#FILMOTECA# - "Ex Machina" | "Ex_Machina: Instinto Artificial" (2014)

in filmoteca •  3 months ago  (edited)

Fonte: Divulgação (Geekwire)

Sinopse: Um jovem programador chamado Caleb ganha um concurso e recebe a oportunidade de testar uma inteligência artificial criada por Nathan, um brilhante e recluso bilionário. Mas conforme os testes progridem, Caleb descobre que essa inteligência artificial é tão sofisticada e imprevisível que ele não sabe mais em quem confiar.

Desde que o mundo é mundo, o ser humano sempre busca transcender os limites do conhecimento. Em qualquer área de atuação, há uma busca desenfreada, um sede pela resolução do desconhecido que domina as mentes de muitas pessoas. Dentre os campos mais questionares está o da tecnologia (e grande maioria dos seus desdobramentos) e é justamente nesse aspecto que Ex_Machina: Instinto Artificial se constrói, ramificando-se entre o ineditismo e uma atmosfera desafiadora.

Fonte: Divulgação (Vanity Fair)

Um luxuoso e tecnológico refúgio nas montanhas é o cenário onde o filme acontece. Um local que, externamente, tem um ar com níveis bucólicos... Mas que internamente, esconde uma poderosa arma de destruição em massa que ainda não descobriu a sua verdadeira essência e nem o seu lugar no mundo.

O roteiro centra a trama é em Ava, uma robô na qual um sofisticado software de inteligência artificial é implantado e precisa ter todos os seus desdobramentos acompanhados e documentados para estudos posteriores. Mas quando o experimento começa a demonstrar falhas inesperadas e, a sair dos limites... Caleb começa a ficar confuso e não consegue mais entender quais são as reais motivações de Nathan.

Fonte: Divulgação (Telegraph)

As ramificações que a trama apresenta são todas desafiadoras (e uma delas guarda um excelente plot twist!) e muito bem apresentadas, pautando-se em um roteiro inteligente, sagaz e provocativo. Naturalmente, isso faz com que o público sinta-se cada vez mais instigado a continuar assistindo ao filme com os olhos bem atentos e também, a tentar descobrir qual é o grande mistério escondido nas esscências de cada personagem.

No elenco estão Alicia Vikander, Domhnall Gleeson e Oscar Isaac... Um trinca de atuação extremamente eficiente e que tem um sinergia propensa a causar uma explosão de questionamentos no telespectador, porque as suas ótimas atuações dão vida a personagens tão complexos (com destaque para Vikander, que humaniza a robô Ava de uma maneira tão crível a ponto de praticamente se fazer passar por uma humana) que vão além da materialização física, adentrando ao campo dos desafios do subconsciente.

Fonte: Divulgação (SyFy)

Há um forte - e urgente - destaque (criando um campo muito fértil para um ótimo debate, que aliás... é extremamente atual) no que diz respeito aos valores que cercam a moral e os valores que cercam a ética dentro (tentando abraçar muitas variantes) de um meio - o fascínio pela tecnologia de inteligência artificial - onde quem tem dinheiro parece sempre falar mais alto (ainda que não tenha conhecimento de causa sobre o assunto em questão).

Não importando-se com as consequências de seus atos, Nathan literalmente "compra" os interesses de Caleb sem que o mesmo perceba (envolvendo-o em uma perigosa teia com Ava, atingindo níveis até então não previstos anteriormente), e quando este se dá conta, já tem descoberto que Ava não é apenas mais uma robô e as consequências desse falho experimento irão trazer resultados devastadores (no bom e no mal sentido) para todos.

Percebe-se que o roteiro investe em uma trama que aposta - com uma certa brutalidade argumentativa em diversos momentos -, em um excitante jogo de psicologia reversa entre homem vs. robô... Ou seja, fazendo com que os personagens questionem as suas próprias existências enquanto partes do mundo real.

Fonte: Divulgação (Washington Times)

Alex Garland dirige o filme com uma propriedade técnica que é visível na tela. A condução narrativa bem distribuída, a audácia de tocar - e mostrar - em temas polêmicos de uma forma mais profunda do que o normal (causando até uma repulsa por parte do público mais conservador) e o eficaz jogo de câmeras fazem do seu trabalho algo para ser notado.

A trilha sonora é hipnotizante e responsável por ajudar a criar grandes momentos de tensão ao longo do filme. A fotografia é bastante limpa e deixa claro o que o precisa ser visto. A edição de cenas tem uma ótima precisão (criando conexões assertivas entre os acontecimentos), os efeitos digitais/especiais são bem convincentes (com exceção de um pequeno deslize no terceiro ato) e até a luminosidade do filme é bem pensada, trabalhando com uma paleta de cores que transmitem os sentimentos que precisam se fazer presentes e sentidos.

Fonte: Divulgação (Neonscope)

Organicamente bem desenvolvido e cheio de nuances que precisam ser bem descascadas (nenhuma cena está ali "apenas por estar")para que seja melhor compreendido, Ex_Machina: Instinto Artificial é aquele tipo de filme que tem o poder de bagunçar (com propriedade!) a cabeça do telespectador mais atento e mais aberto a ideias inovadoras que colocam os seres humanos como peças coadjuvantes em um mundo onde até então, eles acreditavam ser os seres superiores.


View this post on Steeve, an AI-powered Steem interface

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  
Loading...

Ena, parece fenomenal, tenho que procurar...
Este tema e a dimensão tecnológica subjacente andam muito no consciente e inconsciente colectivo à medida que nos aproximamos vertiginosamente do ponto da singularidade.
É bom que assim aconteça e que se reflita muito ( e bem) sobre os riscos potenciais da criação sem limite de dispositivos artificialmente inteligentes.
Excelente sinopse, obrigada por partilhar
dei 5*s :D
ptgram

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

·

Obrigado! :D

Realmente é um tema de ampla discussão e que, a medida em que for se popularizando ainda mais, precisará de muito mais conversas entre as partes interessadas.

Quando puder, veja esse filme... Vale muito à pena, @isabelpereira.

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

·

Thanks, @steevebot!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Gosto muito de ficção científica. Esse filme é espetacular. Em certas horas do filme, temos as mesmas dúvidas dos personagens.

Acho que filmes de netflix, só assisto mesmo a lista dos ficção científica. Vale a pena!

Essa parte é para pensar muito, em termos de redes sociais:
Não importando-se com as consequências de seus atos, Nathan literalmente "compra" os interesses de Caleb sem que o mesmo perceba (envolvendo-o em uma perigosa teia com Ava, atingindo níveis até então não previstos anteriormente)

ptgram

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

·

Se nós destrincharmos todas as ramificações desse filme... Putz! Tem muito assunto ali que merece uma atenção especial (queria até uma continuação, haha!).

Filmão MESMO!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

·
·

Bem isso, uma continuação seria top d+

Mas, acho que a android já foi parar nos noticiários do seu outro post :D

·
·
·

Damn! She is so fast! ;P

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Quero muito ver esse filme, com certeza é sensacional, e vou deixar para ler sua resenha depois que assistir, para saber opinar e comentar melhor! :D

Ptgram

·

Tranquilo... Mas se você quiser, pode ler a resenha sem problemas, @thomasmmaker.

Digo isso porque eu sempre escrevo sem comentar nenhuma informação que possa ser considerada como spoiler. :D

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

@hranhuk, @coyotelation, @kryptonauta, @pataty69, @ataliba, @matheusggr, @leticiachiantia, @casagrande, @guifaquetti, @pedrocanella e @alexandrecseco... Já assistiram esse filme? :D

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

·

Ele esta na minha lista. Mas o negócio é achar tempo atualmente kkkkk

Posted using Partiko Android

·
·

Então, quando você arrumar tempo... Coloca ele no topo da sua lista! :D

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

·

Ainda não! Mas parece ser muito bom e ainda por cima tem o selo wise de qualidade haha

·

Já me falaram para ver esse filme. Ainda não vi. Ta aí mais uma indicação HAHAHA


Novidade: Temos um novo local para divulgar e estar por dentro de todos os concursos que forem feitos pela comunidade Lusófona na blockchain: https://ptgram.tk/concursos e estamos acoplados ao discord -- Além disso, temos o fórum na blockchain STEEM https://ptgram.bbtoken.io

A comunidade lusófona agradece a sua participação. Parabéns pela consistência. Te convidamos a participar ainda mais:
ptgram power: | faça parte | grupos | projetos | membros | ptg shares | trilha premium | fórum externo | fórum na blockchain |

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

·

TOP! :D

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Filmaço!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

·

Esse filme eu faço até questão de indicar, haha!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Esse filme é muito bom. Muito bem feito e atuado. Da um suspiro de como a inteligência artificial nos coloca em posições que demandam muitas reflexões.

Posted using Partiko Android