Um espelho para todas as gerações

in culture •  19 days ago

Nilo Peçanha
Fonte: CCO - Wikipedia



Um espelho para todas as gerações

“O mestiço de Morro do Coco” foi um dos mais geniais políticos gerados nas terras de Campos dos Goytacazes - RJ, e no nosso país.

O apelido dado a Nilo Peçanha como forma de discriminação pelas elites de sua época, não o desanimou. Venceu por causa de sua boa educação, visão humanista, crença no desenvolvimentismo e, sobretudo, pela bela oratória.

Sua origem humilde e parte da vida no período da escravidão, serviram-lhe para forjar o caráter e proporcionar-lhe vigor.

A política o entusiasmou desde a adolescência e incendiou seu espírito. Com a libertação dos escravos, passou a se dedicar de corpo e alma pela República, o que o fez ganhar experiência e firmes convicções.

Era revolucionário para sua época e suas ações são exemplo até para os dias atuais. Implementou programas audaciosos na educação, agricultura, infraestrutura, industrialização, comunicações, saneamento básico, apoio aos indígenas e incentivo às mulheres.

Foi um gestor público exemplar nos governos que exerceu no Estado do Rio de Janeiro e como presidente do Brasil. Estabeleceu uma doutrina econômica inédita para a época, exercida por vários governos até os dias atuais.

Como maçom, foi alçado ao maior cargo da instituição, o Grande Oriente do Brasil, que somente foi ocupado por mais dois governantes máximos do nosso país. D. Pedro I e o marechal Deodoro da Fonseca.

Sua postura, exemplo e bela retórica, o fizeram-no um grande líder popular, aclamado pelo povo e pelos militares. Fazia a política como quem faz uma arte.

Nilo Procópio Peçanha (1867 - 1924) foi o maior, o mais completo, o mais progressista político da Primeira República. Um exemplo para todos nós.




Conheça mais da história de Nilo Peçanha e do nosso país no site https://nilo150.blogspot.com , e confira na integra a palestra sobre o mesmo pelo professor Hevilmar Carneiro Rangel clicando nesse link.


Texto divulgado em contracapa da obra Nilo Peçanha em quadrinhos do autor Rubens Matos Do Couto:

Nilo Peçanha em quadrinhos




Questão:

Você conhecia o ilustre cidadão brasileiro Nilo Peçanha?




Autor:
Hevilmar Carneiro Rangel

Mestre em Desenvolvimento Regional e Gestão de Cidades

Doutorando em Planejamento Regional e Gestão de Cidades

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense em Campos dos Goytacazes - RJ.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/hevilmar-carneiro-rangel-8596b1a/

Facebook: https://www.facebook.com/hevilmar.rangel

Texto cedido pelo autor ao Imaginário Virtual


Originally posted on Imaginário Virtual. Steem blog powered by ENGRAVE.

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela contribuição!
BraZine.png

É um exemplo pra todos nós. Seria bom se mais pessoas conhecessem a sua história, e os políticos de hoje se inspirassem com seus feitos!

·

Endosso seu comentário @riscadox! Conhecemos pouco nossa história, muitos políticos menos ainda. Acredito que trazer esses temas são importantes para pelo menos plantar sementes, e trazer a esse espaço conteúdos importantes a nossa cultura. Obrigado pela leitura e participação!

This story was recommended by Steeve to its users and upvoted by one or more of them.

Check @steeveapp to learn more about Steeve, an AI-powered Steem interface.

Boa, @matheusggr! Só conhecia por nome de rua e por ouvir falar nos livros de História, mas pouco se estuda destas figuras tão importantes e que tanto contribuíram para nossa sociedade. Gostei da dica, vou ler mais a respeito, obrigado por compartilhar ;)

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

·

Concordo plenamente. As aulas muitas vezes são construídas em ideais, sem contextualizar a realidade. Eu pelo menos aprendi muito mais sobre outras culturas, do que sobre a cultura brasileira tão rica e heterogênea. Do indivíduo ao social começamos a conhecer o mundo, quando conhecemos a nós mesmos, a nível indivídual, e a nível social, a nossa própria cultura. Obrigado pela leitura e participação @casagrande!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

Thank you so much for participating the Partiko Delegation Plan Round 1! We really appreciate your support! As part of the delegation benefits, we just gave you a 3.00% upvote! Together, let’s change the world!