Outro dia alertei sobre o hipotireoidismo, segue um adendo... Sobre café
Uma das maiores armadilhas da tireoide é a falta de informação por parte dos médicos. Psiquiatras não costumam focar em nada do físico (apesar de terem cursado os primeiros anos só para isso), então ignoram a possibilidade de ser um distúrbio hormonal como algo que tenha a ver com a tireoide.
A instrução normalmente recebida é a de que não se deve comer nem beber nada por pelo menos uma hora depois de ter tomado o remédio. Só que há uma grande exceção para isso: café só pode depois de pelo menos três horas, e de preferência bem mais.
O medicamento é tomado ao acordar, seguido de café no desjejum uma hora depois, então muita gente sofre durante o tratamento e não sabe o porquê. Mesmo depois de absorvido, o problema é que a cafeína ainda assim interfere no processamento.
Isso pode fazer com que as recomendações se tornem quase inúteis, pois o nível de tireoide continuará a piorar, e a pessoa afetada pela condição sofrerá picos de agonia com maior frequência, e até crises de ansiedade.
Quando finalmente descobrirem que há essa interferência, o paciente terá a situação bem mais agravada, o que poderia ter sido evitado com a devida informação. Portanto, se você está tratando tanto hipotireoidismo quanto hipertireoidismo, e seu médico não tenha te avisado, lembre-se: nada de café durante o período da manhã.
Este post é um adendo a: Mulheres acima de 30 anos, alerta! Hipotireoidismo dá até depressão