Registro anual completo da dança do Sol nascente

in #astronomy6 years ago (edited)

Solst_Eq_2017_2018.png

O Sol nascente registrado ao longo de um ano em solstícios e equinócios consecutivos



Hoje, 21 de junho de 2018, é solstício¹ de inverno no hemisfério sul e solstício de verão no hemisfério norte. Em outras palavras, hoje começa oficialmente o inverno ao sul do equador enquanto que o hemisfério norte entra na estação do verão.

Num dos meus primeiros posts aqui no Steemit publiquei uma foto panorâmica feita com o celular mostrando que naquele dia o Sol nascia bastante deslocado para o norte. E argumentei que isso se devia ao fato de caminharmos para o inverno aqui no hemisfério sul. E hoje, finalmente, o inverno chegou!

Somente em dois dias do ano chamados equinócios² o Sol nasce exatamente a leste. Nos demais dias do ano nasce em torno do ponto cardeal leste.

Nas datas de solstício o Sol nasce numa posição de máximo afastamento em relação ao ponto cardeal leste. Ao sul do equador, no solstício de inverno, como hoje, o afastamento é máximo para o norte. Já num solstício de verão o afastamento é máximo ao sul.

Se você tiver paciência de observar o nascer do Sol ao longo do ano, vai concluir exatamente o que estou dizendo logo acima.

Essa dança do Sol nascente em torno do ponto cardeal leste deve-se ao fato de que a Terra tem o seu eixo de rotação inclinado de um ângulo fixo em relação ao plano orbital. Assim, enquanto orbita o Sol ao longo de um ano vai ocorrendo uma iluminação diferencial dos dois hemisférios terrestres. Somente nos equinócios é que tal iluminação é igual nos dois hemisférios.

Desta forma, no inverno ao sul do equador, verão no hemisfério norte, o Sol está iluminando mais diretamente o hemisfério norte da Terra, exatamente o que está acontecendo gradativamente desde o equinócio de março deste ano. Por isso no hemisfério norte fica mais quente enquanto que no sul estará naturalmente mais frio. No verão ao sul do equador, inverno no hemisfério norte, ocorre o oposto.

Observar a iluminação diferencial do nosso planeta a partir do espaço é o maior barato! Não, eu nunca fui pro espaço. Infelizmente. Mas tenho registros fotográficos de solstícios e equinócios feitos de lá. No próximo post mostro pra você. É incrível! Aguarde!

Por enquanto mostro para você as imagens que fiz daqui mesmo da Terra, com os pés no chão.

Hoje, solstício de inverno, por volta das 6:45, pouco antes de sair para dar aulas, fiz uma foto do Sol nascendo . E já venho registrando o nascer do Sol nos solstícios e equinócios consecutivos desde 2017, ou seja, há exatamente um ano. A imagem acima mostra a sequência do Sol nascendo respectivamente no solstício de inverno de 2017, equinócio de primavera de 2017, solstício de verão 2017, equinócio de outono 2018 e solstício de inverno 2018 (hoje). Desta forma completei o registro de um ano da dança do Sol nascente em torno do ponto cardeal leste. A imagem abaixo é a mesma lá de cima, só que legendada.

Solst_Eq_2017_2018_legendado.png
O Sol nascente em solstícios e equinócios consecutivos por um ano (legendado)

Se você está ao sul do equador, curta o inverno. E aproveite a noite mais longa do ano³. Mas se estiver no hemisfério norte terrestre a dica é aproveitar ao máximo o verão. De qualquer forma, independentemente de sua latitude/longitude, aproveite o que a vida oferece agora. O importante é ser feliz!

Abraço astronômico do prof. Dulcidio! E Física e Astronomia na veia!



¹ A palavra solstício quer dizer “Sol parado”. Na verdade, o Sol nascente que parecia se afastar do leste, neste dia deixa de se afastar para começar o caminho oposto de aproximação. Este movimento é aparente e só é percebido daqui do referencial terrestre. Num solstício, dia e noite têm maior diferença de duração, sendo que no solstício de inverno a noite é mais longa que o dia e no solstício de verão o dia é mais longo do que a noite.
² A palavra equinócio significa "dia e noite com igual duração". Como a terra demora quase 24 h para completar uma rotação, num equinócio, tanto o dia quanto a noite duram praticamente 12 h cada um.
³ São João da Boa Vista, interior de SP, minha querida cidade, faz aniversário em 24 de junho, típico Dia de São João, dia de festa junina. Diz uma "lenda urbana" por aqui que em 24 de junho temos a noite mais longa do ano. Isso está quase certo. 24 de junho acontece apenas 3 dias depois do solstício de inverno e, portanto, é uma noite também bastante longa, bem maior que o dia, mas não exatamente a noite mais longa que coincide com o solstício de inverno ao sul do equador. A noite mais longa do ano ao sul do equador é hoje, 21 de junho.
Sort:  

Caramba detalhes que não fazia ideia...
Parabéns!!!! :)

Fico feliz que tenha gostado e reconhecido um fenômeno nunca antes observado.
Espero que agora se anime a observar o Sol nascente ao longo do ano para você mesmo constatar essa "dança" em torno do leste.
Mas também pode observar o Sol poente, com efeito análogo ao redor do oeste.
Eu registrei o Sol nascente porque minha janela é voltada para o leste. Daqui nunca vejo o oeste.
Abraço. E Física na veia!

Pois é, onde moro vejo sempre o Sol poente, mas acredito que a minha visão não seja tão boa para isso, mas, sempre que pude tentarei ver!
Obrigado.

Você não precisa de visão 100% do horizonte. Aqui, por exemplo, pelas montanhas, não vejo o horizonte. Sempre vejo o Sol nascendo uns 10 min depois do horário previsto.
Se vir o Sol baixo, ainda que sobre casas, edifícios, vegetação, relevo, já é o suficiente. Você pode até usar uma casa ou uma árvore como referência para perceber a mudança de posição do Sol poente.
Tente. Você vai se surpreender. Em um mês a mudança já é bastante drástica! Se observar de forma rotineira, vai perceber que a mudança de posição aparente do Sol poente, assim como nascente, é bem radical.
Abraço. E Física na veia!

Coin Marketplace

STEEM 0.26
TRX 0.11
JST 0.033
BTC 64777.26
ETH 3101.53
USDT 1.00
SBD 3.84