#FILMOTECA# - "Lady Bird: A Hora de Voar" | "Lady Bird" (2017)

in #movies7 years ago (edited)

Fonte: Divulgação (IMDb)

Sinopse: Christine McPherson está no último ano do colégio e o que mais deseja é ir fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia, ideia rejeitada por sua mãe. Lady Bird, como a garota de forte personalidade exige ser chamada, não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante mesmo assim. Enquanto a hora não chega, ela se divide entre as obrigações estudantis no colégio católico, o primeiro namoro, típicos rituais de passagem para a vida adulta e inúmeros desentendimentos com a progenitora..

A adolescência costuma ser uma fase mais complicadas / conturbadas para milhões de pessoas ao redor do mundo e isso já foi - na verdade, continua sendo - retratado através dos filmes ao longo dos anos (e parece que não vai acabar tão cedo). Muitos filmes já acertaram (entregando ótimas histórias com estruturações e desenvolvimentos bem reais), enquanto muitos outros apenas deram tiro na água ao apresentar histórias rasas e / ou superficiais... Em qual grupo "Lady Bird: A Hora de Voar" se encaixa? Definitivamente no primeiro time!

Fonte: Divulgação (Deadline)

Um dos aspectos mais interessantes desse filme está relacionado a algo bem técnico: a edição das cenas. O trabalho é tão criativo que acaba resultando em diversas sequências muito interessantes por causa do efeito "surpresa" (algo que o telespectador não está cogitando acontecer). É claro que uma boa parte disso tem que ser creditada ao roteiro, que é inteligente, divertido e muito eficiente ao misturar drama e comédia sem exagerar na abordagem em nenhum dos lados e conseguir criar situações espontaneamente bem reais (ou pelo menos, muito próxima disso) mostrando boa parte da vulnerabilidade vivenciada por adolescentes em seus mais diversos tipos de alicerces importantes para o seu amadurecimento.

Fonte: Divulgação (LA Times)

Dirigido por Greta Gerwig (ainda novata no caminho da direção, mas que já demonstra um olhar bem bacana para essa função tão complexa... e provou isso com a sua indicação ao Oscar na categoria de Melhor Direção esse ano), o filme se expressa de forma a propiciar uma empatia facilitada para com o público porque a história realmente apresenta vários momentos que todos os adolescentes já viveram em suas vidas. O resultado é muito relevante porque aproxima tanto os telespectadores mais jovens (pela idade relacionada com a temática em si) quanto os mais velhos (que inadvertidamente veem novamente uma parte do próprio passado diante dos seus olhos).

A história ganha vida através de personagens cativantes e bem desenvolvidos (embora densos algumas vezes por causa do roteiro um pouco arrastado... mas que não comprometem o resultado final), com um destaque óbvio para as atrizes Laurie Metcalf e Saoirse Ronan, que interpretam - respectivamente - mãe e filha de uma forma bem singular e muito convincente. O trabalho da dupla funciona muito bem porque a sintonia entre as atrizes é bem visível (por isso o filme flui tão bem em praticamente todo o tempo de projeção) e tanto o timming cômico quanto o timming dramático são bem apurados.

Fonte: Divulgação (USA Today)

"Lady Bird: A Hora de Voar" é um filme simples, porém muito interessante de ser assistido e muito pertinente porque consegue mostrar uma fase adolescência (e o que vislumbra a vida adulta) de formas muito lúdicas e cheias de alusões diferenciadas, fora dos padrões normais para filmes com essa temática.

Clique AQUI para acessar a todos os filmes que já se encontram catalogados na FILMOTECA.

Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Coin Marketplace

STEEM 0.19
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 63635.72
ETH 2597.20
USDT 1.00
SBD 2.91