#BIBLIOTECA# - "1001 Movies To See Before You Die" | "1001 Filmes Para Ver Antes De Morrer" (2003)

in #biblioteca3 years ago (edited)

Não há dúvidas de que o Cinema é uma das formas mais incríveis de expressar os mais diversos tipos de arte em uma escala com potencia de alcance global. Ao longo das décadas, a tão famosa sétima arte vem colecionando uma verdadeira legião de fãs através de suas obras com os mais variados gêneros e subgêneros cinematográficos onde uma infinidade de diretores, roteiristas, atores e profissionais de toda à parte técnica ganharam espaço para mostrar o seu trabalho.

O objetivo, na maioria das vezes, não é apenas o entretenimento pelo entretenimento (embora isso não seja exatamente um problema), mas sim, despertar no público que vai até uma sala de cinema, o prazer de assistir a um filme e poder aprender alguma coisa com o mesmo. Indo um pouco mais além, é ter a oportunidade de tocar a alma dos telespectadores e lhes apresentar novos caminhos de enxergar e vivenciar as mesmas situações que certamente não ganhariam atenção caso fossem mostradas de outras formas.

Isso não é uma tarefa muito fácil, e esse livro é justamente sobre isso: reunir o que há de melhor no mundo do Cinema.

Fonte: Divulgação (Amazon)

Uma das coisas bem legais é que as capas tem diversos títulos estampados, não limitando-se apenas a um único "logo".

Crítico de cinema e produtor com mestrado em Filosofia e Estudos de Cinema pelas universidades de Harvard e de Nova York, Steven Schneider é o autor principal (ele divide os créditos com vários colaboradores) dessa fantástica viagem pelo mundo onde as histórias assumem as mais variadas cores e formas na imensidão das grandes telas dos cinemas, onde muitas delas nos fazem esquecer da nossa própria realidade por um breve período.

1001 Filmes Para Ver Antes De Morrer é, como o próprio título já anuncia, uma reunião altamente detalhista e cheia de personalidade, um trabalho meticuloso que contém 1001 dos mais relevantes e impactantes títulos da sétima arte. É uma obra de cunho obrigatório para todo e qualquer cinéfilo que se preze... Uma fonte de conhecimento impressionante!

Traduzido para mais de 30 idiomas, o livro inclui obras de diversos países e tem a única missão de elencar o que há de melhor no cinema através de abordagens que fogem do senso comum, possibilitando ao leitor novas perspectivas sobre uma mesma obra. Não se engane pela pretensão do título, porque apesar de gosto de ser algo muito pessoal, os eleitos para compor esse catálogo são totalmente necessários e relevantes não apenas para quem aprecia a sétima arte, mas para a história do Cinema em si.

Cenas de filmes, cartazes, fotos de atores/atrizes ilustram magicamente as páginas que navegam pelo drama, aventura, comédia, animação, documentário, romance, musical, suspense, terror, curta-metragem e ficção científica. Desde os clássicos, passando por obras underground, cult e noir, além dos lançamentos mais recentes, há gostos e opções para todos que adoram o cinema e querem saber um pouco mais sobre as obras, e com isso, adquirirem mais conhecimentos sobre o que está por trás das câmeras.

Inovadores. Criadores de tendências. Polêmicos. Visualmente revolucionários... Esses são apenas alguns dos adjetivos que podem ser aplicados aos mais diferentes exemplares que vocês irão encontrar aqui. São filmes que certamente já emocionaram vocês, ou foram capazes de assustar, surpreender ou fazer vocês refletirem... Aqui, há uma verdadeira mistura de elementos, ideias e culturas que carrega consigo a habilidade de impressionar.

Então fica aqui a minha pergunta:

Qual foi o melhor filme que você já viu?

Será que o título que você pensou faz parte da lista desse livro? ;)