A Teoria do Conhecimento na Filosofia #1

in philosophy •  2 months ago

Teoria do conhecimento é historicamente uma das matérias mais importantes da Filosofia e atualmente importante em outras áreas de estudo.

Comumente chamada por “gnosiologia”, palavra de etimologia grega, vinda das palavras “gnosis” (conhecimento) e “logos” (que nesse caso se refere a estudo), ou seja, um estudo geral do conhecimento. A palavra epistemologia também é muito utilizada, mas por vezes de forma equivocada, já que a palavra se relaciona originalmente da também grega “episteme” (conhecimento de natureza científica).

A teoria do conhecimento nada mais é do que a relação entre sujeito e objeto, ou seja, a relação entre o sujeito que deseja conhecer e o objeto a ser conhecido ou objeto de estudo. Além disso, é a investigação acerca da possibilidade de conhecimento, sobre a origem deste conhecimento, sobre suas origens e sobre seus valores.

Estes questionamentos são tão velhos quanto a própria Filosofia, mas nem sempre a Teoria do Conhecimento foi um pilar central dessa matéria, mas por volta do século XVII, com a emergência da ciência moderna, passou a ser um dos seus pilares, muito disso se deve a René Descartes (1596-1650) e John Locke (1632-1704).




René Descartes (1596-1650) - Fonte: CCO - Wikipédia - After Frans Hals

John Locke (1632-1704
John Locke (1632-1704) - Fonte: CCO - Wikipédia - Godfrey Kneller



Basicamente, ela é dividida em quatro partes, que explanarei com maiores detalhes em textos futuros, três delas possuem correntes que tentam explicar seus questionamentos, são elas:

I. O conhecimento como problema;

II. Origem do Conhecimento;

III. Essência do Conhecimento;

IV. Possibilidade do Conhecimento.

Além disso, o conhecimento humano geralmente costuma ser divido em quatro áreas ou se preferirem, em quatro tipos de conhecimento. Estes tipos de conhecimento são perceptíveis por três elementos, o sujeito, que é quem conhece, o objeto, que é o estudado e a imagem, ou seja, a representação que o sujeito criou acerca daquele objeto.

“O conhecimento apresenta-se como uma transferência das propriedades do objeto para o sujeito”. (RUIZ, João. Metodologia Científica).

Imagem Ilustrativa
Fonte:Pixabay


Os quatro tipos de conhecimento são:

  • Conhecimento Empírico:

    É o conhecimento dos fatos, ou seja, das coisas que aconteceram ou estão acontecendo. Por exemplo: se alguém me diz que agora está chovendo no Guarujá, vou até a janela e vejo, se chove, comprovo de forma empírica que tal fato é, se não chove, não é fato empírico. Se falo que Hitler foi um fascista e que determinou a morte de milhares de judeus, isto é um fato empírico.

  • Conhecimento Científico:

    Aqui é que entra a epistemologia, é um conhecimento empírico “melhorado”, ou seja, trabalha com leis, teorias e fatos. É o último tipo de conhecimento estabelecido, trabalha com regras que foram falseadas e são imutáveis, que são as teorias ou as leis, principalmente estas últimas, pois as teorias ainda podem ser mudadas, negadas ou melhoradas. A lei da gravidade por exemplo, é imutável em todo o Universo e pouco provável que seja modificada, já a Teoria da Evolução Natural de Darwin e Wallace, pode ser mudada ou alterada a qualquer momento de acordo com mudanças nas leis do Universo.

  • Conhecimento Filosófico:

    Este tipo de conhecimento é o mais curioso de todos, pois ele não se baseia em fatos, sejam eles comprovados, falseados ou místicos, o conhecimento filosófico se baseia na interrogação, na dúvida, no questionamento, ou seja, nada do que está aí é uma verdade universal e tudo pode ser diferente do que é ou de que se imagina ser. Mas para esse tipo de conhecimento “dar seus frutos”, ele precisa estar aliado a ciência, pois se for relacionado a metafísica, concordo com Bertrand Russell, é uma ciência de nada.

  • Conhecimento Teológico:

    Como o próprio nome diz, é o conhecimento baseado apenas na fé e aceitação de axiomas teológicos professados por diversos tipos de religiões ou crenças distintas, que vão de um criador absoluto de tudo até uma vida após a morte. O objeto principal do conhecimento teológico é a tentativa de comprovação de um ser criador de todo o Universo, inclusive se utilizam de um título posto por Aristóteles em sua metafísica, “O Primeiro Motor”, várias traduções deste livro estão equivocadas, Aristóteles nunca postulou “deus”, ele nem “existia” em sua época, a Grécia era uma Pólis Politeísta. Por fim, o conhecimento teológico nada mais é que o conhecimento do que queremos que aconteça ou do que queremos que a vida seja, enfim, nada real, apenas subjeções surreais.

Por fim, o conhecimento empírico, em sua forma popular é amplamente confundido com o conhecimento teológico, pois se uma pessoa, por exemplo, fala algo que acontece, aquilo é dedicado ao empirismo, sendo que não é, não passa de uma coincidência.

Em breve escreverei novos textos com as correntes do conhecimento e as teorias ou hipóteses de alguns autores relacionados a cada uma.


Autor: Márcio Costa

Filósofo - Professor de Filosofia

Steemit: https://steemit.com/@demokratos / https://steemit.com/@antigourmet

Imaginário Virtual

Apoio:

@brazilians:

Dúvidas, críticas ou sugestões sintam-se a vontade para deixar nos comentários! Participações são recompensadas como voto acima de 0.1 STU!


Editor: Matheus Guimarães Gomes Rangel- Médico - R3 Psiquiatria SMS Rio de Janeiro - CRM-RJ: 5295376-8


Sponsored ( Powered by dclick )

dclick-imagead


Originally posted on Imaginário Virtual. Steem blog powered by ENGRAVE.

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Sensacional, claro, objetivo e esclarecedor, sinceramente, acredito que você e o @antigourmet poderiam fazer uma apostila ou até mesmo livro com textos como esse, daria um baita material de leitura e estudos! Fica a ideia no ar! Vou dar uma cutucada nele também com essa ideia Hahah :D

·

É uma ideia, penso que nada pode ser descartado @thomasmmaker.

·
·

!tip 0.2

Obrigado pela participação!

·
·

🎁 Hi @antigourmet! You have received 0.2 STEEM tip from @imagemvirtual!

Check out @imagemvirtual blog here and follow if you like the content :)

Sending tips with @tipU - how to guide :)

·

@thomasmmaker ainda tenho muito a aprender em concisão e objetividade, sem perder a qualidade como o @antigourmet. Mas quem sabe? As mídias podem ser utilizadas de diferentes formas. Hoje em dia fazer um e-book é muito mais fácil. Uma boa ideia para ficar no ar. Primeiro que construir uma rede auto-sustentável aqui. Obrigado pela participação!

·

!tip 0.2

Obrigado pela participação!

·

🎁 Hi @thomasmmaker! You have received 0.2 STEEM tip from @imagemvirtual!

Check out @imagemvirtual blog here and follow if you like the content :)

Sending tips with @tipU - how to guide :)

Excelente trabalho, que exigiu muito esforço de sintetização sem sofrer na sua inteligibilidade.
Nada teria a acrescentar, pelo que vou sair um pouco do fio do pensamento do artigo para refletir sobre o paralelismo entre a história do conhecimento e o estado de desenvolvimento e da prosperidade social.
O conhecimento da inteligência coletiva de uma sociedade ou é totalmente partilhado e público , ou então ele é propriedade privada e não é partilhado, e é usado para criar poder e riqueza para alguns que a já possuem.
Carl Sagan desenvolveu esta teoria, dando-lhe uma periodicidade de alternância de 400 anos, em que a sociedade esconde o conhecimento do público dando origem a uma era de trevas, e quando o conhecimento é partilhado a sociedade floresce, com uma maior equalidade de distribuição da riqueza.
Ele lembra o incendio da biblioteca pública de Alexandria, terminou uma era de prosperidade social, pois a queima dos livros trouxe á humanidade uma idade negra e de declínio.
A igreja católica na idade média coincide também com o conhecimento vedado a todos e apenas disponível para alguns priveligiados que investidos desse poder foram escrevendo a História exclusivamente com a sua visão, e dominaram totalmente as massas usando o obscurantismo, como uma venda que impede de ver a realidade.
Acho que estamos a chegar ao fim do processo de decadência duma sociedade que privatizou o conhecimento e imobilizou o desenvolvimento social, cujo fim começou com Linus Torvald e a "conspiração" do "open-source ", o regime da anarquia no ciberespaço, e o blockchain que vai permitir o triunfo da descentralização, com os novos conceitos de criação coletiva partilhada.
Espero que estes pequenos Davids consigam vencer o Golias na batalha mais importante para o futuro da humanidade e do planeta.
E venham mais posts de "balas de consciência humana" da filosofia como uma arma de guerra pacífica para dissolver o sistema.

·

Exatamente isso, perfeito teu comentário @charlie777pt, penso que estamos vivendo o início de uma mudança universal, e, para os imperialistas, o grande inimigo agora não é mais o comunismo, mas sim a internet, pois nela se propaga o conhecimento, coisa que tanto temem.

·
·

!tip 0.2

Obrigado pela participação!

·
·

🎁 Hi @antigourmet! You have received 0.2 STEEM tip from @imagemvirtual!

Check out @imagemvirtual blog here and follow if you like the content :)

Sending tips with @tipU - how to guide :)

·

Compartilho do seu comentário completamente. Uma articulação incrível do @antigourmet. Falei com ele a mesma coisa, não tinha nada a acrescentar ou questionar. O texto diz por si só. Obrigado pela complementação e participação!

Posted using Partiko Android

·
·

!tip 0.2

Obrigado pela participação!

·
·

🎁 Hi @matheusggr! You have received 0.2 STEEM tip from @imagemvirtual!

Check out @imagemvirtual blog here and follow if you like the content :)

Sending tips with @tipU - how to guide :)

Depois de ler esse post (que ficou extremamente detalhado... muito bom MESMO!) eu só consigo pensar em uma coisa: Como diabos querem excluir Filosofia da grade curricular do Ensino Médio?

Essa disciplina (assim como todas demais) é uma das poucas armas que os estudantes (enquanto futuros adultos pensantes e atuantes) tem para tentar tornar esse país em um lugar melhor!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

·

Em Portugal isso está a acontecer, e é o maior erro educativo, penso que intencional do estado, para obliterar a capacidade pensar das pessoas.
Nada irá acontecer de novo na Ciência , na Técnica ou na Indústria, pois qualquer pensamento convergente, passa sempre por uma reflexão filosófica de pensamento divergente que permite desconstruir a realidade em relação ao objeto que se pretende estudar ou alterar.
Será que ninguém acredita que a coceção científica da operacionalidade do blockchain, seguramente Nakamoto passou primeiro por uma hiper-reflexão filosófica sobre a realidad,e para conceber uma nova técnica que ainda por cima tem uma associada uma supra-teoria social que permite operacionalizar a descentralização em termos de comunicação horizontal.
Nada de novo nasce na Terra sem reflexão filosófica prévia, que mais tarde traz os insights novos sobre a realidade.

·
·

🎁 Hi @charlie777pt! You have received 0.2 STEEM tip from @imagemvirtual!

Check out @imagemvirtual blog here and follow if you like the content :)

Sending tips with @tipU - how to guide :)

·
·

!tip 0.2

Obrigado pela participação!

·

A ideia é exatamente essa @wiseagent, acabar com futuros seres pensantes e atuantes na comunidade, isso não é uma mera coincidência, mas sim, um projeto muito bem pensado e elaborado.

·
·

!tip 0.2

Obrigado pela participação!

·
·

🎁 Hi @antigourmet! You have received 0.2 STEEM tip from @imagemvirtual!

Check out @imagemvirtual blog here and follow if you like the content :)

Sending tips with @tipU - how to guide :)

·

Exatamente @wiseagent! Acho que seu comentário e do @thomasmmaker é uma prova do potencial daqui. Em certa parte também acredito que falta mais profissionais atuantes na internet, mas o conhecimento também dá dinheiro para aqueles que somente pensam nisso. Aqui podemos compartilhar e aprender com diversas perspectivas, cada um terá sua posição, ser diferente não é ruim, pelo contrário, é na diferença que se faz o conhecimento, na riqueza cultural que temos no Brasil, na soma de tantas culturas diferentes. Acreditar que só uma norma existe, é excludente e cruel. A filosofia nos ensina a ter consciência crítica, sem ela não existiria ciência, pois só se descobre, o que não se sabe, como @charlie777pt trouxe. O afeto e inteligência é compartilhado por todos os seres humanos, podemos ser muito mais do que esse caos social, com a descentralização do conhecimento, e também do capital. Obrigado pela participação! - @matheusggr

·
·

!tip 0.2

Obrigado pela participação!

·
·

🎁 Hi @imagemvirtual! You have received 0.2 STEEM tip from @imagemvirtual!

Check out @imagemvirtual blog here and follow if you like the content :)

Sending tips with @tipU - how to guide :)

·

!tip 0.2

Obrigado pela participação!

·

🎁 Hi @wiseagent! You have received 0.2 STEEM tip from @imagemvirtual!

Check out @imagemvirtual blog here and follow if you like the content :)

Sending tips with @tipU - how to guide :)

This story was recommended by Steeve to its users and upvoted by one or more of them.

Check @steeveapp to learn more about Steeve, an AI-powered Steem interface.

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

Thank you so much for participating in the Partiko Delegation Plan Round 1! We really appreciate your support! As part of the delegation benefits, we just gave you a 3.00% upvote! Together, let’s change the world!

Hi, @matheusggr!

You just got a 3.29% upvote from SteemPlus!
To get higher upvotes, earn more SteemPlus Points (SPP). On your Steemit wallet, check your SPP balance and click on "How to earn SPP?" to find out all the ways to earn.
If you're not using SteemPlus yet, please check our last posts in here to see the many ways in which SteemPlus can improve your Steem experience on Steemit and Busy.

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by matheusggr from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

Hi @matheusggr!

Your post was upvoted by @steem-ua, new Steem dApp, using UserAuthority for algorithmic post curation!
Your UA account score is currently 3.502 which ranks you at #6624 across all Steem accounts.
Your rank has dropped 1 places in the last three days (old rank 6623).

In our last Algorithmic Curation Round, consisting of 182 contributions, your post is ranked at #36.

Evaluation of your UA score:
  • You're on the right track, try to gather more followers.
  • The readers appreciate your great work!
  • Good user engagement!

Feel free to join our @steem-ua Discord server