#BEM-ESTAR# - Minha história #2

in #bemestar6 years ago (edited)

Seguindo a vida... =)


Para quem ainda não viu a primeira postagem pode ver nesse post Distibua Felicidades..., nesse post faço um breve relato e que eu iria pensar um pouco sobre escrever ou não.
Como devem ter percebido resolvi dar continuidade a mais uma série, só que essa contando algo sobre minha vida e que meu objetivo é ajudar e alertar as pessoas quanto a saúde pessoal, nada alem disso. ;)

Eu sou uma pessoa que não gosta de frequentar farmácias, postos de saúde, ambulatório e muito menos hospitais e suas vertentes, mas uma coisa é certa, quem aqui gosta, não é mesmo?
Mas eu sou do tipo que vou acompanhar alguém em alguma consulta em uma clínica e já começo a me sentir desconfortável e se esse lugar é um hospital, começo até passar mal... rs
Nesse caso então o que esperar de uma pessoa assim?
Relapso quanto aos sinais estranhos que o corpo começa a dar, e o que é mais comum fazer nessa situação e não falar com ninguém e esperar que uma hora passa, isso mesmo, esperar o sinal parar de enviar o alerta, e que as vezes realmente não da em nada e a vida segue. Só que as vezes a coisa continua ali e não sabemos até ele dar outro alerta ou acontecer algo mais grave.

Pois bem, comigo aconteceu algo parecido e que achei que não iria dar em nada, mas me enganei completamente.
A um tempo, mais ou menos 4 anos atrás apareceu um caroço na minha costela, mas precisamente do lado direito na altura próxima do cotovelo, no torax e de inicio não liguei e quase não percebi ele até minha esposa questionar, mas segui a vida com ele ali.
Até que chegou um tempo que ele estava maior e tinha um certo ponto nas costas que eu apalpava e sentia meio que um choque de leve na frente do torax, quase no meio então resolvi ir ao médico mas por que minha esposa pediu com carinho...rs
Entrando na sala me deparei com um médico bem idoso e com um semblante leve o qual me deixou mais tranquilo, então ele me pergunta o motivo de estar lá e mostrei pra ele, ele examinou, apalpou algumas vezes, inclusive na parte onde eu sentia aquele choque e reportei na hora pra ele. Ele se sentou virou pra mim com um sorriso em seu rosto, bem de leve e falou:

depositphotos_24043125-stock-illustration-doctor-listens-the-patient.jpg
Fonte: Google

"Meu garoto, vou te falar uma coisa... Dor é uma coisa que está na sua cabeça..."

Eu tentei argumentar com ele como eu estava sentindo a dor, mas ele insistiu na frase, então resolvi deixar de lado e escutar o que ele tinha para falar.
Solicitou que eu fizesse uma exame de imagem, uma Ressonância para verificar, mas que eu podia ficar tranquilo que o que eu tinha era lipoma de gordura e que eu iria aprender a conviver com ele ou tirar por estética.
Sai do consultório mais aliviado e fui pra casa contar o que o médico disse a minha esposa e no dia seguinte começamos a ver os valores para ressonância, pois pelo SUS saberíamos que seria uma missão impossível.

Mas isso fica para o próximo post certo ;)


Conheça o Projeto que apoia e divulga escritores da Língua Portuguesa!

footer-comentarios-2.jpg
5% desse post vai para fortalecer o nosso Projeto

E o nosso canal no Discord?

Alexandre Bonetti

Carpe Diem


steembr

Sort:  

Bah, acho que não era um lipoma :P Como um médico pode dar diagnóstico antes dos exames? Já começa por aí. Eu também não curto nem um pouco ir ao médico, mas o jeito é ir atrás de profissionais qualificados e fazer os exames com uma certa regularidade. Já aguardando os próximos capítulos da tua história, obrigado por compartilhar ;)

O exame e complementar. A maioria dos diagnósticos são clínicos, no conjunto dos sinais e sintomas. Uma ondulação, única, mole, em regiões como essa, tem como principal hipótese lipoma. Como se fosse uma cápsula de gordura. Quando pedidos o exame, temos que estar pensando na hipótese diagnostica, até para delimitar qual exame será melhor. Nesse caso um ultrassom poderia ser mais fácil, mas RM é um exame muito mais fidedigno. No SUS a RM não é um exame muito fácil, e nesse caso realmente seria um custo para além do necessário. Todo exame do SUS o contribuinte paga, deve ser solicitado exame por complemento. Por exemplo um caso de suspeita de demência, ou tumor, a RM de crânio é melhor. Nódulos, cistos o USG da conta da maioria dos casos. E em casos duvidosos a RM é melhor.

O mais importante é, todos os exames são sempre complementares. Como dizia um professor meu “se você não sabe o que procura, não sabe interpretar o que acha”. A anamnese e exame físico direcionam a clínica, que é mais importante. E como @casagrande disse, saúde é prevenção, no Brasil há uma cultura de ir ao médico em caso de doenças, e previnir, ou mesmo diagnósticos cedo, é sempre melhor que remediar.

Isso ai @matheusggr, sei que tudo rola a partir de um diagnóstico e naquele momento era sim o mais plausível, a unica coisa que eu levei na esportiva foi ele falando que a dor está na nossa cabeça... HAUHAUHUHAUHUA
E sei que ainda estou longe de ser a pessoa que corre quando tem algo diferente, mas hoje eu me cuido mais e sempre atento a qualquer mudança! ;)
Mas ainda estou longe de ser exemplo, alias, não sou exemplo... =)
Obrigado!

A da dor na cabeça é tenso. Sempre vai estar né? Tudo passa pela nossa mente. Igual quando falam quem frio é psicológico. Hahahah. Saúde e boa sorte aí! Aguardamos as continuações.

Pois é @matheusggr, tudo passa pela nossa mente mesmo... Deu vontade de beliscar ele e a hora que ele falasse que estava doendo eu falaria...
"Dor é uma coisa que está na sua cabeça!"
HAUHAUHUAHAUHUAH

Pois é @casagrande, se ele não tivesse pedido o RM eu teria ido em outro médico pq já sabe né!
Mas estamos ai, tem mais nos próximos capítulos! ;)

Congratulations! This post has been upvoted from the communal account, @minnowsupport, by Alexandre Bonetti from the Minnow Support Project. It's a witness project run by aggroed, ausbitbank, teamsteem, someguy123, neoxian, followbtcnews, and netuoso. The goal is to help Steemit grow by supporting Minnows. Please find us at the Peace, Abundance, and Liberty Network (PALnet) Discord Channel. It's a completely public and open space to all members of the Steemit community who voluntarily choose to be there.

If you would like to delegate to the Minnow Support Project you can do so by clicking on the following links: 50SP, 100SP, 250SP, 500SP, 1000SP, 5000SP.
Be sure to leave at least 50SP undelegated on your account.

Congratulations @alexandrecseco! You have completed the following achievement on Steemit and have been rewarded with new badge(s) :

Award for the number of upvotes

Click on the badge to view your Board of Honor.
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

Do you like SteemitBoard's project? Then Vote for its witness and get one more award!

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.11
JST 0.033
BTC 64320.07
ETH 3154.23
USDT 1.00
SBD 4.34