Origem das línguas e línguas do Indo-Europeu #fazendohistoria

in #fazendohistoria6 years ago (edited)

A origem das línguas

Antigamente os investigadores pensavam que apenas os seres humanos eram capazes de ter linguagem. Mas as investigações das últimas décadas têm revelado que os outros animais também comunicam entre si, fazendo através de sinais químicos, tácteis, visuais ou acústicos.
É difícil dizer como a linguagem humana se desenvolveu pois não existem fósseis que o mostrem.
De acordo com Michael C. Corballis (2002), a linguagem humana foi no início primordialmente gestual e que se tornou pouco a pouco verbal.

Estes gestos começaram a ser acompanhados por sons, como estalidos, roncos e pequenas sequências fónicas, constituídas por aquilo que virão a ser as unidades distintivas mínimas da articulação da linguagem oral, ou seja, os fonemas. (Michael C. Corballis, 2002)

A linguagem verbal humana existiu pelo menos desde há cinco mil anos, época em que surgiram as primeiras representações gráficas na Suméria e no Egipto.
As primeiras inscrições da Suméria procedem de 3000 a.C. e seu alfabeto é cuneiforme:

Da análise dessas representações, pode-se concluir que as línguas que representam não diferem muito, nas suas características básicas, das línguas que existem na atualidade.

A família de línguas do Indo-Europeu

O grupo de línguas Indo-Europeu é o grupo com maior número de falantes do mundo. Estima-se que cerca de metade da população mundial tenha uma língua indo-europeia como primeira língua e a grande maioria como segunda língua. Este facto deve-se às quatro línguas – o Inglês, o Espanhol, o Português e o Francês. Resultante da colonização empreendida por povos europeus que as falavam, espalharam-nas por vastas regiões da África, da América e da Oceânia a partir do século XV. As estruturas gramaticas são de origens comuns.

A árvore genealógica do Português seria a seguinte: a subfamília do Itálico deu origem ao Românico, este ao Romance Ocidental e este por fim às várias línguas novi-latinas ocidentais, onde se inclui o Português. (Machado José. B, 2009).

Devido às semelhanças entre línguas tão distintas, como o Italiano, o Russo e o Alemão, os investigadores pensaram que elas eram a herança evolutiva de uma única língua pré-histórica, o Indo-Europeu.
As palavras que se relacionam com outras e que descendem de uma raiz comum chamam-se cognatas. Um exemplo disso é a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo ser em nove línguas de origem indoeuropeia.

Relativamente ao empréstimo linguístico, temos, por exemplo, as palavras portuguesas ideia e mártir que vêm das gregas ἰδέα e μάρτυς, ou piza e esparguete que vêm das italianas piza e spaguetti.

O fator religioso, nomeadamente a implantação do cristianismo, permitiu que o Latim, língua utilizada na liturgia, se mantivesse presente nas regiões que, depois das invasões bárbaras, se desmembraram do Império, permitindo a convivência de formas e estruturas gramaticais da mesma língua mas com diferentes graus de evolução. (Machado, José B, 2009).

Bibliografia consultada

Corballis, Michael C. (2002). From Hand to Mouth: The Origins of Language. Princeton: Princeton University Press.
Machado, José B. (2009). Introdução à história da língua e cultura portuguesas. Braga: Vercial.


Obrigada @leodelara por me fazeres pesquisar e avivar esta informação riquíssima que já tinha esquecido. De início estava com preguiça, mas o conhecimento nunca é demais!

Para quem quiser participar nesta fantástica iniciativa criada pelo @leodelara, acesse aqui.

Boa sorte a todos!

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by mafaldation from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

Muito bom! Eu ando a tentar aprender Russo. Que maluqueira! :-D

Obrigada! Epahh que maluqueira mesmo! Mas desafiador ;)

É mesmo... Por outro lado, sinto que é bem mais simples que Francês ou Alemão. 🤣

Olá @mafaldation ! Seu post foi selecionado para a postagem semanal de curadoria da tag #FazendoHistoria pelo @msp-brasil. Sinta-se a vontade para nos visitar e conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho de curadoria. Abraços e continue como excelente trabalho!

Coin Marketplace

STEEM 0.32
TRX 0.11
JST 0.034
BTC 66384.36
ETH 3272.25
USDT 1.00
SBD 4.27