já existiu recentmente uma tentativa do mesmo com a @eosoceania mas que face ao tempo disponível e forma como iniciámos, não pôde continuar como actividade lucrativa e está por isso em standby... A equipa ainda existe mas está focada em outras actividades de caractér pessoal.

Já fui witness no STEEM mas por motivos de custos do hardware, não pude continuar. Quando as SMTs chegarem poderá ser que volte à carga. Talvês formar equipa com outras witnesses, quem sabe...

O que gostas mais na crypto?

Sendo uma pessoa que gosta muito de experimentar e de ser um incasável "troubleshooter", a razão pela qual ainda continuo nestes mundos é simplesmente porque adoro descobrir! Adoro a technologia seja ela qual for. Adoro andar perto do "desconhecido" e tentar coisas novas ou parvas. Simplesmente gosto de brincar com o futuro. E de estar o mais bem preparado para a juventude que vem lá.

Se alguém alguma vez me der uma máquina do tempo, não digam depois que não vos avisei! 🤣 😁 😈

Ainda penso nessa coisa do "um dia vou ser rico com isto"?

Naaah... era uma coisa do passado e uma ilusão para muitos que pensaram que era fácil. Para os ladrões e criminosos claramente muito apetecível e em que eu conseguiria facilmente fazer o mesmo. Mas acho que não é algo bom para a sociedade e que a longo prazo me traga estabilidade nad vida, por isso, não... não sejam um "scammer" ou tentem roubar só porque pode e é as vezes fácil. Nada de bom vais trazer a ti e à tua volta.

Até Já!

Com esta quase rarefeita auto-biografia, me despeço para já... e que o mundo da technologia te motive se fores uma pessoa que está a começar a vida. Uma coisa eu sei agora... se tivesse agora a começar a faculdade, iria ser MUITO diferente! A faculdade é uma seca... sabem porquê? porque os professores estão muitas vezes lá para nos ensinar... e eu acho que na veradade deveria ser ao contrário... os alunos é que deveriam ensinar os professores... não porque sabem mais do que eles, mas porque toda a criatividade que este mundo tem é deles que vem! Dos novos! Não dos velhos! Por isso se existe alguem que tem que ensinar... são os alunos! Os velhos apenas estão lá para nos guiar...

Sort:  

Thanks for using eSteem!
Your post has been voted as a part of eSteem encouragement program. Keep up the good work! Install Android, iOS Mobile app or Windows, Mac, Linux Surfer app, if you haven't already!
Learn more: https://esteem.app
Join our discord: https://discord.gg/8eHupPq

Congratulations @forykw! You have completed the following achievement on the Steem blockchain and have been rewarded with new badge(s) :

You published more than 450 posts. Your next target is to reach 500 posts.

You can view your badges on your Steem Board and compare to others on the Steem Ranking
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

To support your work, I also upvoted your post!

Vote for @Steemitboard as a witness to get one more award and increased upvotes!

Ta tudo cheio de erros.. pensava eu que tava a usar o corrector... mas afinal não. Lol

Posted using Partiko iOS

Hi @forykw!

Your post was upvoted by @steem-ua, new Steem dApp, using UserAuthority for algorithmic post curation!
Your UA account score is currently 3.601 which ranks you at #6223 across all Steem accounts.
Your rank has dropped 6 places in the last three days (old rank 6217).

In our last Algorithmic Curation Round, consisting of 135 contributions, your post is ranked at #123.

Evaluation of your UA score:
  • You're on the right track, try to gather more followers.
  • The readers like your work!
  • Try to work on user engagement: the more people that interact with you via the comments, the higher your UA score!

Feel free to join our @steem-ua Discord server

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.15
JST 0.030
BTC 65266.27
ETH 2639.14
USDT 1.00
SBD 2.84