#BIBLIOTECA# - "Lampião: O Capitão do Cangaço" (1983)

in biblioteca •  last month

Entre brasileiros, há quem ainda desconheça a história de um dos maiores forasteiros (ou seria justiceiro?) do Brasil. Mas, é inegável que mesmo ainda invisível aos olhos de muitos (o que é compreensível considerando as diversas regiões que compõem o nosso país, bem como os costumes que nos cercam) a importância - em diversas esferas - por trás de sua história se faz viva até hoje fazendo da figura de Lampião, o rei do cangaço.

O Dialeto

Através dessa homenagem, Gonçalo Ferreira da Silva (cearense que é poeta, contista e ensaísta) adentra a saga de um dos guerreiros mais famoso das terras tupiniquins - e sua inseparável trupe - e a retrata através da dinâmica e inteligente leitura de cordel.

Poemas metrificados dão o tom da narrativa, proporcionando aos leitores uma imersão considerável pelas belezas e mistérios que envolvem o sertão nordestino. A maneira como Gonçalo escreve e constrói o seu texto, faz com que haja uma visão além daquele sofrimento taxado e populista (que por sinal, é deveras errôneo) que "habita" a mente de uma grande parte da população: **"Sertão é um lugar empoeirado, seco, feio e que não chove nunca. Não tem nada de bonito lá!"

Esse feito é admirável, pois ele consegue ir desconstruindo (ainda que não consiga fazer isso em um total de 100%... afinal, cada cabeça é um mundo) de maneira muito criativa o preconceito que se faz presente sobre o sertão. Suas prosas regadas a muitas rimas bem versadas se complementam, e assim, ajudam a fidelizar a intenção do autor ao escrever esse cordel pois ele (re)conta uma história tão significativa para os brasileiros de uma forma que sempre fique claro a sua clareza de ideias

Seja no conceito dos versos e na própria forma escrevê-los, o que fica registrado nessa obra é uma história muito rica em costumes, mas que é narrada de maneira simples... Porém, extremamente cativante e eficiente (e automaticamente instigante).

Authors get paid when people like you upvote their post.
If you enjoyed what you read here, create your account today and start earning FREE STEEM!
Sort Order:  

Bela sinopse. Fiquei curiosa, conheço pouco de literatura de autores brasileiros... .-(

ptgram

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

·

Obrigado.

Sempre há tempo para adquirir mais conhecimentos. :D