#FAZENDO HISTÓRIA# - "STEPHEN KING: Um legado de histórias (nos livros e nas telas)."

in #fazendohistoria6 years ago (edited)

Nascido na cidade de Portland, em 21 de Setembro de 1947, Stephen Edwin King ganhou fama e notoriedade dentro (e fora) do mundo literário através de suas histórias que desafiam a imaginação dos leitores com narrativas baseadas em horror com climas de tensão, suspense e surrealidade com boas doses de horror fora do habitual.

Fonte: Divulgação (IMDb)

King teve uma infância complicada. Seu pai abandonou a família quando ele tinha apenas dois anos e por causa disso, ele e o irmão David foram criados com dificuldade (inclusive no aspecto financeiro) pela mãe Nellie. Ainda quando criança, foi testemunha de um terrível acidente: um de seus amigos ficou preso em uma ferrovia e acabou sendo atropelado por um comboio (episódio que muitos acreditam ter despertado um lado obscuro da personalidade - em formação - do futuro escritor prodígio).

Desde sempre um fã muito fiel dos quadrinhos da EC's Horror Comics, essa paixão acabou tornando-se um combustível natural para manter aceso o interesse dele por histórias desse gênero específico. Ele também utilizava como ferramenta para alimentar esse "mundo particular" no qual vivia através da escrita de histórias baseadas nos filmes que assistia (um trabalho que ele costumava vender para os colegas de turma, mas desaprovado por seus professores).

Fonte: Divulgação (The 13th Floor)

O King's Garbage Truck (um jornal estudantil da Universidade do Maine, local onde ele estudava na fase adulta) foi a sua plataforma inicial. Lá, além de aprimorar a sua escrita e suas narrativas, ele conheceu Tabitha Spruce (sua futura esposa) e futuramente tornou-se professor na Academia Hampden.

Sua família morava em um trailer e ele começou sua trajetória oficial no mundo literário escrevendo histórias curtas - porém, de uma naturalidade meio assustadora que surgia facilmente em seus devaneios mentais -, focadas no público masculino (que era a audiência que mais trazia retorno financeiro para as suas produções e o motivava a continuar).

"Carrie" foi o seu trabalho inicial mais notável (trama que ele inicialmente desistiu de escrever, mas encorajado pela mulher - que encontrou o esboço da história no lixo - acabou voltando a ativa). A história girava em torno de uma adolescente dotada de poderes psiquícos que utilizava essa ferramenta como instrumento de vingança. Ele recebeu apenas $2.500 para escrever o livro (que foi lançado pela Doubleday), mas posteriormente, recebeu $200.000,00 em direitos autorais.

Fonte: Divulgação (Groovy History)

Adaptação cinematográfica imortalizada pela atriz Sissy Spacek.

Após o lançamento desse livro, problemas pessoas - com perdas de parentes - se fizeram presente em sua vida, criando nele uma dependência de uma década acerca do álcool (tornando-o alcoólatra durante esse período). Sóbrio desde 1980, ele conseguiu largar o vício com a ajuda da esposa e dos amigos.

A vida lhe reservou mais surpresa desagradável em 1999, quando ele acabou sendo atropelado por um motorista distraído durante uma de suas caminhadas nos arredores de sua casa de veraneio (no estado do Maine). Ele sofreu traumatismo craniano, fraturas múltiplas na perna direita e perfurações em um dos pulmões. Sendo submetido a três cirurgias, recuperou-se poucos meses depois e voltou a trabalhar em seus livros.

O seu grande trabalho de impacto depois de "Carrie" foi "O Iluminado". O livro foi o seu primeiro publicado em capa dura e trabalho que o firmou de vez na carreira de escritor. Nele, a trama envolvia o personagem Jack Torrance em uma busca alucinada para curar o seu bloqueio mental em meio a um hotel isolado durante o inverno.

Fonte: Divulgação (Time)

Adaptação cinematográfica imortalizada pelo ator Jack Nicholson.

Posteriormente vieram outros sucessos como a história de um carro assassino retratado em "Christine", um monstro que se alimentava do medo de crianças em "It: A Coisa", uma reunião de amigos problemáticos que sai dos trilhos em "O Apanhador de Sonhos" e um cão descontroladamente raivoso que se torna uma ameaça real em "Cujo". Outros livros fora do gênero do horror / suspense / ficção também são parte da carreira de sucesso de King, como por exemplo os dramas: "Conta Comigo" e "À Espera de um Milagre".

No total - pelo menos até o momento - King (que é o nono autor mais traduzido no mundo) tem mais de 400 milhões de cópias vendidas do redor do globo com publicações em mais de 40 países. Além dos livros, ele também tem no currículo contos e diversas adaptações cinematográficas e séries de TV baseadas em suas histórias.

Na cadeira de diretor, ele teve um único filme de sua autoria: Combio do Terror (projeto que foi suficiente para convencê-lo de que dirigir não era parte de suas qualidades... porque o filme realmente é ruim, haha!).

Fonte: Divulgação (Horror Freak)

Aclamado, invejado, copiado e idolatrado por milhões de fãs (e até por outros colegas de profissão), Stephen King criou o seu nome a passos lentos. Consistência e persistência sempre foram parte de sua vida e foi através de muita força de vontade que ele, hoje, é uma referência mundial dentro do seu segmento de atuação.

Sites (referências): Biography / Britannica.

Esse post é a minha terceira participação na reformulação do concurso #fazendohistoria, uma iniciativa de @leodelara.

Sort:  

É interessante como grande parte de nomes de sucesso passaram por dificuldades financeiras durante a infância, parece que é um incentivo já que muitas vezes depende apenas da própria pessoa para melhorar sua condição, pois não tem quem os apoioe.
Tenho um pouco de medo de filmes de terror, hehehe, de todos aí só assisti o "IT: A coisa", achei bem legal!
Obrigado pelo post!
@leodelara

Sim, concordo contigo. É como se o sofrimento fosse uma espécie de combustível para turbinar a busca pelos sonhos.

Valeu!

Eu li o livro: O Cemitério (Pet Sematary) quando era adolescente e tive uma experiência fantástica. O livro é tão bem escrito que você realmente vivencia a história e sente calafrios de verdade. Infelizmente nunca mais li outro livro dele. De um modo geral eu não gosto de ler um livro quando já vi o filme antes, e foi este o caso com "O Iluminado", "Carrie a Estranha" e "Christine". Preciso muito de uma dica de livro dele para ler, sem ser estes que citei. O que você sugere?

Também não curto ler o livro depois de ter assistido ao filme (perco fácil o interesse e fico colocando as imagens do filme dentro dos livros, haha).

Mas olha só, quanto a indicação... Dentro do segmento natural dele, "Rose Red" é uma ótima pedida. Fora do segmento, "Conta Comigo" também é uma opção excelente.

Coin Marketplace

STEEM 0.30
TRX 0.12
JST 0.033
BTC 63816.85
ETH 3134.82
USDT 1.00
SBD 3.86