A questão do desarmamento

in #pt6 years ago (edited)

Recentemente a página do Facebook "Time Ciro Gomes" publicou um infográfico comparando a política de controle de armas e os seus respectivos resultados nos EUA e no Japão. A imagem dá a entender que a alta taxa de homicídios nos EUA se deve ao grande número de armas possuídas legalmente no país, enquanto o Japão logrou uma baixa taxa de homicídios proibindo o porte.

FB_IMG_15189854780947044.jpg

Mas há dois problemas com essa comparação:

  1. Por que comparar com o Japão e não com o Brasil? No Brasil o porte de armas é restrito também. Só que este exemplo não serve pois no Brasil a taxa de homicídios é praticamente o dobro da americana, o que ficaria mal para o viés de auto-serviço e "cherry picking" da página.

  2. Países onde o federalismo é forte, como Estados Unidos e Suíça, não podem ser comparados como unidades inteiras em temas como controle de armas ou legalização das drogas, do contrário você terá uma imagem distorcida dos efeitos das leis. A melhor maneira de saber se o desarmamento civil funciona não é comparando os EUA com o Japão, é comparando os estados dos EUA onde o porte de arma é legal com o Japão ou, melhor ainda, com os estados dos EUA onde o porte de armas é ilegal. Como esta comparação demonstraria cabalmente que a correlação entre porte legal de arma e homicídios é nula ou negativa, também não servia.

Ou seja, a página já tinha uma opinião formada sobre a política de controle de armas, independente dos resultados, só precisava de uma imagem narrativa para reforçar a sua crença, totalmente irracional, de que desarmar o cidadão vai reduzir os crimes violentos no país.

Sort:  

Concordo com sua análise. Vi esse infográfico no Facebook e a primeira ideia que veio a cabeça foi "não dá para comparar coisas incomparáveis", são países totalmente diferentes, culturas antagônicas... Esse tipo de análise deve ser feita entre semelhantes, e nunca de maneira isolada.

Acredito que comparar o Brasil com qualquer outro país desenvolvido não dá certo. Nesse caso do porte de armas, seria algo como "legaliza e deixa para ver o que acontece". Não tem como prever, será que piora o índice de homicídio e assalto? Será que melhora porque agora o cidadão pode ter como se defender?

É realmente difícil traçar um comparativo com um país desenvolvido e mais ainda de uma cultura totalmente diferente como o Japão. Acho que as comparações deveriam ser feitas entre os estados brasileiros com maior índice de posse legal de armas e aqueles com o menor índice de posse legal.

Além da comparação, você diz sobre uma possibilidade de legalizar em alguns estados e outros não? Na verdade, é tanta especulação que se pode fazer que é complicado tecer uma única resposta. Mas que é necessário tomar alguma medida sobre a violência, de modo geral, isso é. O que você achou da intervenção federal no RJ?

É uma solução imediatista, tardia e paliativa. O cenário no RJ já é de guerra civil, só não aceitamos isso ainda. Digo isso porque vivo em um país acostumado há décadas com guerra civil contra grupos insurgentes, a Colômbia.

Na minha opinião não dá pra comparar o Brasil, pois infelizmente ele ainda não é desenvolvido.

É verdade, mas ainda assim acho melhor incentivar o armamento civil legal e responsável a apelar à proibição.

This post has received a 0.32% upvote from thanks to: @renandossantos.
For more information, click here!!!!
Send minimum 0.010 SBD|STEEM to bid for votes.


Do you know, you can also earn daily passive income simply by delegating your Steem Power to @minnowhelper by clicking following links: 10SP, 100SP, 500SP, 1000SP or Another amount

Muito boa a postagem, acredito que o fato do Japão ter um índice muito baixo tem a ver com a educação deles, algo que já vem de muitos anos. Eles tem uma base muito forte.
É claro que o Brasil irá ter um índice até maior até que os EUA acredito eu, falhamos na educação, os grandes líderes do nosso país corromperam boa parte da sociedade influenciando da pior maneira possível. Fazemos parte de uma nação corrupta que a solução para alguns é ter sua própria defesa.

Exatamente. Culturalmente os japoneses são muito mais disciplinados que os ocidentais em geral e a população também é muito mais velha. Os crimes violentos tendem a predominar entre a população mais jovem. As causas de morte por lá são outras.

Já dizia um de meus filófos favoritos:

As pessoas inventam estatísticas para provar qualquer coisa. 40% das pessoas sabem disso.

Simpson, Homer

E as variáveis ocultas, o fato de que corerlação não é causalidade. Essas coisas não importam em propaganda política não? usar números isolados para parecer inteligente.

porque não comparar o Japão com a Suiça também que tem porte de arma e é o 7º país mais seguro para se viver?

Pois é. Tem o fato da composição etária dos países serem diferentes também. O crime violento é mais abundante em população mais jovem. O Japão é praticamente um país de idosos.

Outra coisa completamente errada na estatística é dizer que 88% dos americanos portam arma. Um americano pode e frequentemente tem mais de uma arma, mas a maioria dos americanos não tem. Some a isso a confusão entre posse e porte: posse é ter a arma em casa, no carro, etc. Porte é andar com ela na cintura. Nem todo mundo que tem posse tem porte, e nem todo mundo que tem porte faz uso dele e mesmo que fizesse o número seria muito inferior aos 88% da "estatística".

E o agravante: das mais de 30.000 mortes por armas de fogo nos EUA, dois terços são suicídios. O Japão é um dos campeões mundiais em suicídio, só que lá o pessoal se mata de outro jeito porque não tem acesso a arma. Sobram 11 mil homicídios com armas de fogo nos EUA em um país com 320 milhões de habitantes. O Brasil tem quatro vezes esse número em homicídios com armas de fogo.

Ou seja, não só o Japão não tem nada a ver aí como nós é que deveríamos estar aprendendo dos EUA como reduzir o número de homícios com armas de fogo.

Coin Marketplace

STEEM 0.29
TRX 0.12
JST 0.033
BTC 63457.41
ETH 3119.12
USDT 1.00
SBD 3.94