A separação entre mente e consciência - O Poder do Agora

in #dsound4 years ago (edited)


Hoje estou entendendo melhor uma distinção que me foi apresentada há alguns anos atrás com livro O Poder Do Agora, que li há alguns anos atrás, em que o autor diferencia: "mente" e "eu interior/consciência". Produzimos uma falsa identificação com a mente, misturando nossa identidade com aquilo que pensamos. Claro, individualidade existe, mas identidade é algo mutável e relativo, uma figura de imagem produzida pela mente, que tem lá suas funções. E, por outro lado, também existe o que podemos chamar de eu interior, cu consciência, que se manifesta em nossa intuição e instinto.

Quero compartilhar um documentário onde vi essa distinção de modo muito claro, chamado My Beatiful Broken Brain. Conta a estória de uma mulher de 34 anos que sofre um derrame cerebral. Suas habilidade cognitivas (leitura, fala, lógica, etc) diminuem, enquanto outras formas de percepção ligadas à consciência são aguçadas. Ela deixou de ser ágil e multitarefas, e sua nova condição a fez apreciar o silêncio, as coisas simples e crenças que surgem sem precisar de explicação. Para mim, é notável a separatividade entre estes dois âmbitos.

Tenho praticado a meditação, um exercício para silenciar a mente, totalmente contra-maré, porque nosso estilo de vida hoje pede cada vez mais de nosso tempo e rapidez nas mil e uma tarefas. Mas de repente estamos nos dando conta que os prometidos prêmios sociais deste estilo de vida não, necessariamente, trazem felicidade como imaginávamos. Formar família, ter um relacionamento, ter dinheiro, subir de cargo, se formar, não significam felicidade, necessariamente. Muitas vezes nos acostumamos a esperar que a felicidade venha junto com estes objetivos. Mas é preciso saber como encontrá-la dentro de si, por mais que pareça piegas. O caminho da espiritualidade promove uma conexão interior com o que é verdadeiramente importante e uma responsabilização por fazer aquilo que é preciso para fazer uma vida escolhida.

Quando não enxergamos que a mente é só um instrumento, quando estamos identificados com a mente, ela forma um véu na frente dos nossos olhos, e impede que enxerguemos o eu interior dos outros e de nós mesmos, e tudo que temos diante de nós são julgamentos do que é certo e errado, do que devo ou não fazer - padrões produzidos a partir do que a sociedade nos diz para ser. Resgatando a conexão com o eu interior acessamos aquilo que é realmente importante para nosso bem-estar.

Fonte da imagem: Pixabay

divisoria.png


► Listen on DSound
► Listen from source (IPFS)

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Bom dia Linda!!! Acabei de ouvir seu podcast e Amei!!!! Concordo com tudo o que disse e recentemente tb comecei a ler muito sobre a mente (em inglês falam muito Ego) e o nosso eu interior. É muito interessante como nos afastamos da nossa Essência e deixamos nissa Mente tomar conta, mas com muito esforço estou aprendendo a separar esses dois ‘mundos’. É muito importante realizarmos que nossa felicidade só depende de Nós! Nascemos para ser felizes, servir e viver nosso propósito. Mil beijos😘😘😘

Olá Barbara. Aquietar a mente sempre foi dos maiores desafios para mim. Simplesmente uma tragédia, sou mentalmente hiperativa. Nessa linha de estudo, se vc não conhece, recomendo " A voz da serenidade" de Eckart Tolle. :)


ptgram

sneaky-ninja-sword-xs.jpg
Sneaky Ninja Attack! You have just been defended with a 36.36% upvote!
I was summoned by @barbaralisarti. I have done their bidding and now I will vanish...

woosh
A portion of the proceeds from your bid was used in support of youarehope and tarc.

Abuse Policy
Rules
How to use Sneaky Ninja
How it works
Victim of grumpycat?

Coin Marketplace

STEEM 0.22
TRX 0.07
JST 0.029
BTC 20406.27
ETH 1144.82
USDT 1.00
SBD 2.94