Livro “Rápido e devagar” ajuda entender suas intuições

in #culture6 years ago

rapido-devagar-duas-formas-pensar.jpg

Um dos mais importantes pensadores da contemporaneidade, o psicólogo e ganhador do Prêmio Nobel de Economia Daniel Kahneman detalha em seu livro Rápido e devagar: duas formas de pensar as influências das impressões intuitivas das nossas tomadas de decisão.

Eleito um dos melhores livros de 2011 pelo New York Times, o texto tem potencial para impactar várias áreas de estudo e relacionamento profissional ou pessoal. Dividido em cinco partes, a obra traz inúmeros exemplos práticos de estudos e pesquisas do autor para esclarecer a forma como as pessoas agem diante das suas escolhas ou avaliações.

Para isso, Kahneman faz uma grande análise da mente humana, dividindo-a em dois eus. Os personagens fictícios são denominados de Sistema 1 e Sistema 2. O primeiro deles é mais rápido, intuitivo e emocional, já o segundo é lento e lógico.

Baseado nesse pensamento, o autor revela vários tipos de comportamentos, como estamos ou não aptos a moldar nossos julgamentos ou prever situações, além de outros exemplos, entre eles o efeito da confiança excessiva ou as aversões às perdas. Outra análise interessante é sobre o conflito de interesses entre nossas experiências e recordações.

Muitos dos exemplos, por vezes, parecem óbvios. São situações em que já refletimos ou pelo menos vivenciamos sem dar tanta importância. Outras questões inquietantes, mais discrepantes, apresentadas são para evocar um efeito de causa e reação diante de eventos menos prováveis.

Independente do cenário, a melhor percepção discutida é em relação às nossas possíveis deturpações da realidade, por ele, definidas, como efeito halo ou “o que você vê é tudo o que há” (WYSIATI, na sigla em inglês). Ou seja, o quanto podemos ser influenciados por estereótipos ou especificidades de situações. A consequência dessas avaliações são erros sistemáticos recorrentes. Tudo isso eu simplificaria em um simples ditado popular: “quem vê cara, não vê coração”.

Para contornar esses e outros problemas desagradáveis de erros de intuição, o autor dá algumas dicas, mesmo que em boa parte dos casos seja impossível ter uma postura racional em vez de passional, afinal de contas somos movidos por subjetividade. Obviamente, isso não significa que devemos ficar sujeitos a uma única forma de pensar.

Ao término de cada capítulo, o autor reúne algumas frases apropriadas ao nosso cotidiano para resumir de forma mais prática todas as explicações anteriormente dadas. Essa é mais um forma de tornar a leitura proveitosa e envolvente.

Mesmo assim, particularmente, não consegui me apaixonar pelo livro como esperava diante de tantas avaliações positivas. Não vou dizer que seja um texto ruim, isso seria descabível. De qualquer forma, apesar de ser uma leitura acessível e fácil, considerei cansativa para mim. Essa é a minha opinião, com certeza deve representar a minoria. Por isso, também digo que vale a pena tentar a leitura.

Título original: Thinking, fast and slow
Autor: Daniel Kahneman
Páginas: 608
Editora: Objetiva


Confira outros títulos aqui

Sort:  

Saudações, dona Leticia

esse livro é Excelente. Tenho ele aqui e é um dos que usei para fazer meu tcc na graduação. Acho que foi o livro que mais utilizei. Daniel Kahneman é da mesma linha de trabalho que eu, a cognitiva. Para mim, é o psicólogo cognitivo que mais produz material para minhas áreas de estudo, que são aplicadas á finanças.

Penso que a leitura tenha sido cansativa para você por não ser profissional dessa área. Acho que alguns termos podem causar certa confusão.

Obrigado e bom dia

Tb acho que é isso mesmo Juliano. O livro tem muitos termos que fogem do meu conhecimento, mas ele é bom mesmo. Bom, saber que tenha gostado mais um contraponto à minha opinião. Boa semana!! =D

Estou com este livro aqui no meu KIndle e sei que é muito bom, mas estou enrolando para ler. Aliás tenho um monte de livros para ler, mas a preguiça está braba, tenho que tomar vergonha, pois senão sinto que vou ficar com meu pensamento ultrapassado.
ptgram

hahaha Pensamento ultrapassado? Acho que não! Tem épocas que a gente acaba lendo menos mesmo por causa da correria ou vibe do momento. Tente ler todo dia alguma páginas de algum livro que realmente tenha interesse de preferência em algum horário muito ocioso longe do celular. Essa dica tem me ajudado =)

É que tem tantos livros com novas ideias que são importantes que tenho medo de ficar parado no tempo. Eu leio um pouco sempre antes de dormir, mas depois 1 ou 2 páginas os olhos já estão fechando hehe

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by leticiachiantia from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.11
JST 0.033
BTC 64243.42
ETH 3152.93
USDT 1.00
SBD 4.28