É possível perdoar? O perdão liberta?

in #pt7 years ago (edited)

Hoje eu ouvi a frase "Perdoar é se libertar". Não entendi o contexto dessa frase, fiquei pensando...

Vou ir ao extremo agora.

Você perdoaria o assassino de um ente querido?


Pixabay

Imagine que você está no velório de um ente querido, que teve o celular roubado e logo em seguida foi assassinado, sem motivos aparentes, o cara roubou o celular e logo em seguida deu um tiro.
Na esperança de se redimir do "erro", o assassino aparece para pedir perdão. O que você faz?


Pensou? Lembrou da frase "Perdoar é se libertar"?

Bom, se você lembrou, eu não iria lembrar, eu iria ter vontade de matar o cidadão. Sou totalmente contra a violência, mas tudo tem o seu limite.

É possível perdoar? O perdão liberta?

Na minha opinião tem dois tipos de erros:

  • Tipo inocente: que são erros de quem está aprendendo, uma brincadeira entre amigos, tipo tirar sarro do time de futebol... são erros que não causam mal a ninguém, são erros que até fortalecem as pessoas a viverem em sociedade, aprendendo e se vinculando às pessoas, esses são facilmente perdoáveis.

  • Tipo falta de caráter: são erros que prejudicam as outras pessoas, expõe à situações vexatórias, são previamente calculados... vou citar aqui o assassinato, a traição, o roubo... esses mostram um desvio de caráter, uma pessoa cruel, que não é possível manter um convívio social . Esses não tem perdão.

Perdoar é esquecer?

Não. Perdoar é somente uma maneira de continuar a sociedade, é uma maneira de pensar (eu te perdoo só por que não quero aguentar as consequências). Aqui entra as leis jurídicas, para afastar o mal feitor da sociedade. Eu te perdôo sim, mas você vai pagar pelo mal que fez!

Sort:  

Cheguei numa fase que já não coloco essas duas questões. Nem sempre nos é possível perdoar e esquecer acho até ruim. Também já não tenho paciência e nem tempo a gastar com grandes perdões. Um adeus basta e ficam todos bem (distantes). ;)

O que não tem solução, solucionado está ;)
Viva a borracha!!! :)

Como dizia Glória Pires... "Não sou capaz de opinar."!
Brincadeira! 😄😄😄
Acredito que o perdão, diante da situação que se faça necessário, não é algo instantâneo, mas conquistado com o tempo.
Às vezes há um esforço dentro de quem pensa em perdoar, mas não consegue de imediato. Até porque ferida aberta causa dor, né? O tempo faz cicatrizar, faz fechar, faz virar apenas uma marca e toda vez que olharmos para a marca, vamos lembrar de quem a causou. Mas, será cada vez menos dolorido lembrar. Aí vem a questão do perdão conquistado por quem o espera.
Tem várias pessoas que eu não sei se perdoei por situações que antes me dava mais raiva de lembrar. Se eu não vejo a pessoa, pra mim está tranquilo. Eu acredito que consegui perdoar, só não quero os "embustes" por perto de novo!😄😄😄

Nosso cérebro é surpreendente. Coloca cada um no seu cantinho de merecimento, alguns ficam no baú do esquecimento.

Post de psicólogo parece uma teia de aranha. Você evita falar coisa, quando vê, falou! kkkk

kkkkkkkk tem o sigilo.

Não seria interessante realizar consultas recebendo pagamento em Bitcoin?

Se eu tivesse um local para trabalhar seria sim, mas montar uma clínica não compensa.

Proponho a ideia de começares como Psicólogo à domicílio, ou num café, uma livraria...! Eu nem sei se isso fica dentro da Lei do sindicato de vocês, mas algumas pessoas, tipo eu, tem pavor de consultório.
Tá aí... Se tu morasse perto eu te pagava com bitcoin! hahaha...

seria anti ético atender em um café, livraria...

Parabéns, seu post foi votado e compartilhado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Leia os filósofos estoicos e você mudará sua perspectiva. Perdoar é importante porque o rancor gera um desgaste mental e emocional que impede você de ser feliz. Perdoar é como saldar dívidas.

Acredito e o tempo tem me mostrado que cada caso é um caso.

Acredito que tudo vai da situação, do momento, e das pessoas envolvidas.

Ninguém deveria ser forçado a perdoar ninguém, nem deveria haver julgamentos para quem perdoou.

Deveríamos também tomar cuidado ao muitas vezes julgar quem perpetrou o ato, e que necessita de perdão, pois certos julgamentos e posturas em exagero também não é uma boa coisa, pois em certos momentos as pessoas fazem coisas, até mesmo terríveis, sem reflexão ou de momento. E pagando por aquilo ou não, acabam mudando e tendo que viver com aquilo pro resto da vida, precisando de serem perdoadas.

Com certeza também temos aqueles e aquelas que fazem na maldade, se puderem fazem novamente, e novamente, etc., e esses sim, não merecem perdão... Mas curioso que geralmente são os que vivem mais livres...

Repito, acredito e o tempo tem mostrado que cada caso é um caso...

Resumiu tudo
"Acredito e o tempo tem me mostrado que cada caso é um caso.

Acredito que tudo vai da situação, do momento, e das pessoas envolvidas."

Pronto! Meu post deveria ser assim!

Não sei se deveria ser assim, é interessante ver seu ponto de vista, talvez ele seja necessário para que certas coisas não fiquem impunes... tem quem tenda a relativizar demais e achar que tudo deve ser perdoado, e talvez esse não seja o caminho. Quem sabe um dia como humanidade encontremos um equilibrio e nessa e em outras questões... Grato pela resposta!!

You got a 1.71% upvote from @postpromoter courtesy of @belzunces!

Want to promote your posts too? Check out the Steem Bot Tracker website for more info. If you would like to support the development of @postpromoter and the bot tracker please vote for @yabapmatt for witness!

A minha resposta a um assassino cruel a alguem da minha família seria "VIVA E SOFRA" eu não consigo ser boazinha não da.

Coin Marketplace

STEEM 0.16
TRX 0.16
JST 0.031
BTC 59214.59
ETH 2524.82
USDT 1.00
SBD 2.48