Quando o discurso não coincide com a atitude. #Filosofia da Linguagem

in philosophy •  2 months ago  (edited)

Atualmente vivemos em uma sociedade em crise, não falo especificamente da crise econômica, mas da crise intelectual, cultural e moral. As duas primeiras são de fácil entendimento, são meros reflexos do baixo nível de escolaridade, já a moral, também possui uma de suas bases no deficit escolar, mas o problema principal é outro.



 
Fonte


01.png
 

Essas crises citadas levam diversas pessoas a narrativas contraditórias com suas atitudes e muitas vezes contraditórias entre si, ou seja, coisas que não fazem o menor sentido, vou usar o presidente como exemplo, vai à Igreja todo domingo, se diz cristão, inclusive seu slogan era Deus acima de todos, mas, na prática, exalta e elogia torturador, ou seja, pela lógica, ele está exaltando o soldado romano que matou Jesus, que é quem ele deveria seguir e exaltar de fato, visto que ele se declara cristão.
 
Vou tentar esmiuçar um pouco a lógica. Na lógica tradicional existem alguns princípios a serem seguidos, mas no caso usarei apenas dois, o da não-contradição e o princípio de identidade. Vale lembrar que na lógica tradicional existem somente dois valores, o verdadeiro e o falso, apenas outros modelos de lógica introduziram outros valores. Mas em relação a princípios e regras, a lógica tradicional ainda é a base.
 
Ambos princípios são de fácil entendimento, o da identidade diz: “cada coisa é o que é e não outra”, ou seja, em relação à valores, ou é verdadeiro ou é falso. Já a não-contradição diz: “não se pode acreditar que uma coisa seja e não seja”, portanto, nada pode ser verdadeiro e falso ao mesmo tempo, isso é contraditório.
 
Mas enfim, por que rodei tanto até aqui? Apenas para tentar exemplificar um dos meus “nortes”, a lógica, pois o que vemos atualmente são pessoas com um determinado tipo de discurso, mas que, suas atitudes são contraditórias com aquilo e por vezes, o discurso não representa de fato a identidade daquela pessoa.
 
Vou pegar o presidente para “pato” novamente, afinal, era o cara que durante a eleição disse que acabaria com o “toma-lá-dá-cá” na política, mas, na prática, ofereceu bilhões em verbas para deputados aprovarem a previdência. Disse que acabaria com “a mamata” mas indicou seu filho para a embaixada.
 
Podemos perceber aqui que o princípio da não-contradição entre discurso e atitude é inexistente, mas pensando pelo princípio de identidade, talvez seja correto, pois de fato, talvez ele apenas quisesse acabar com o “toma-lá-dá-cá” e “a mamata” do grupo de outra ideologia, mas mantendo o de seus aliados e família.
 
O grande problema disso tudo, é que atualmente esses são fatos inerentes não apenas à política, mas a sociedade em contexto quase geral. Pois grande parte da população age dessa forma, ou seja, “de acordo com a maré”. Eu cresci ouvindo que: “a palavra dada representa o caráter do homem”, ou seja, antigamente o que era apalavrado valia tanto quanto um contrato assinado.
 
Com o tempo, muito disso se perdeu, hoje as pessoas falam uma coisa e fazem outra completamente distinta. Em relação ao poder político ainda se usa o fato de que “político mente”, isso deve ser inaceitável pela sociedade, pois a partir do momento em que isso é aceito, perde-se a credibilidade no poder político e até no voto.
 
Levando em consequência que talvez boa parte da sociedade aceite tal afirmação para si, o que já vem acontecendo, pois já ouvi diversas vezes, “o ser humano mente mesmo”. Penso que isso não deve ser aceito e que a sociedade precisa urgente de uma autocrítica e começar a parear-se no princípio da identidade e não-contradição, ou seja, agir de acordo com o discurso. Portanto, a meu ver, o problema moral é acima de tudo um problema linguistíco.

01.png


Todos os meus posts estão agrupados no Steem Center. Acompanhe: Link.


01.png

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

Muito bom! A lógica dos valores, gostei! Como tantas pessoas que creem-se de bons valores, não são coerentes em seus discursos. E muitas vezes também em ato. Por isso não nos balizamos somente por valores, ao mesmo tempo que sem os mesmos não temos direção. Como diz o ditado popular "de boas intenções, o inferno está cheio". Pode não faltar bons valores nas intensões do presidente Bolsonaro, falta em suas atitudes, quando desqualifica o que não compreende por preconceitos e preposições, e mais importante, que o presidente representa o Estado, não suas crenças, nessa posição ele nada mais é do que um servidor público. E sua insegurança travestida na imagem de um macho alpha, alimenta esse espaço vazio de muita gente que se identifica com o mesmo.

Outra perspectiva que traz muito interessante é a perda do que sustentou a sociedade por muito tempo. A palavra. Os acordos do discurso, algo que ao longo do tempo cada vez mais perde valor.

Como sempre uma aula! Valeu!

Posted using Partiko Android

Sim Matheus, o meu maior problema com o atual presidente é esse, quando ele fala sobre algo que não entende nem compreende ou quando é criticado e parte para o ataque, como aconteceu ontem com a Noruega, isso é muito problemático, pois como vc mesmo frisa, ele representa o Estado, não apenas o seu clã.
E quando não existe mais palavra não existe mais confiança, isso gera problemas, os políticos por exemplo, muito do que existe em um programa de governo não é realizado e muitas vezes nem existe a tentativa, eram apenas ideias para ganhar votos e chegar ao poder, da mesma forma a população, quando se quebra uma promessa ou a palavra, perde-se a confiança e sem confiança não existe uma base social.

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Congratulations! I just stopped by to say that your post has been selected as a daily Featured Post of my personal curation project! You can find the daily Featured Post HERE.
I upvoted your contribution and I put it on the list because to my mind your post is what I call a quality content!
I am @miti, a manual curator that shall make available all his Steem Power to authors deserving of support. Let's make STEEM great again!
Have a nice day and keep up the good work!

Thank you very much @miti and congratulations for your work.

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

You're most welcome!

Hi @demokratos!

Your post was upvoted by @steem-ua, new Steem dApp, using UserAuthority for algorithmic post curation!
Your UA account score is currently 1.407 which ranks you at #42506 across all Steem accounts.
Your rank has not changed in the last three days.

In our last Algorithmic Curation Round, consisting of 157 contributions, your post is ranked at #108.

Evaluation of your UA score:
  • Only a few people are following you, try to convince more people with good work.
  • The readers like your work!
  • You have already shown user engagement, try to improve it further.

Feel free to join our @steem-ua Discord server