You are viewing a single comment's thread from:

RE: E-Book Gratuito da IBM "Blockchain para Leigos"

in #blockchain7 years ago (edited)

Poxa, muito obrigado pela gentileza de sua resposta, Wagner, e que interessante saber disso, foi um ato de ousadia da parte dela. Isso trouxe qual vantagem para ela, sobre empresas que não fizeram o mesmo meu amigo?
Eu estou entrando no mundo da tecnologia agora, especialmente tecnologia da informação e programação, e eu percebo que, ainda hoje, o potencial do open source é muito sub-utilizado, pelo menos aos olhos de um leigo como eu.
Uma iniciativa interessante, que eu mesmo tomaria se tivesse a habilidade tecnica necessária, seria buscar uma forma de densenvolver algum tipo de plataforma para o desenvolvimento open source de todo tipo de coisas, onde os envolvidos pudessem ganhar direta e proporcionalmente a sua contribuição. Quem quisesse poderia contribuir de graça, e quem não pudesse pagar poderia colocar sua condição, seria algo como um livre mercado tecnológico, com a intenção de aproveitar ao máximo esse conceito genial.
De seu ponto de vista, e com sua experiência, uma ideia como essa é viavel?

Uma vez eu vi numa revista, eu não me recordo o nome, mas faz mais de 4 anos, que o grau de sofisticação alcançando pelos diferentes desenvolvimentos realizados sobre o código aberto do Linux só seria alcançando em 1000 anos por uma empresa privada, e ele custaria não me lembro quantos bilhões, se o código fosse fechado. Na época eu não era nem um pouco interessado em tecnologia, mas esses números causaram uma impressão muito forte em mim, eu fiquei com a ideia de descobrir o que era esse "Linux", e porque ele era tão poderoso durante todos os anos desde então.
Hoje em dia eu vejo o espírito open source muito forte na comunidade Blockchain, é quase como que uma força espiritual se expressando através da tecnologia, toda uma filosofia por trás dela, a história de como surgiu o Bitcoin, da revolta de um personagem Mitológico chamado Satoshi Nakamoto contra o sistema bancário e os governos associados e escravizados por esses mesmos bancos, transformados em meras ferramentas passivas de exploração ativa e violenta da imensa massa de cidadãos impossibilitados por definição de se defender contra A Máquina. Eu me sinto como um jovem Grego em Atenas ouvindo o Sócrates contando o Mito de como Prometeu roubou o fogo dos Deuses e deu ao ser humano a possibilidade do raciocínio crítico e do pensamento criativo, libertando ele da compulsão e do destino inevitável.
Verdadeiramente mitológico é esse tempo em que vivemos.

Coin Marketplace

STEEM 0.25
TRX 0.11
JST 0.032
BTC 62837.82
ETH 3037.45
USDT 1.00
SBD 3.80