"O Clube do Filme" apresenta os clássicos que precisa assistir

in #books5 years ago (edited)

Indicações de filmes me parecem quase sempre bem vindas. Para analisar a autenticidade do gosto alheio, um caminho é identificar a paixão do relato escrito ou falado; na sequência, vem os argumentos apresentados; por fim, admiro quando existem sugestões de metáforas, que podem ser comparações com a vida real ou paralelos bem fundados com outros filmes ou histórias. Nada de desperdiçar muito tempo com apresentações ou spoilers desnecessários.

Nem sempre as pessoas vão gostar das suas sugestões ou o contrário. Comprovar isso também é revelador. Uma via de mão dupla de um negócio arriscado. Pensando nisso, o escritor e crítico de cinema David Gilmour escreveu O clube do filme.

clube-filme-livro.jpg

Em 15 capítulos, o livro relembra os anos em que David e seu filho de 15 anos assistiram três filmes por semana, entre eles o melhor e o pior do cinema. A ideia do clube surgiu depois de um acordo entre ambos. O adolescente odiava os estudos, então seu pai permite que abandone a escola desde que assista os longa-metragens.

Apesar de ousada, radical e muitas vezes preocupante, a proposta perdura até os 19 anos do rapaz. Nesse período, o pai teme o futuro do filho por conta da decisão. Por mais que evitasse podia prever dias piores.

A contrapartida era o tempo precioso que pôde dividir com o filho. Momentos únicos e memoráveis para ele que se sentia um pai privilegiado. Ao longo das páginas, o leitor acompanha essa parceria inusitada. São diálogos sobre mulheres, drogas, trabalho, música e, obviamente, filmes.

As conversas entre pai, filho e outras apresentadas elevam o relacionamento deles, e fazem o leitor repensar o tempo gasto com as pessoas que mais ama. Nitidamente, a história iniciada com uma decisão preocupante e sem muitas perspectivas de final agradável toma rumos positivos à medida que um entende as necessidades do outro sem julgamentos. Com isso, o desfecho surpreendente todos até mesmo o pai.

Paralelamente, a característica marcante no livro é a introdução leve e envolvente aos clássicos do cinema. David apresenta os filmes de forma amigável e sem muita enrolação, ao mesmo tempo em que divide uma curiosidade ou outra da época em que entrevistava atores. Outra ponto interessante é a sugestão dos filmes conforme o humor do seu filho. Ou seja, uma mistura agradável de entretenimento, conhecimento e metáforas para a vida.

Mais uma prova de indicações são bem vindas: soube desse livro por causa de uma resenha do @matheusggr.

Título original: The Film Club
Autor: David Gilmour
Editora: Intrínseca
Páginas: 264
Gênero: Não Ficção
Ano de lançamento: 2007


Confira outros títulos aqui


View this post on Steeve, an AI-powered Steem interface

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado para o BraZine! Obrigado pela sua contribuição!
BraZine.png

Muito obrigada!!!

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by leticiachiantia from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

Boa, @leticiachiantia! Ótima recomendação, gostei muito da história e fiquei curioso para conferir, obrigado por compartilhar ;)

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Dá uma lida, depois fala o que acha =D

Escrevi sobre esse livro algum tempo atrás na época da tag biblioteca. Quando falo sobre ele pouca gente conhece. Que bom que leu e gostou. Um bom livro que engloba vários temas em um só, e traz vários temas atuais e pouco discutidos, como reações parentais, valores, escolaridade, falta de diálogos, e com muito filme bom. Parabéns pela resenha, me trouxe uma boa nostalgia, parecia que estava lendo o livro ontem, nem quando fiz a minha resenha me senti assim! 😂😂😂

Posted using Partiko iOS

Lembro que fiquei bem interessada na época, encontrei ele na biblioteca! Minha meta agora é assistir todos os filmes hahaha Que bom que gostou, obrigada!

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.11
JST 0.033
BTC 64320.07
ETH 3154.23
USDT 1.00
SBD 4.34