#FILMOTECA# - "The Invitation" | "O Convite" (2015)

in #filmoteca6 years ago (edited)

Fonte: Divulgação (IMP Awards)

Sinopse: Uma tragédia abala o casal formado por Will e Eden. Eles perdem o filho pequeno e, desolada, Eden vai embora sem dar notícias. Dois anos mais tarde, ela volta a procurar o marido. Acompanhada de outro homem, e totalmente diferente de como era antes, ela decide oferecer um jantar e reunir amigos de longa data... Em uma noite que será lembrada para sempre.

Os meios que os seres humanos procuram para tentar superar as suas perdas pessoais são os mais diversos possíveis. Cada pessoa tenta superar os episódios utilizando-se de artifícios que podem ser vistos como algo já esperado (por exemplo, fazendo consultas com Psicólogos), enquanto outras procuram por meio um tanto quanto alternativos. Eden é a personagem que procura aceitar a morte do filme através da segunda opção (mas a escolha não afeta apenas a sua vida, mas a de todos aos eu redor).

Fonte: Divulgação (Movie Quotes and More)

Uma noite. Um jantar. Um reencontro entre amigos. Muita conversa regada à bebidas e comidas... O que poderia sair errado? Aparentemente nada, porém, as coisas podem mudar tão rápido quanto um truque de ilusionismo (aqueles que costumam pregar uma peça em nossos olhos).

A atmosfera que o roteiro faz questão de ressaltar a todo momento (por sinal, na grande maioria das vezes com muito êxito) tem ares de filme cult e se estabelece através de um clima sempre tenso, com uma iluminação baixa e um forte clima de tensão... Tudo trabalhando de forma conjunta a favorecer o forte suspense que está presenta na história.

Fonte: Divulgação (Decider)

Karyn Kusama tem um trabalho firme e consistente durante todo o filme, sempre oferendo ao público um certo clima de angústia gerado pela tensão a qual os personagens são expostos. Dessa forma, a diretora garante que o telespectador se importe com o destino dos personagens (que ganham vida através de um elenco onde ninguém desponta a ponto de ganhar destaque, mas que entrega atuações condizentes com o que a trama pede... principalmente os intérpretes de Will - Logan Marshall-Green - e Eden Tammy Blanchard), responsáveis pela grande carga dramática do filme) a ponto de se perguntarem o que realmente acontecerá com eles na cena seguinte.

Há um esforço extra da produção em procurar artifícios que consolidem o teor de caos psicológico que o filme que transmitir. Além dos recursos de iluminação, há o voice over (bem orquestrado a gerar um clima de insegurança na situação onde é utilizado) e também alguns ângulos de câmera em planos incomuns para esse tipo de filme. O resultado é satisfatório, porque tudo funciona da maneira correta.

Fonte: Divulgação (ProTem)

As explicações que funcionam como suporte para justificar os acontecimentos do filme são muito convincentes e bem trabalhadas (uma junção bem executada pelo roteiro criativo e pela direção competente), sedimentando o clima estranho e apático que se faz necessário para criar a redoma envolvente na qual o filme se torna. Talvez o único problema até o filme engrenar de vez seja o seu ritmo lento (porque twist principal da história só acontece após os 70 minutos - em um total de quase 100).

Em defesa desse ritmo que pode incomoda muitos telespectadores, eu posso dizer que ele se faz necessário para criar a empatia que o público sentirá pelos personagens na execução do terceiro ato... Aliás, o terceiro ato faz jus a tudo que foi construído pelo filme até então, e com isso, cria um clímax de medo quase palpável em que o assiste. São momentos perturbadores, onde as situações que se seguem incutem na mente do público a devastadora conclusão do quanto as pessoas podem ser alienadas e perder o controle das próprias ações em detrimentos de um alto poder manipulatório.

Fonte: Divulgação (Rebrn)

"O Convite" não é um filme de acontecimentos rápidos, é uma história com forter teor de conflitos empáticos e psicológicos (vale ressaltar aqui - sem mencionar spoilers - que a religião é posta em xeque de uma maneira bem interessante), que precisa de tempo adicional para ser construída... No entanto, quem se permitir a assisti-lo, com certeza irá se deparar com uma história de final extremamente reflexivo (onde é preciso caminhar por uma estrada de agonia) e que certamente irá mexer com a sua mente antes mesmo dos créditos finais aparecerem na tela.

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Obrigado, @brazilians.

Olha só gostei, vou colocar na minha lista para assistir ^^

Vale muito à pena (e prepara a mente porque o negócio é tenso, haha)!

Will pegou um perigo que nenhum dos outros convidados tem notado, ou é tudo em sua cabeça, uma manifestação de tristeza não resolvida? Raramente vi um filme replicar de maneira tão incorreta a precariedade que resulta de não ser capaz de confiar nos próprios instintos, de não saber se o perigo é uma força externa ou a falha do cérebro (e, sinceramente, o que é pior?). O convite tão belamente diferenciado quanto balanços com o estado de espírito de Will que é difícil chegar a um acordo com o fato de que foi escrito pelos mesmos caras, Phil Hay e Matt Manfredi, que escreveu o ridiculamente incoerente Clash of the Titans reboot assim como O segundo filme de Kusama, a terrível adaptação dos desenhos animados Aeon Flux . Ou talvez seja uma indicação de que Hollywood tende a destruir qualquer coisa criativa ou original, e artistas que se importam com seu trabalho devem se manter afastados.

Com The Invitation , pelo menos, Kusama, Hay e Manfredi e o elenco fantástico, fizeram um filme de terror para adultos, com noções sutis de terror tweet que só se tornam mais intrigantes em múltiplas visões, e com um final perfeitamente estranho que me manteve acordado durante a noite toda.

Mais uma belíssima contribuição para esse grande projeto. Sucesso!


projeto #ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

Pareceu bem interessante. Vou procurá-lo agora mesmo! Obrigado pela "sugestão"!

Coin Marketplace

STEEM 0.33
TRX 0.11
JST 0.034
BTC 66753.89
ETH 3256.47
USDT 1.00
SBD 4.34