#BIBLIOTECA# - "O Mistério do Pau Oco" (2018)

in #biblioteca5 years ago

Uma dos melhores aspectos em se tornar adulto, é - pelo menos no meu ponto de vista - não perder a sua essência infantil. Sabe aquela capacidade de voltar a ser criança em alguns momentos (independente da idade de que você tenha) e expressar isso através de diversas formas? Pois então, que tal fazer isso através da leitura?

Escrito pela jornalista Miriam Leitão, o livro O Mistério do Pau Oco é uma aventura infantil inspirada por seus quatro netos: Mariana, Daniel, Manuela e Isabel e que apesar de ser direcionado exclusivamente ao público infanto-juvenil, também consegue a simpatia do público mais adulto (ou pelo menos daqueles que mantém acesa a chama da "criança interna" dentro de si).

Fonte: Divulgação (Livraria Cultura)

Na história, o foco é bem específico na questão relacionada ao respeito à natureza (mas sem aquela demagogia dos discursos prontos e bandeiras a favor do "pró-ambiente"). A jornada começa quando os 4 protagonistas - que estão passando as férias na casa da avó - ouvem uma conversa sobre uma derrubada de um pau oco na mata. Curiosos, eles querem entender a razão disso ter que acontecer e partem para a mata.

Uma vez naquele novo cenário (que por natureza é extremamente dinâmico e visualmente muito bonito), as crianças são surpreendidas pela presenças dos mais diferentes tipos de animais e demais sons característicos. Cada vez mais encantados com o lugar, eles finalmente acabam encontrando a árvore e ficam intrigados com o som que ela estava emitindo... Daí, surge a grande pergunta: Qual é o mistério do pau oco?".

Contendo ilustrações muito bem desenhadas e com traços de linhas marcantes (além de uma harmonia de cores muito vivas), as figuras que ganham o imaginário do leitor são super importantes para fidelizar os cenários que precisam ser vistos ao longo da leitura. Em meio a uma "dança de linhas e cores" (que são assertivamente aplicadas a uma escrita simples, mas que manda o recado com eficiência através de personagens cativantes), o público mergulha em uma floresta na palma das mãos e tudo isso faz a experiência das páginas serem ainda mais emocionantes.

O livro retrata muito bem a questão da curiosidade que está inerente em cada criança (e também nos adultos, por quê não?) e com base nessa busca incessante pela descoberta das novas coisas, a narrativa mergulha em uma agradável empreitada onde é possível aprender/formar ótimos conceitos sobre ecologia, sobre o campo e sobre o valor de uma verdadeira amizade... Mas acima disso, o respeito e admiração pelo valor que é preciso dar à vida e ao meio ambiente (afinal, nós vivemos nele!).

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.11
JST 0.033
BTC 64223.84
ETH 3158.34
USDT 1.00
SBD 4.29